Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SENAC antecipa as tendências da estação Inverno 2017

O Senac promoveu no último dia 16 de março, seu Preview - Inverno 2017, evento que integra a programação do Senac Moda Informação e, que apresenta palestras com as principais tendências de moda de cada estação. A próxima edição acontece em 24 de agosto com a confirmação das referências para o Inverno. Confira o que fará sucesso na temporada.


Feminino

Segundo Lorena Borja, especialista em tendências de consumo, o Inverno do ano que vem traz pontos em comum em uma nova ordem dentro do mundo da moda que dita "o aqui e agora", a compra na hora que é realizado o desfile e ânsia cada vez mais rápida por novidades. Conheça os temas.

Boho Dream: É uma continuação do Boho que não sai de moda tão cedo, "está quase virando um lifestyle", afirmou Lorena. Ela completa: "É o espírito bohemian style, folk ou étnico de estações anteriores, mas, agora, com propostas de ornamentação mais contida, moderna e sofisticada". Aqui surge uma forte influência dos anos 70 com mais conforto em peças amplas, uso do veludo, nova manga mais bufante perto dos pulsos, além de formas lânguidas e contidas. A flare continua juntamente com pantalonas amplas e os fits croppeds. A cintura no lugar alonga a silhueta. A saia evasê com abotoamento frontal no denim ainda chama atenção. Já os conjuntinhos "pijama", estampados em cetim são uma novidade que aos poucos vêm ganhando adeptos. Os vestidos são longos e esvoaçantes com fendas ou ainda com capuz. Destaque para a mistura de florais retrôs, desenhos folks, adamascados com brilho, peles, lurex, xadrezes, rendas e transparências. As camisas ganham laços, babados e frufrus. Os tons passeiam entre o branco, off white e blocos de cores. Uma renovação no tema traz fits mais colados ao corpo e a geometrização nas formas.

Free Rebel: A ruptura de tendências entre as décadas de 80 e 90 com referências punk, grunge, dark e adornos mais pesados com muitos metais. O rock mais romântico também permeia o tema mesclando elementos como as saias em tule das bailarinas e as jaquetas de couro. O denim black skinny pode vir juntamente com um vestido de renda em sobreposições inusitadas que combinam ainda cardigans e saias longas. Xadrezes, t-shirts alongadas, couros lisos e texturizados, brilhos e metalizados trazem todos os elementos desse futuro cada vez mais próximo. Destaque para os ombros pontudos e mistura de estampas. O estilo clochard ganha forma em calças, saias e bermudas. Jaquetas e camisas jeans vêm customizadas com patches e, as calças ganham rasgos exagerados. A modelo bomber torna-se peça-chave juntamente com os spencers curtinhos.

Novos Românticos: o romantismo barroco e vitoriano surge com referências que passeiam pelos anos 50 com seu visual ampulheta em saias evasês, além de peças fluídas e com inspiração na lingerie e nas bailarinas com seus frufus, tules e babados. Aqui entram bordados e foils dourados, transparências, gola jabô, metalizados em tons pastel, muitas rendas com entremeios e aviamentos delicados. Outra tendência que se adequa ao tema é o náutico moderno com golas retrôs, listras maiores e detalhes em corda. A mistura de texturas também se faz presente nas calças utilitárias em sarja juntamente com peças mais leves.

New Order: Referências esportivas não poderiam faltar em peças que mesclam estilo, conforto e praticidade direcionadas ao futuro. Aqui entram moletons em diferentes materiais, inclusive na malha denim, muitos tops croppeds, jaqueta bomber, leggings, formas quadradas e silhueta tubular. Geometrismos e o P&B fazem parte deste tema que também traz inspiração no vestuário masculino-feminino em roupas unissex, tão em moda atualmente. Os vestidos minimalistas ganham decotes ousados e assimetrias. Já os blazers são peças obrigatórias em variados formatos - amplos, alongados, desconstruídos, arredondados.

Cores: A bola da vez é o marinho que caminha juntamente com o preto. Surgem também novos tons de verde oxidados e azuis nobres ou lavados (do carbono ao celeste). Os terrrosos continuam e os rosas clarinhos dos cosméticos garantem o ar romântico da estação. Branco e off white permeiam os diferentes temas em looks totais ou em misturas de padronagens. Há espaço também para os metalizados: grafite, bronze e pérola.

Masculino A palestra apresentada pela consultora de moda Alessandra Goya, traz referências do folk e da cultura country e indígena dentro do tema Boho Dream. Um quê dos anos 70 e os festivais de rock e clubes noturnos no Free Rebel e elementos funcionais, esportivos e militares, além do punk e grunge com pegada streetwear no New Order.

Dentro do segmento jeanswear tendências como as jaquetas que vêm mais acinturadas ou com formatos quadrados em peças confortáveis e muitas interferências em patchworks. As calças são mais curtas, ora amplas, ora slims ou skinnies chegando até a cenoura ou biker skinny com recortes. No denim moletom continua com força total a jogger que pode vir com elástico no cós ou cadarços. Muitas camisas em variados artigos e modelos com gola padre, detalhes cowboy, quadradas, alongadas, camisas-jaqueta. As bermudas estão maiores na altura do joelho ou abaixo. Em lavanderia temos puídos, laser, patches com mistura de tecidos ou conquistados em lavanderia, bordados, reservas de cor nos delavês, manchados a laser e acabamentos resinados.

Entre os detalhes destaque para botões de pressão, zíperes em profusão, patches bordados, referências militares com emblemas, apliques de couro, bordados ornamentais, apliques metalizados criando desenhos diferentes, broches, medalhas, ilhoses em diferentes tecidos, tachas, pedrarias com banhos diferentes, fitas bordadas com referências étnicas, costuras contrastantes, xadrezes, listras coloridas, tapeçaria, grafismos e motivos esportivos. As cores são bem democráticas, de acordo com cada tema. Nessa miscelânea entram o preto, cinza e marinho, neutros como o off white, branco e areia, terrosos e tons vibrantes, mais esportivos como o vermelho, laranja, amarelo e azuis vivos.

http://www.guiajeanswear.com.br/noticias/6306/senac-moda-informacao...

Exibições: 692

Anexos

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço