Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SENAI CETIQT e tecnologias inovadoras para Produtos Estratégicos da área têxtil voltados para a Defesa

Atualmente, o SENAI CETIQT conta com a Coordenadoria de Projetos Estratégicos de Defesa, que tem como objetivo posicionar esta instituição como parceira estratégica das Forças Armadas, dos Órgãos Públicos de Segurança e da indústria nacional, atuando como mediador entre os atores da Tríplice Hélice. O SENAI CETIQT desenvolveu o primeiro Produto Estratégico da área têxtil, adquirido pela Lei de Defesa: o conjunto camuflado dos fuzileiros navais. E mais:

Conjunto operativo, segunda pele para submarinista, camisa de combate, capa de colete balístico, uniforme antiviral, além de uniformes para FAB, conjuntos camuflados, camisas de combate, macacão de combate e capa de colete balístico do Exército Brasileiro.

Temos acompanhado desde o início as ações vanguardistas do SENAI CETIQT para o desenvolvimento de novos materiais e funcionalidade dos tecidos voltados para os uniformes das Forças Armadas. Em 2021, o diretor executivo do SENAI CETIQT, Sergio Motta, nos contou os detalhes sobre os novos tecidos inteligentes criados com base nas mais modernas tecnologias têxteis. Naquele ano, o SENAI CETIQT, maior centro Latino-Americano de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva têxtil e de confecção e Química, foi credenciado como Empresa de Defesa, pelas portarias nº 5.179 e 5.178/GM-MD do Ministério da Defesa. Desta forma, o SENAI CETIQT passou a compor a Base Industrial de Defesa (BID). A aprovação foi realizada durante a 35ª Reunião Deliberativa da Comissão Mista de Defesa.

Foi um verdadeiro marco e o SENAI CETIQT, desde então, participou de diversos projetos de desenvolvimento de Produtos Estratégicos de Defesa (PED) no país, incluindo o primeiro PED do setor têxtil e de confecção: o conjunto camuflado dos fuzileiros navais. Além disso, também atuou no desenvolvimento de conjunto operativo, segunda pele para submarinistas, camisa de combate, capa de colete balístico, uniforme antiviral e macacão da Marinha do Brasil e dos conjuntos camuflados, camisas de combate, macacão de combate e capa de colete balístico do Exército Brasileiro.

“O 1° PED só foi possível por conta da aliança entre o SENAI CETIQT, empresa e Marinha. Esta definiu o produto que ela esperava, o CETIQT foi em busca das soluções têxteis mais adequadas, e a empresa foi construindo os protótipos, ou seja, é uma engrenagem que vai rodando, pois, no momento em que a empresa montou o protótipo, a Marinha testou e identificou os ajustes necessários, e o CETIQT desenvolveu outro produto. Assim, a engrenagem continuou girando até chegar ao produto real, isso se chama Tríplice Hélice.”, destaca Lenise Ribeiro, Coordenadora de Projetos Estratégicos de Defesa do SENAI CETIQT. 

A autonomia da Defesa Nacional está alicerçada na Base Industrial de Defesa, implicando domínio de conhecimentos, de tecnologias e de produção para atender às capacidades operacionais das Forças Armadas brasileiras. A Estratégia Nacional de Defesa (END) estabelece um elo entre a restruturação e a ampliação da BID com o desenvolvimento econômico do país, destacando a importância da indústria de defesa não somente no que se refere ao aparelhamento das Forças Armadas, mas também como um setor-chave para alavancar o crescimento econômico e tecnológico do país.

Devido às características distintivas da Economia de Defesa, a partir de 2012, foram criados e implementados uma série de instrumentos regulatórios que visavam estimular os investimentos privados e a exportação de produtos no setor. A END também prevê um modelo de inovação, a Tríplice Hélice, que propõe um fluxo compartilhado de informações e conhecimentos entre o governo, a indústria e as instituições de pesquisa, criando um ambiente favorável aos projetos de inovação e sua consequente aplicação em produtos e serviços mais eficientes e eficazes. A inserção da rede SENAI na BID pode vir a ser um elemento de diversidade e ampliação desta base, reforçando seus benefícios para a sociedade brasileira como um todo, tanto no que se refere à oferta de empregos e de produtos com elevada complexidade tecnológica de ampla aplicação militar e civil para o mercado nacional como no que se refere às possibilidades de exportação para o mercado internacional.

A Coordenação de Projetos Estratégicos de Defesa para o Setor Têxtil e de Confecção foi pioneira no sistema SENAI, criada especificamente para atender às Forças Armadas. A função desta Coordenação é fazer um elo entre Forças Armadas e a indústria nacional, dando todo o suporte técnico necessário ao desenvolvimento de Produtos Estratégicos de Defesa (PED), assim como o desenvolvimento da cadeia de fornecimento desses produtos. Atualmente, a Coordenação está ampliando sua área de atuação, incluindo os Produtos de Defesa e Segurança, de forma a atender integralmente às Forças Armadas, como também os órgãos públicos e empresas que atuam na área de segurança.

