Nos últimos quatro anos cerca de cinco fábricas teriam fechado e o número de demissões passaria de três mil em todo o Estado de Sergipe. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Têxtil - Sinditêxtil, Giseldo Santos, uma das indústrias, localizada no município de Itaporanga que funcionava desde a década de 80, havia sido fechada e três novas sedes foram abertas em Frei Paulo, Carira e Ribeirópolis. “A empresa alegou que cerca de 15% dos trabalhadores estavam adoecendo precocemente . O salário na época era próximo de R$ 1.000,00, hoje, eles estariam pagando um salário mínimo.”
Segundo Giseldo, essas doenças estavam sendo ocasionadas pelas próprias funções exercidas na fábrica. “Trabalhadores que tinham cerca de 20 anos de empresa, por conta da atividade ficaram lesionados, depois que voltaram do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS - foram demitidos”. O presidente critica os empresários dizendo que “Infelizmente os empresários continuam a tratar os empregados como objetos descartáveis”.
Outra empresa teria retirado sua sede e transferido para outros países como Marrocos e México. “Estava sendo muito mais viável para os empresários transferir a sede do que continuar em Sergipe”. Uma Indústria localizada no município de Nossa Senhora do Socorro estaria passando por dificuldades segundo informações de trabalhadores.
“Alguns funcionários estão sendo transferidos para outro pólo no bairro Industrial, porém acredito que a maioria ficará desempregada”, afirma Giseldo. Uma indústria que funcionava há cerca de 100 anos em Aracaju e Riachuelo também estaria passando por problemas financeiros e ameaçando fechar as portas.
FONTE: http://www.correiodesergipe.com/lernoticia.php?noticia=38306
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por