Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SENAI CETIQT conquista “Selo Instituição Socialmente Responsável” da ABMES pela 5ª vez consecutiva

Campanha visa ampliar projetos sociais realizados pelas instituições de ensino superior do Brasil

O SENAI CETIQT recebeu, pelo quinto ano consecutivo, o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, após participar da 19° Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em 2023.

Nessa edição, a faculdade promoveu algumas ações voltadas para a valorização da diversidade, conscientização e promoção da inclusão, tanto no ambiente acadêmico, quanto no ambiente corporativo. Os eventos, que foram transmitidos via Youtube, de forma gratuita, reuniram professores, alunos, profissionais da área da saúde e especialistas em estudos das ciências humanas e culturais, além de estarem abertos para toda a sociedade.

Semana SENAI CETIQT de Inclusão 2023

O primeiro evento, intitulado Semana SENAI CETIQT de Inclusão, realizado em junho 2023, contou com um grupo de alunos do curso de Engenharia Química, que apresentou algumas propostas de implementação de equipes mais plurais nas organizações, por meio de políticas inclusivas. Um workshop de Libras também fez parte da ação, sendo um dos destaques. Nele, todos os participantes da live tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Língua Brasileira de Sinais e os aspectos linguísticos da cultura da comunidade surda.

Além disso, a moda direcionada para a produção de roupas, que atendem as necessidades de corpos diversos, também foi um dos assuntos pautados na programação. Na live “Fazendo Moda Inclusiva”, direcionada para esse tema, croquis produzidos por alunas do curso de design de moda, para a coleção capsula da Magazine Renner, foram apresentados.

Semana da Responsa 2023

Em setembro, o SENAI CETIQT realizou mais um evento a favor da responsabilidade social: a Semana da Responsa 2023. Durante três dias consecutivos, a empregabilidade, em tempos de diversidade e inclusão, foi o tema debatido da vez, com um total de 412 pessoas acompanhando as transmissões. 

Para dar início ao primeiro dia da programação, o sócio fundador da consultoria HUB 40+, Mauro Weinstock, em parceria com a psicóloga e analista da Coordenação de Empregabilidade Discente do SENAI CETIQT, Luize Marçal, e com a psicopedagoga e coordenadora de ensino superior do SENAI de Minas Gerais, Fernanda da Mata, debateram sobre as possibilidades de manter uma relação equilibrada entre indivíduos de diferentes gerações,  que atuam em um mesmo ambiente de trabalho, considerando os diferentes desafios e as experiências de cada grupo.

Na live “Rompendo Barreiras”, realizada no segundo dia de transmissão, o capacitismo foi o tema central.  O encontro foi conduzido pela coordenadora e professora do Instituto Benjamin Constant, Margareth de Oliveira, pelo instrutor de ensino superior e especialista em docência de educação profissional, Helder Pinheiro, e pela pedagoga e consultora em ações de diversidade, Adriana Barufaldi. 

Foram apresentadas as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência, bem como a importância da criação de ambientes de trabalho inclusivos e acessíveis, que permitam o desenvolvimento pessoal e profissional, focando na valorização da singularidade e superação das barreiras criadas pelo preconceito.

Para concluir a semana de conscientização e de trocas sobre tópicos importantes para a sociedade, a terceira e última live trouxe o tema “Por que Precisamos Falar Sobre Gênero e Sexualidade em Espaços de Trabalho?”, no qual contou com a participação do Gerente de Relacionamento com o Mercado, do SENAI CETIQT, e membro do Comitê Técnico do SENAI Nacional para projetos de Diagnóstico e Educação em Diversidade & Inclusão, Marcelo Ramos.

Nela, foram destacadas as conquistas e os avanços obtidos pela comunidade LGBTQIAPN+ nos ambientes corporativos. Também foram discutidos os desafios ainda enfrentados e quais medidas podem ser adotadas pelas empresas para a promoção de um ambiente de trabalho realmente seguro e inclusivo. 

As ações sociais realizadas pelo CETIQT reuniram pessoas de diferentes backgrounds e experiências, ampliando o conhecimento e a compreensão de diferentes perspectivas, contribuindo, assim, para a construção de um mundo mais tolerante, respeitoso, inclusivo e plural.

Selo Instituição Socialmente Responsável – ABMES

Realizada anualmente, desde 2005, a campanha tem como objetivo ampliar a visibilidade de projetos voluntários destinados ao desenvolvimento social promovidos pelas instituições de ensino superior (IES), bem como incentivar o surgimento de novas ações.

Cultura, educação e saúde são alguns dos diversos segmentos de atuação adotados por faculdades, centros universitários e universidades privadas em todo o território nacional.

Durante o período de realização, todas as instituições cadastradas na campanha ficam responsáveis por gerenciar as ações, que podem acontecer tanto de forma remota quanto presencial. Os registros fotográficos, audiovisuais e a computação de números dos envolvidos na execução dos eventos também ficam por conta das IES. Depoimentos de participantes e a divulgação nas mídias sociais são outros elementos necessários para a validação das atividades.

 

https://senaicetiqt.com/senai-cetiqt-conquista-selo-instituicao-soc...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 33

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço