Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Selenis faz parceria com a Circ para produzir poliéster reciclado

A empresa portuguesa e a especialista americana em reciclagem têxtil assinaram um acordo que prevê o processamento e a polimerização de toneladas de poliéster Circ à escala industrial na Europa.

[©Circ]

A parceria deverá impulsionar a produção comercial da fibra da Circ no Velho Continente e, segundo as empresas, representa um marco significativo para a Circ escalar alternativas circulares ao poliéster e ao liocel na cadeia de aprovisionamento da indústria da moda.

A colaboração «permite que a Circ utilize a comprovada infraestrutura de polimerização e o conhecimento técnico da Selenis para transformar monómeros reciclados de têxteis em fim de vida útil em poliéster Circ de elevada qualidade, pronto a ser aplicado em diversas categorias de vestuário, incluindo vestuário de desporto, básicos e moda», apontam as empresas em comunicado.

«Esta parceria reflete o nosso compromisso com a redução de resíduos e a expansão de soluções avançadas de reciclagem», afirma Duarte Matos Gil, CEO da Selenis. «A circularidade já não é um conceito, tem de se tornar uma realidade industrial. Seja de garrafa para garrafa ou de têxtil para têxtil, o objetivo é o mesmo: os materiais têm de completar um ciclo de vida e voltar como produtos de elevada qualidade, uma e outra vez. Uma garrafa deve tornar-se numa nova garrafa, não ser reciclada. Uma peça de roupa deve renascer como outra peça de roupa, não ser desperdiçada. Para alcançar isto em larga escala, precisamos de inovação e regulamentação. Uma legislação favorável e orientada para o futuro é essencial para desbloquear o investimento e criar condições equitativas para sistemas verdadeiramente circulares», acredita.

«A Selenis é uma parceira de longa data na nossa jornada e estamos orgulhosos de dar este próximo passo com eles para colocar no mercado, em volumes industriais, o poliéster Circ. Este é também um momento decisivo que confirma a estratégia de produto duplo da Circ, oferecendo liocel e poliéster reciclados, respondendo à crescente procura por matérias-primas circulares em todas as categorias», sublinha Peter Majeranowski, CEO da Circ.

«Enquanto o mundo se concentrava na reciclagem de embalagens, a nossa estratégia desde 2022 era liderar a circularidade têxtil», realça, por seu lado, Eduardo Santos, diretor global de estratégia corporativa da Selenis. «Usámos os nossos recursos e inovação para explorar o lado têxtil do problema, mesmo quando o nosso negócio principal era o plástico. Esta parceria com a Circ, lançada oficialmente em junho de 2023, representa um passo tangível no combate ao impacto da fast fashion no meio ambiente. Fizemos avanços estratégicos – primeiro nos EUA e agora em Itália –, fortalecendo a nossa posição na circularidade têxtil em ambos os lados do Atlântico», conclui.

Além da Circ, a Selenis estabeleceu igualmente uma parceria com a Syre, anunciada o ano passado, que prevê a construção de uma unidade de reciclagem têxtil nos EUA.

https://portugaltextil.com/selenis-faz-parceria-com-a-circ-para-pro...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 17

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço