Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SENAI CETIQT apresentou tecnologia sustentável para setor têxtil na FEBRATEX

Tecnologia Plasmatreat AS400 e o reforço de parcerias com empresas do setor foram alguns dos destaques da participação na 18º edição da feira.


O SENAI CETIQT esteve presente em mais uma edição da maior feira têxtil e de confecção da américa latina, FEBRATEX, realizada entre os dias 20 e 23 de agosto, em Blumenau, Santa Catarina. Compartilhando o espaço, representantes do CETIQT, FIESP, FIESC e FIEPB apresentaram, para o público de mais de 80 mil pessoas, alguns de seus cases voltados para o desenvolvimento sustentável, tema central do evento, que é considerado um dos mais importantes do setor.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20240820_171601-1024x577.jpg Adriano Passos –
Coordenador de Inovação em Fibras do ISI Biossintéticos e Fibras.

Seguindo a temática do evento, o Coordenador de Inovação em Fibras do ISI Biossintéticos e Fibras do SENAI CETIQT, Adriano Passos, e o Coordenador de Unidades de Negócios da FIESC, Jairo Dias, apresentaram a palestra “Economia circular no setor têxtil e vestuário: Caminhos para inovação e sustentabilidade”, onde compartilharam as suas experiências e soluções desenvolvidas pelas duas instituições para atender a indústria brasileira.

Os projetos apresentados no estande dos Institutos SENAI, foram: a fibra do pseudocaule da bananeira, alternativa para a produção de tecidos biodegradáveis; o algodão cru orgânico, que não possui corantes e agrotóxicos; e a tecnologia do Plasmatreat AS400, aparelho capaz de impermeabilizar o tecido sem a adição de água ou produtos químicos.

Algumas demonstrações sobre como aplicar a tecnologia do Plasmatreat no tecido foram feitas no evento, mostrando ao público do local o seu funcionamento. O CEO da Plasmatreat, Christian Buskan, que esteve na FEBRATEX especialmente para falar sobre o equipamento, comentou sobre a utilização do plasma no setor têxtil:

Christian Buskan – CEO da Plasmatreat.

“A tecnologia de plasma é utilizável para efeitos de limpeza, ativação e revestimento. Podemos retirar alguma contaminação ou alguma gordura no algodão, por exemplo. Também é possível ativar algumas fibras sintéticas, com agentes corantes. A utilização do plasma no têxtil é muito importante porque permite economizar significativamente o consumo de água, trocando processos úmidos por processos secos. Quando não está molhado, não é necessário secar mais tarde. E assim, economizar muita energia e muita água, alterando muito a emissão de CO2”, explicou Buskan.

O Diretor Superintendente e Presidente emérito da ABIT, Fernando Pimentel, ao visitar o estande da faculdade, considerou a presença do SENAI CETIQT na feira muito relevante, afirmando que essa foi uma grande oportunidade de aprender e interagir com outras empresas, bem como entender as necessidades delas, para oferecer posteriormente um serviço ainda melhor.

O ex-aluno do curso Técnico Têxtil do SENAI CETIQT Sávio Souza Gomes, representante da Karsten, também visitou o espaço na feira e comentou sobre como a formação contribuiu para impulsionar a sua carreira profissional. Em seu relato, Sávio conta que, por meio do suporte de seus professores, ele pôde colocar em prática todos os conhecimentos absorvidos nas aulas.


Realizado a cada dois anos, a FEBRATEX reúne tecnologia, inovação e o lançamento de produtos focados no desenvolvimento do setor. A próxima edição está prevista para acontecer entre os dias 18 e 21 de agosto de 2026, também Blumenau, Santa Catarina.

https://senaicetiqt.com/senai-cetiqt-apresentou-tecnologia-sustenta...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 34

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço