Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Segundo polo confeccionista do País, Maringá muda de calendário em 2013

SÃO PAULO - Considerado o segundo maior polo confeccionista do País, atrás apenas da região de Americana (SP), Maringá (PR) planeja postergar o lançamento de suas coleções de verã...

SÃO PAULO - Considerado o segundo maior polo confeccionista do País, atrás apenas da região de Americana (SP), Maringá (PR) planeja postergar o lançamento de suas coleções de verão e inverno no ano que vem, criando um calendário mais adequado ao mercado fast fashion e à pronta entrega.

Em 2013, serão lançadas quatro coleções no ano, com o preview de inverno em março; em maio, o inverno; entre o fim de agosto e começo de setembro, o verão; e, em novembro, o alto verão. Atualmente, são três coleções: inverno em março e duas coleções de verão em agosto e outubro. "Como trabalhamos com pronta entrega, não programada, estamos antecipando muito o nosso lançamento em função da programada, o que é um erro", avalia o presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá e Região (Sindvest), Cássio de Almeida.

"No programado, você lança a tendência, faz o desfile, e entrega de 60 a 90 dias depois. Nós lançamos e já vendemos", diz, exemplificando que, neste ano, o programado lançou inverno em março, Maringá em fevereiro, mas só fez frio em maio. Então o lojista ficou muito tempo com as roupas estocadas e, em maio e junho, começou a liquidar, perdendo margens de lucro e prejudicando a cadeia toda.

O Polo de Maringá, que reúne mais de 1,2 mil indústrias, produzindo sete milhões de peças e movimentando R$ 140 milhões mensalmente, realiza de 5 a 9 de agosto a semana da Pronta Entrega "Maringá Fashion Mix". No evento, onde será lançada a coleção Primavera-Verão, é esperada a visita de 5 mil lojistas e um crescimento de 30% do faturamento total de vendas. Em 2011, durante a semana, foram comercializadas 350 mil peças, o que corresponde a até 3 meses de produção de uma indústria.

Debate amplo

O tema do calendário de moda no Brasil foi amplamente discutido este ano. Em março, os dois maiores eventos do setor, a São Paulo Fashion Week e a Fashion Rio, anunciaram mudança de calendário, antecipando coleções, para permitir um maior intervalo entre lançamento e chegada ao varejo. A partir de 2013, as coleções de verão deixam de ser apresentadas em junho, passando para a segunda quinzena de março; e as de inverno sairão de janeiro para a segunda quinzena de outubro.

Já em junho, durante a Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios (Francal), foi a vez do setor calçadista de iniciar discussão em sentido contrário, visando frear a crescente antecipação de coleções, que prejudica os rendimentos do varejo.

Fonte:http://www.dci.com.br/segundo-polo-confeccionista-do-pais,-maringa-...

 

Exibições: 339

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço