Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Semana de Moda de Paris Dá a Largada Para Quase 100 Desfiles

A estilista portuguesa Fátima Lopes abriu os trabalhos na semana de moda de Paris nesta terça-feira (28). Foto: Lúcia Müzell/Especial para Terra A estilista portuguesa Fátima Lopes abriu os trabalhos na semana de moda de Paris nesta terça-feira (28)

Lúcia Müzell
Direto de Paris

Depois da vanguarda de Nova York, a ousadia de Londres e o requinte de Milão, foi dada a largada para a semana de moda mais tradicional do mundo, a de Paris. De terça-feira (28) até o próximo dia 7 de março, as tendências outono-inverno 2012-2013 vão se revelar nas passarelas espalhadas por diversos pontos da cidade, palcos de quase 100 desfiles de nomes consagrados como Dior, Chanel ou Louis Vuitton, mas também de jovens estilistas que trilham no caminho do sucesso.

A criatividade que aparecerá nas coleções se explica, em parte, pela variedade de culturas que estão por trás dos modelos: os créateurs que se apresentam em Paris vêm de nada menos do que 20 nacionalidades, fazendo da semana de moda de Paris uma semana verdadeiramente internacional.

O céu cinza desta terça-feira (28) não combinava com o glamour do evento, mas não impediu ninguém de caprichar no look para as primeiras apresentações da semana. Como acontece há várias temporadas, foi a estilista portuguesa Fátima Lopes quem abriu os trabalhos, em um das salas do pomposo Musée des Invalides, onde repousa ninguém menos do que o imperador Napoleão III - a poucos passos da Torre Eiffel.

O local do desfile possibilitou à Fátima oferecer um presente inesperado para quem não tinha convite para entrar: as modelos eram obrigadas a dar a volta por fora do local do desfile para poderem retornar à passarela, brindando o público com uma apresentação informal. A correria fez várias delas tropeçarem - uma chegou a perder o calçado -, mas felizmente ninguém foi ao chão.

Quanto à coleção, mais uma vez foi muito feminina, delicada e elegante, alternando cortes retos com outros colados ao corpo. Nas cores, a portuguesa apostou no vermelho, no rosa claro e no estampado em tons de lilás, e nos cabelos o ponto quente foram os chapéus.

Seguiram-se, então, La Moine Tricote, Corrado de Biase, Cedric Chalier (que recém deixou a Cacharel), Anthony Vaccarello, Aganovich, Julien David e Steffie Christiaens. Os nomes mais célebres da moda francesa começam a encarar os flashes dos fotógrafos na sexta-feira (2), com Christian Dior, Sonia Rykiel e Lanvin.

Quanto às surpresas, as editoras das principais revistas de moda esperam ávidas por novidades como, por que não, o nome do novo estilista da Dior - depois que John Galiano foi demitido, no ano passado, a grife continua sem determinar o novo ocupante oficial do cargo.

Outra gigante da moda francesa, Yves Saint Laurent, se juntou à Dior e dispensou Stefano Pilati dois dias antes do início da semana de moda, aumentando ainda mais a curiosidade dos fashionistas. Mas a nomeação do próximo estilista por trás da marca não deve ser tão misteriosa: os rumores dão conta de que Hedi Slimane estaria prestes a assumir o posto.

De terça-feira (28) até o próximo dia 7 de março, as tendências outono-inverno 2012-2013 vão se revelar nas passarelas da semana de moda de Paris Foto: Lúcia Müzell/Especial para Terra

Exibições: 162

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço