Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Senador de SC pede Apoio à Indústria Têxtil do País

Pedro França/Agência Senado: Senador Luiz Henrique (PMDB-SC) afirma que a escolha do diplomata brasileiro Roberto Azevêdo para ocupar o cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) comprova que o país assume protagonismo cada vez mais forte na cena multilateral

Peemedebista Luiz Henrique, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Têxtil e de Confecções, afirmou que apesar da pujança do setor, o Brasil participa com meros 0,5% do mercado global e lamentou que o faturamento da cadeia venha "caindo preocupantemente" no País nos últimos anos

Agência Senado - O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) pediu mais atenção para a indústria têxtil e de confecções. Para ele, o segmento necessita de apoio para atender à crescente demanda e atingir o nível de competitividade necessário frente aos produtos estrangeiros.

Ele informou que a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Têxtil e de Confecções, da qual é coordenador, realizará reunião na terça-feira (19) no Congresso Nacional para debater o atual cenário, desafios, perspectivas e demandas do setor.

O setor têxtil e de confecções reúne 30 mil empresas no país, de médio, pequeno portes, empregando diretamente 1,7 milhão de pessoas. Desse contingente, salientou o parlamentar, 80% é composto por mulheres.

O setor gera ainda cerca de outros 4 milhões de empregos indiretos, disse Luiz Henrique, movimentando uma cadeia produtiva de 8 milhões de pessoas, incluindo setores como o comércio e a publicidade.

- Essa indústria tem importância fundamental em todo o mundo e no Brasil. É uma indústria intensiva de mão de obra que movimenta toda a economia – disse o senador.

Apesar da pujança do setor, informou Luiz Henrique, o Brasil participa com meros 0,5% do mercado global que, em 2010, consumiu mais de 80 milhões de toneladas de fibras sintéticas e naturais.

O senador lamentou que o faturamento da cadeia têxtil venha "caindo preocupantemente" no Brasil nos últimos anos, com queda de 11% entre 2011 e 2012. Ao mesmo tempo, acrescentou, as importações desses produtos vêm aumentando.

Luiz Henrique citou como fatores do "drama da indústria têxtil" brasileira a alta carga fiscal, as oscilações do câmbio, os juros altos, os gargalos da infraestrutura e o baixo investimento nacional em ciência, tecnologia e inovação. Entretanto, pontuou o senador, o principal fator é a concorrência de produtos estrangeiros mais baratos, muitas vezes subsidiados "fora das regras" da Organização Mundial do Comércio (COM), além das bilionárias compras de turistas brasileiros em outros países, principalmente nos Estados Unidos.

Fonte:|http://www.brasil247.com/pt/247/sc247/105113/Senador-de-SC-pede-apo...

.

.

.

.

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - Clique Aqui

Exibições: 501

Responder esta

Respostas a este tópico

eu concordo com tudo isto, mas se o governo tambem nao ajudar nos encargos trabalhistas  nao tem como ter competitividade mas os politicos oportunamente nao falam sesta questao, porque vivem com medo dos sindicatos, porque sabem que se o governo assumir encargo trabalhista acaba a industria de demissao sem justa causa, ou seja trabalhador vai ter que cumprir os deveres, coisa que nao acontece hoje em dia, empregado so tem direito e nenhum dever, no dia que tiverrem os dois ai sim vamos ser competitivos e quem sabe coneça a ter justiça do trabalho, pois hoje so tem justiça do empregado e injustiça do empregador que ja chega na frente de um juiz condenado, isto da margem ao que nos vemos todos os dias descobrindo trabalho ilegal por todos os lados, porem ninguem quer mecher em casa de maribondo, pra mim esta frente parlamentar e so mais um grupo de politicos querendo aparecer em cima da industria textil.

Se pode ajudar a indústria automobilística reduzindo o ipi o governo tem por obrigação ajudar

Também a indústria têxtil. 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço