Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Semana da Moda carioca valoriza produção criativa - Evento relizado

COMENTÁRIO:A moda não pode ser  dissociada da tecnologia,  especialmente a medida que a moda vai depender  mais e mais  de novas fibras,  fibras especiais, enobrecimentos  com nanotecnologia, funcionais, tratamento de superficie como plasma   corona, proteção   a   UV, proteção contra  fungos, bactérias  e virus e confeção de fabricação uniformes profissionais  que  seja  anti-chama,  com proteção contra descargas  elétricas, entre outras propriedades que  estão emergindo. O modelo moda-tecnologia é o modelo  do  Fashion Institute od Technology que inclui  não  só  vestuário  , mas  jóias,  perfumes fotografia demoda  etc . Eu visitei  o  FIT lá pelos idos  de  79 , a  serviço do então  ETIQT . Em 79  fizemos  o primeiro  e modesto desfile  de moda  por alunos  no Hotel nacional, já pensando em introduzir moda na instituição  ETQT  do  SENAI

Semana da Moda carioca valoriza produção criativa

Fashion Rio, Rio-à-Porter e Salão de Moda e Design apresentam trabalhos de todo o estado

 

Editora Globo

A expressão criativa e a valorização da produção fluminense serviram de inspiração para a Semana de Moda, que engloba o Fashion Rio, o Rio-à-Porter e o Salão de Moda e Design. O tema deste ano é Sou Rio – Essa bossa é nossa. A abertura oficial aconteceu nesta terça-feira (10), na casa Firjan da Indústria Criativa.

O Rio-à-Porter segue até sexta-feira (13) e ganha pela primeira vez um espaço próprio, na Casa Firjan, palacete construído em 1910 no bairro de Botafogo, zona sul da cidade. O Fashion Rio continua no Píer Mauá, zona portuária do município. Para os organizadores, disseminar o evento pela cidade é uma forma de aproximar marcas e compradores nacionais e internacionais, como Rússia, França, Japão, Estados Unidos e República Dominicana.

“O que estamos construindo agora terá reflexos nos próximos 40 anos. Toda a manifestação criativa nas diferentes áreas representa um estilo de vida admirado no mundo inteiro”, ressaltou Paulo Borges, diretor criativo da Luminosidade, empresa promotora do evento.

O Salão de Moda e Design reúne 108 expositores e 11 polos coordenados pelo Sebrae no Rio de Janeiro: Sul Fluminense, Petrópolis, Campos, Cabo Frio, São Gonçalo, Niterói, Noroeste, Nova Friburgo e Região, Calçados e Acessórios, Moda Carioca e APL de Joias. A seleção desses polos passou por uma curadoria formada por representantes da instituição e da Luminosidade. A ideia é oferecer o melhor em design e qualidade.

Para o diretor-superintendente do Sebrae no Rio de Janeiro, Cezar Vasquez, a moda é um grande negócio feito, na maioria das vezes, por pequenas empresas. “O Sebrae no Rio de Janeiro foi o primeiro a criar uma área de indústria criativa. Estamos empenhados em levar experiências de gestão para que os pequenos empreendimentos possam se fortalecer e aproveitar todas as oportunidades de crescimento”, afirmou.

Cerca de quatro mil empresas de confecção estão localizadas no Rio de Janeiro. Essa cadeia produtiva gera 55 mil postos de trabalho diretos e 90 mil indiretos. São cerca de 600 empresas do setor têxtil, calçados e joias, que geram mais de dez mil empregos em todo o estado. O aumento de 134% das exportações fluminenses na última década, passando de US$ 9,4 milhões para US$ 22 milhões, comprovam a importância do setor. "O Rio de Janeiro passa por um momento excepcional e, além de suas riquezas naturais, como o petróleo, também pode se projetar pela sua cultura. A Bossa Nova é um exemplo da nossa marca no imaginário mundial", definiu o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno

Exibições: 138

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço