Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

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Resultado de imagem para imagens de Semanas de moda: um sistema quebrado

À medida que nos aproximamos do meio do calendário das semanas de moda, não posso deixar de sentir que estamos coletivamente presos em um pouco da situação do Dia da Marmota: não apenas porque as próprias semanas de moda estão presas em um sistema perpétuo de repetição, mas porque nós estão mais uma vez debatendo seu papel e se devem existir neste momento, considerando sua pegada de carbono, a mensagem que enviam e o setor que promovem.

Um artigo recente publicado no NY Times expôs ao nosso planeta o custo real de todo o transporte intercontinental, os materiais usados ​​para exibir e exibir coleções e o excesso geral que eles incentivam.

“Os autores do relatório usaram dados representativos de 2.697 varejistas, incluindo Net-a-Porter, Selfridges e Galeries Lafayette, e 5.096 marcas de grife, incluindo grandes nomes como Marc Jacobs e Michael Kors, mas também etiquetas menores, para estimar o custo de carbono para a indústria. como um todo durante um período de 12 meses ".

“Segundo o relatório, as viagens realizadas por compradores e marcas resultaram em cerca de 241.000 toneladas de emissões de CO2 por ano. Esse número, segundo o relatório, é equivalente às emissões anuais de um país pequeno - digamos, São Cristóvão e Nevis - ou energia suficiente para iluminar a Times Square por 58 anos. ” - NYT , do Zero ao Market Report

Correndo o risco de me repetir, porque já afirmei minha posição e a posição da Revolução da Moda a esse respeito, sou categoricamente contra cancelamentos generalizados e toda a oportunidade de descobrir de forma inteligente e urgente novas maneiras de mostrar e negociar nossa moda.

Estão sendo tomadas medidas para esse efeito, e mudanças (em alguns casos, mudanças bastante inimagináveis) já estão acontecendo. É certo que essas mudanças ainda são exploratórias, ainda improváveis ​​de mitigar os danos ou de ter um impacto tangível e mensurável, mas existe um claro apetite para melhorar.

Estamos em transição, e períodos transformadores só podem realmente ser adequadamente avaliados posteriormente, depois que a poeira baixar e quando pudermos comparar e refletir claramente sobre o que funcionou e o que não funcionou.

Sei que o tempo não está do nosso lado e que precisamos que esse período de exploração seja rápido, ativo e eficiente e, acima de tudo, colaborativo. Mas não combateremos o excesso com medidas igualmente excessivas - a única maneira de resolver o problema é com equilíbrio e visão.

Notavelmente, e apenas nos últimos meses, estamos vendo alguns dos principais eventos tentando mudar para melhor: a Copenhagen Fashion Week está introduzindo um critério de código aberto incremental para todas as partes interessadas, o tipo de critério que levanta questões importantes e oferece uma vislumbre de como seria uma semana de moda ideal; A Helsinki Fashion Week está se transformando em um show de viagens, habitando outros eventos internacionais, em vez de esperar que o público da moda viaje para vê-los; A Lakme Fashion Week em Mumbai tem um 'Dia da Sustentabilidade' muito sério e inovador, mostrando o tipo de patrimônio e inovação que é tão importante para ser acessado em um país produtor como a Índia; e a London Fashion Week e o White Showroom em Milão agora estão abertas ao público, e emprestar seus espaços de exposição para iniciativas que seriam impensáveis ​​apenas alguns anos atrás. Revolução da Moda encenou umaEvento Stitch and Bitch no domingo passado na London Fashion Week. O evento trouxe os participantes especiais, Hasna Kourda, da Save Your Wardrobe , Elisalex de Castro Peake, da Hand Hand London , e a diretora de políticas da Fashion Revolution, Sarah Ditty. Pedimos a todos os participantes que trouxessem algo para consertar, que metaforicamente conectassem roupas e sistemas quebrados.

É claro que eventos como esses (ou o GFX Swapshop , que também foi realizado no 180 the Strand) ainda não têm um impacto mensurável, e realmente não devemos ser complacentes ao pensar que estamos mudando o mundo, mas estamos infiltrando precisamente o mesmo espaço que estaria completamente indisponível para nós até agora. Fabricantes, cambistas, ativistas e ativistas têm sido patrocinados para sempre na esfera da moda. Agora, estamos sendo reconhecidos como a força imparável que provamos ser.

Ao nosso redor, obviamente, eram negócios como sempre, mas essas pequenas bolhas que ofereciam um vislumbre do que estava por vir foram vistas pela primeira vez como alternativas viáveis ​​e foram incluídas no interior, em vez de confinadas aos arredores.

Mais do que nunca, estamos vendo uma nova geração de estilistas globais, muitos com forte ética e inovação no centro de sua criatividade, buscando visibilidade em um setor superlotado - impedi-los de atingir seu público agora é impedir que produtos sustentáveis ​​alcancem o público em geral, através da imprensa de moda, e os varejistas de moda prontos para estocá-los. As Semanas de Moda precisam apoiar esses jovens talentos, em uma escala global, porque eles, e não as marcas tradicionais, tradicionais e tradicionais, representam as tendências para o futuro. E por tendências, não me refiro à forma volumosa de um casaco ou ao comprimento de uma saia, mas à aparência que se encaixa nos nossos princípios, bem como nas formas do corpo.

Quando falamos de produtos, produção e consumo em massa, é o mainstream que precisa desacelerar, produzir menos e garantir a conformidade ética e ambiental. É o excesso deles que precisa ser refreado, não a imaginação selvagem de designers, artesãos e fabricantes. Se tivéssemos 10 rótulos ou sistemas inovadores (como alugar, consertar e trocar) entre todos os Michael Kors e H&M da rua principal, estaríamos mais próximos de um setor que promove a diversidade e a escolha real para os consumidores.

Mas, acima de tudo, toda essa conversa sobre cancelamento, diminuição da quantidade de capitais da moda designada como espaço de exibição e desaceleração do sistema, negando em vez de reconfigurar, cheira a mim o elitismo usual.

Então, a nossa diversão na semana de moda ocidental está destruindo o planeta? Então, precisamos parar de galiviar por aí voando para vários locais internacionais em grupos de 50 pessoas, bebendo água de cada vez mais pequenas garrafas de água, sendo transportadas (sozinhas) em limusines de um show para o outro? Estamos realmente dizendo que todas as semanas de moda locais nascentes em todo o mundo precisam ser interrompidas porque nós exageramos?

Espero que, em um futuro muito próximo, com avanços tecnológicos, serviços ferroviários noturnos baratos conectando capitais, com um interesse renovado em artes do patrimônio e heróis locais, com critérios e regulamentos, colaborando e unindo, reduza pela metade nossas presenças físicas, mas dobrando nossa eficácia, veremos novas fórmulas genuinamente sustentáveis ​​surgirem nas semanas de moda.

Não tenho dúvidas de que esse sistema está quebrado, mas acredito igualmente que algo quebrado precisa ser reparado, não jogado fora.

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