A Base Industrial de Defesa brasileira (BID) vem se fortalecendo ao longo dos anos, ao atuar na condução de pesquisas, projetos, desenvolvimento, industrialização, produção, reparo, conservação, revisão, conversão, modernização ou manutenção de produto de defesa no país. Conforme estabelecido pelo art. 2º da Lei nº 12.598/2012, classificam-se como Produtos Estratégicos de Defesa (PED) todo bem ou serviço utilizado que, pelo conteúdo tecnológico, seja de interesse estratégico para a defesa nacional. O SENAI CETIQT participa da BID através do desenvolvimento desses produtos, em parceria com as Forças Armadas e empresas nacionais do setor têxtil e de confecção, e desenvolveu o 1º Produto Estratégico de Defesa, fazendo, pela primeira vez, a engrenagem da Tríplice Hélice girar e produzir um produto previsto pelos marcos legais.

Recentemente, após o sucesso do desenvolvimento do PED Novo Conjunto Camuflado dos Fuzileiros Navais e outros uniformes, o SENAI CETIQT criou o Núcleo de Inovação Permanente dos Segmentos Têxtil e de Confecção para a Indústria de Defesa e Segurança, que tem por objetivo posicionar o SENAI CETIQT como um parceiro estratégico da indústria de defesa nacional, fomentando a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), através do desenvolvimento de linhas de pesquisa específicas para a defesa, como têxteis para proteção balística, dispositivos têxteis para reaproveitamento da energia (térmica e mecânica), aplicação de grafeno em têxteis e desenvolvimento de corantes naturais, entre outros.

O SENAI CETIQT participou de diversos projetos de desenvolvimento de produtos de defesa no país, como o desenvolvimento do Conjunto Operativo, Segunda Pele para Submarinista, Camisa de Combate, Capa de Colete Balístico, Uniforme Antiviral, Macacão de Voo da Marinha do Brasil e dos Conjuntos Camuflados, Camisas de Combate, Macacão de Combate e Capa de Colete Balístico do Exército Brasileiro. Nesse cenário de importância, é que se destaca o primeiro PED do setor têxtil e de confecção: o conjunto camuflado dos fuzileiros navais, que, em 2021, se tornou o primeiro PED a ser adquirido por Termo de Licitação Especial (TLE) dentro do regime da Lei 12.598/12. Essa legislação garante que, no processo licitatório, somente as empresas nacionais participem, o que evita a concorrência predatória de empresas estrangeiras, além de o benefício do Regime Especial Tributário para a Indústria de Defesa (RETID), que torna o produto mais barato e, portanto, mais viável para as Forças Armadas.

A nova Lei de Licitação é importante nesse cenário, uma vez que deverá ser utilizada para todos os produtos de defesa e segurança que não são considerados estratégicos, ou seja, que não estão diretamente ligados à atividade fim das Forças Armadas. Entretanto, também a eles deve ser dada uma especial atenção, pois todos os produtos envolvidos na área de Defesa e Segurança precisam atender a requisitos de qualidade compatíveis com as atividades em que estarão envolvidos. Os editais de pré-qualificação serão, portanto, um instrumento importante na garantia do cumprimento destes requisitos mínimos e suas características e vantagens precisam ser bem entendidas por todos os envolvidos nas aquisições públicas do setor de Defesa e Segurança. Os Marcos Legais de Defesa regulamentam o RETID, ou seja, os PED são isentos de tributação federal, o que implica em uma redução de preço de 15 a 20%.

HIGH TECH E EXPERTISE INOVADORA

As novas instalações do SENAI CETIQT, na Barra da Tijuca, abrigam a Faculdade SENAI CETIQT e o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção (IST) em um espaço de 16 mil metros quadrados de área construída. São dezenas de laboratórios e ambientes dedicados à inovação. Os laboratórios do IST possuem infraestrutura moderna e equipe técnica qualificada, o que possibilita a realização dos serviços metrológicos de ensaios físicos e químicos em materiais têxteis, medições colorimétricas e calibrações de instrumentos óticos alinhadas aos avanços tecnológicos da cadeia têxtil, confecção, moda e afins. Como diferencial, os laboratórios possuem rastreabilidade a laboratórios nacionais e internacionais. O portfólio integrado de consultorias do IST tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento sistêmico do segmento industrial. Apresenta soluções que partem da criação chegando até a comercialização dos produtos, focadas na redução de custos de projeto e na melhoria do desempenho de processos e produtos.

No Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está o Instituto de Inovação em Biossintéticos e Fibras do SENAI CETIQT (ISI), transferido em 2019 para um prédio ultra moderno. O ISI é estruturado em quatro plataformas tecnológicas de pesquisa e uma área de inteligência competitiva, em um espaço com o que existe de mais moderno em laboratórios de Biotecnologia, Engenharia de Processos, Transformação Química e Fibras.

https://senaicetiqt.com/conhecimento/

https://heloisatolipan.com.br/toliblog/senai-cetiqt-e-tecnologias-i...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 94

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço