Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

written by Carina Camargo 

Confira na íntegra a matéria do Senai Cetiqt que destaca a origem e os detalhes dos tecidos que estão em alta para este inverno.

“O inverno chegou e para atualizar o seu guarda roupa com estilo, sem dúvidas sobre o que vestir, fique atenta a algumas dicas. A escolha dos tecidos pode ser uma ótima estratégia.

No mundo fashion, os looks chegam, vão embora, mas voltam anos ou décadas mais tarde, sempre com um toque de atualidade. É o caso do tecido queridinho da temporada de inverno 2017: o veludo. Com textura macia e suave, é feito originalmente de fibras naturais, como a seda ou algodão. Mas atualmente podemos encontrá-lo em versões que misturam fibras naturais e sintéticas.

Bastante usado pela realeza no século 14, o veludo era sinônimo de luxo. Nos anos 1970, fez sucesso em calças, paletós, saias e casacos, sempre associado à roupas pesadas e baixas temperaturas. Mas agora, o veludo ganhou novas modelagens e aparece em versões variadas, em regatinhas de alcinhas, t-shirts básicas, shorts e vestidos com alças. Neste inverno, o nobre tecido se adapta ao clima brasileiro, podendo ser encontrado em peças mais encorpadas ou mais levinhas, próprias para diversas ocasiões.

Outra tendência da estação são os tecidos metalizados. O material já está presente em vestidos de gala, usados por estrelas da moda e do cinema; e em versões mais descoladas, em saias plissadas, shorts e meias, looks mais urbanos. Feitos com fios metalizados ou com acabamentos que promovem esse efeito, eles voltaram com tudo e estão arrasando nesse inverno. Os mais velhos com certeza se lembram de uma abertura de novela que mostrava os pés de uma mulher com sandálias e meias metalizadas, o famoso Lurex. Pois então! Décadas depois, o look está de volta! Para aquecer os pezinhos e driblar o frio com estilo, aposte nas meias com fios metalizados.

Mas não é só. O look do momento também inclui o jeans. “É verdade que ele não nunca sai de moda, mas a cada temporada mudam as modelagens, lavagens, efeitos e tonalidades. O diferencial agora é transformar o jeans de uma peça antiga, misturando diversas tonalidades e detalhes. É a moda Upcycling. A ideia é prolongar o ciclo de vida das roupas, aproveitando aquela velha calça jeans como matéria-prima para a criação de peças únicas, assim como o novo perfil do consumidor”, explica Diva Costa, professora do curso Técnico em Produção de Moda, do Senai Cetiqt, berço de muitos profissionais de renome no mercado da moda.

O jeans surgiu originalmente na Europa no final do século 18 em vestimentas de trabalhadores, por conta de sua resistência e durabilidade. Na década de 30 fez sucesso entre os cowboys americanos e, após a Segunda Guerra Mundial, caiu no gosto popular. É um tecido que veste bem os jovens e os ‘sem idade’, em uma ida ao cinema e até naquela reunião de negócios. Agora, remodelado e customizado, deixará você bem conectada ao lifestyle da estação”.

 

 

Fonte. Assessoria Senai Cetiqt

http://www.modaworks.com.br/site/senai-cetiqt-aponta-os-tecidos-da-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 554

Responder esta

Respostas a este tópico

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço