Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Sede de Mais de 1,5 mil Indústrias Têxteis, Brusque quer Reinventar sua Economia

Cidade busca por novas oportunidades e tenta atrair novos negócios

Sede de mais de 1,5 mil indústrias têxteis, Brusque quer reinventar sua economia Charles Guerra/Agencia RBS
Primeiro centro de atacado criado em Brusque, a FIP completa 22 anos de atuação Foto: Charles Guerra / Agencia RBS
Sede de mais de 1,5 mil indústrias têxteis, Brusque está em busca de novas oportunidades econômicas. Depois de ver quatro tradicionais empresas do setor têxtil passarem por processos de recuperação judicial nos últimos anos, empresários e poder público tentam atrair novos negócios para a cidade, focando investimentos na área de tecnologia da informação.

— Estamos oferecendo facilidades às empresas que quiserem se instalar em Brusque. Mapeamos uma área na zona industrial para destinar ao setor e estamos trabalhando para desenvolver a indústria da tecnologia como uma terceira via econômica para o município — conta o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Jorge Ramos.

A indústria têxtil ainda é a maior fonte de riquezas na cidade de 107 mil habitantes, responsável por quase 45% do PIB brusquense.

Ramos lembra que, apesar dos problemas enfrentados nos últimos anos, a economia local não sofreu tanto os impactos das crises nas grandes empresas têxteis porque o mercado é competitivo, com várias malharias e fábricas de menor porte instaladas na cidade.

— Há muitas micro e pequenas empresas absorvendo a mão de obra, e sermos reconhecidos como um centro de compras ajuda nos negócios locais — afirma.

Os centros comerciais espalhados pela Rodovia Antônio Heil, principal acesso à cidade, são uma prova de como Brusque têm aproveitado sua fama. O empresário Newton Crespi, o Cisso, comanda há 22 anos o primeiro centro de compras criado no município, a FIP. Segundo ele, o setor aposta no turismo de compras, mas precisa se renovar.

— Hoje, nosso maior desafio é nos adequar aos diferentes tipos de clientes. Atendemos desde o lojista que procura preços bons à família que está passando o verão nas praias e tira um dia para fazer compras — conta Cisso.

Um exemplo de sucesso nascido e criado em Brusque é a loja de departamentos Havan, em forte processo de expansão. Até o final do ano, a empresa terá inaugurado 50 lojas em SC, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A meta é chegar a 100 lojas até 2015.
Fonte:|http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2012/11...
.
.

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - Clique Aqui

Exibições: 626

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço