Os uniformes contaram com a qualificação do SENAI CETIQT no processo de normalização. Foram desenvolvidos com foco em qualidade, conforto e durabilidade, asseguradas pela equipe de normalização do Instituto Senai de Tecnologia Têxtil e de Confecção (IST) do SENAI CETIQT, que elaborou normas técnicas para camisas polos, agasalhos e calças, além de selecionar materiais e construir modelagens fundamentais para o sucesso do projeto. “Desenvolver os uniformes para a WorldSkills 2024 foi uma grande responsabilidade. No SENAI CETIQT, criamos peças funcionais, confortáveis e duráveis. Cada detalhe, desde a escolha dos tecidos até o design ergonômico, foi pensado para atender às exigências técnicas e garantir o melhor desempenho”, afirma Alice Jung, consultora técnica do IST
Vamos lançar luz para os uniformes da delegação brasileira que fez bonito e se destacou na 47ª edição da WorldSkills, realizada em Lyon, França, neste mês, conquistando o segundo lugar no ranking de pontos, com um total de oito medalhas: uma de ouro, quatro de prata e três de bronze, além de 27 medalhas de excelência. Os uniformes contaram com a qualificação do SENAI CETIQT no processo de normalização. Foram desenvolvidos com foco em qualidade, conforto e durabilidade, asseguradas pela equipe de normalização do Instituto Senai de Tecnologia Têxtil e de Confecção (IST) do SENAI CETIQT, que elaborou normas técnicas para camisas polos, agasalhos e calças, além de selecionar materiais e construir modelagens fundamentais para o sucesso do projeto.
O IST conta com laboratórios e ambientes dedicados à inovação. A Consultoria de Normalização trata do desenvolvimento de uniformes (entre outros produtos) e normas técnicas de produtos com funcionalidades de proteção, segurança, funcionalidade e conforto. Engloba Pesquisa Funcional, Pesquisa e Seleção de Materiais, Criação, Modelagem, Prototipagem, Gradação, Desenho Técnico, Ensaios Laboratoriais, Testes de Campo, Elaboração de Especificações (normas), Treinamento para recebimento de material, Assistência no processo de Licitações (respostas técnicas e estudo de viabilidade).
Além de identificar, um uniforme garante padronização no ambiente de trabalho ou em eventos externos, potencializando a transmissão de valores como seriedade e profissionalismo. Especificações técnicas são fundamentais para determinar os requisitos de qualidade dos materiais e processos empregados – Patrícia Diniz, consultora técnica do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção (IST)
Os laboratórios do IST possuem infraestrutura moderna e equipe técnica qualificada, o que possibilita a realização dos serviços metrológicos de ensaios físicos e químicos em materiais têxteis, medições colorimétricas e calibrações de instrumentos óticos alinhadas aos avanços tecnológicos da cadeia têxtil, confecção, moda e afins. Como diferencial, os laboratórios possuem rastreabilidade a laboratórios nacionais e internacionais. O portfólio integrado de consultorias do IST tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento sistêmico do segmento industrial. Apresenta soluções que partem da criação chegando até a comercialização dos produtos, focadas na redução de custos de projeto e na melhoria do desempenho de processos e produtos.
Criado em 2014, o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção tem com o objetivo ofertar serviços de Consultoria e Metrologia provendo o aumento da competitividade e desenvolvimento da cadeia industrial têxtil, de confecção e da moda. A rastreabilidade metrológica é um fator imprescindível na medição de valor de um determinado produto. Através desse processo, é possível comprovar a segurança, qualidade e desempenho da peça para a comercialização local e internacional. Em termos de segurança e garantia de qualidade, o SENAI CETIQT possui um portfólio diverso e inovador, capaz de conquistar diversos segmentos da área têxtil. O IST é espaço é destinado à experimentação de produtos e serviços no segmento têxtil e confecção, baseado nos conceitos de laboratório aberto e de maker spaces. A ideia é disseminar a tecnologia inovadora e sustentável nos processos relacionados ao desenvolvimento de produto, modelagem, fabricação aditiva e experiência de consumo. Um espaço colaborativo para a realização de experimentos que utilizem tecnologias inovadoras destinadas à indústria da moda.
O SENAI CETIQT destaca que foi essencial garantir que os uniformes atendessem aos altos padrões de desempenho e resistência exigidos em um evento mundial. A equipe de normalização foi decisiva, com um olhar atento para a composição, funcionalidade, durabilidade dos tecidos e acabamentos.
Desenvolver os uniformes para a WorldSkills 2024 foi uma grande responsabilidade. No SENAI CETIQT, criamos peças funcionais, confortáveis e duráveis. Cada detalhe, desde a escolha dos tecidos até o design ergonômico, foi pensado para atender às exigências técnicas e garantir o melhor desempenho. As normas técnicas foram essenciais para assegurar a qualidade e padronização dos uniformes, permitindo que os competidores se concentrassem em suas habilidades sem preocupações – Alice Jung, consultora técnica do IST
A WorldSkills é a maior competição mundial de profissões técnicas, reunindo 1.400 competidores de 69 países. Durante os quatro dias de provas, os jovens demonstraram suas habilidades em modalidades de alta complexidade técnica ao competir e demonstrar talento e inovação em um amplo universo de profissões técnicas e práticas. O evento é uma oportunidade para preparar instituições de ensino e a força de trabalho para novas demandas tecnológicas.
Claudio Bier, presidente do Sistema FIERGS, que acompanhou a delegação brasileira, elogiou o evento e a atuação dos competidores: “O evento surpreende por seu tamanho, beleza e presteza”, destacando o trabalho realizado pelo SENAI e seus alunos.
O sucesso do Brasil na WorldSkills reforça a importância da educação profissional de qualidade, aliando conhecimento técnico à prática, essencial para formar uma força de trabalho altamente capacitada e competitiva globalmente.
https://heloisatolipan.com.br/moda/senai-cetiqt-desenvolve-uniforme...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI/
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por