Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Engenharia Química

A formação oferecida pela Faculdade SENAI CETIQT busca desenvolver no aluno uma atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas. O curso de Engenharia Química habilita o futuro profissional a atender às demandas sociais, tecnológicas e científicas, atuando tanto nos setores industriais quanto na prestação de serviços, pesquisa, desenvolvimento e controle de projetos, produção, processos, obtenção de aplicação e comercialização, visando a inovação na área de química e derivados.

  • Unidade: Riachuelo
  • Turno: Manhã
  • Horário: 07h às 12h10
  • Início da Turma: 29/07/2019
  • Fim da Turma: 19/07/2024
  • Carga Horária: 10 Semestres

Faculdade SENAI CETIQT
O SENAI CETIQT é hoje o maior centro latino-americano de produção de conhecimento da cadeia produtiva têxtil e de confecção e da área Química. Nossa metodologia de ensino está alinhada às principais demandas da indústria e certifica o aluno em competências que o mercado precisa. A metodologia SENAI proporciona que o ensino adquirido nas salas de aula, nos laboratórios e em seu parque tecnológico seja aplicado em soluções de problemas reais do mercado e na criação de novos produtos.

Engenharia Química
Reconhecido e avaliado pelo MEC com nota 4, o curso de Engenharia Química da Faculdade SENAI CETIQT - com duração de cinco anos - habilita o aluno a desenvolver produtos, equipamentos e processos químicos e bioquímicos, além de conceber e coordenar projetos, processos e serviços de engenharia química. O curso forma profissionais generalistas com sólido conhecimento nas ciências básicas como, física, química, matemática e biologia, além de todos os conhecimentos específicos da área de Engenharia Química.

Áreas de atuação
O Engenheiro Químico pode participar de diversas etapas na indústria química, desde a concepção do projeto até o produto final, seguindo padrões técnicos, de qualidade, segurança, saúde e responsabilidade socioambiental. O profissional deve estar capacitado para atuar na prestação de serviços, na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, na área de gestão e em diversos segmentos dos setores produtivos como, alimentos e bebidas, farmacêutico, meio ambiente, petroquímico, petróleo e gás, polímeros, tintas e vernizes, metalurgia, papel e celulose, energia, entre outros.

Diferenciais
Como diferenciais do curso de graduação em Engenharia Química destacam-se sua infraestrutura, integração com indústrias químicas e de outros segmentos e com os Institutos Senai de Tecnologia e Inovação.

  • Ampla e moderna estrutura de laboratórios: Laboratório de Biotecnologia, Química Ambiental, Química Orgânica, Química Geral e Analítica, Iniciação Cientifica e Engenharia Química, Laboratórios de Física, Laboratório LEGO e Laboratório de Computação e Simulação
  • Planta de Indústria Avançada 4.0
  • Estação Piloto de Tratamento de Efluentes
  • Diversos programas de preparação para o mercado de trabalho: Programa de Monitoria, Iniciação Cientifica, Estágio Profissional e Mentoria profissional com presidentes e diretores de empresas de referência nacional. Ex: Petrobras, Braskem e Radix;
  • Material de apoio gratuito para alunos da Engenharia Química composto pelos Kits Especial do Aluno e de Segurança: 
    - Mochila;
    - Caneta;
    - Calculadora Científica;
    - Pendrive 8GB;
    - T-Shirt Engenharia Química;
    - Polo Engenharia Química;
    - Casaco Engenharia Química;
    - Jaleco de Laboratório;
    - Óculos de segurança; 

Áreas de estudo
Física | Cálculo | Álgebra | Estatística | Química orgânica | Físico-química | Química inorgânica | Química analítica | Bioquímica | Fenômenos de transporte | Operações unitárias | Processos químicos e bioquímicos | Ciência e tecnologia dos materiais e polímeros | Controle e instrumentação industrial | Simulação | Cinética e cálculo de reatores | Engenharia ambiental | Engenharia econômica | Desenho técnico | Comunicação | Computação

5 MOTIVOS PARA CURSAR ENGENHARIA QUÍMICA NO SENAI CETIQT:  

Avaliado pelo MEC com Nota 4, o curso habilita o aluno a elaborar projetos, operar indústrias, desenvolver novos produtos e processos químicos e viabilizar a produção com a melhoria de um processo químico ou bioquímico. O Engenheiro Químico é o profissional que pode participar de todas as etapas na indústria química, desde a concepção do projeto, até o produto final, como também na pesquisa e nas questões sócio ambientais.

Desde seu início em 2010 o curso de Engenharia Química do SENAI CETIQT tem como objetivo acompanhar as necessidades do mercado. A partir de 2019, com nova grade, o curso capacita para competências necessárias para a profissão de acordo com o resultado do Comitê Técnico Setorial, que reuniu os principais nomes e empresas do setor.

O aluno realiza atividades práticas em laboratório, estuda conteúdo teórico básico de Engenharia (Química, Física e Matemática) e conteúdo específico (Operações Unitárias, Fenômenos de Transporte, Termodinâmica, etc). Assim, o egresso está habilitado a atuar em áreas como Gestão de projetos e Produção industrial, bem como na área Ambiental.

O diferencial da graduação em Engenharia Química da Faculdade SENAI CETIQT é sua integração com a indústria do Rio de Janeiro e do Brasil. O SENAI CETIQT é tradicional formador de profissionais de excelência para estes setores.  A tradição do SENAI na formação de profissionais para a indústria possibilita a colocação dos egressos no mercado, aliado a excelente infraestrutura do Campus do CETIQT e um corpo docente formado por Mestres e Doutores. 

Grade Curricular

Módulos Semestre Unidade Curricular
Básico Linguagem e Comunicação
Pré-Cálculo
Química Geral
Programação matemática
Química Analítica e Estatística
Métodos e Técnicas de Pesquisa Científica
Cálculo e Física do Movimento
Fundamentos de Engenharia Química
Introdutório de Desenvolvimento de Produto Modelagem Matemática e Fenômenos Físicos
Compostos Sólidos e Caracterização de Materiais
Química Orgânica e Bioquímica
Desenvolvimento de Produto Planejamento de Produto
Obtenção de Produto
Caracterização de Produto
Introdutório de Desenvolvimento de Sistemas, Processos e Equipamentos Modelagem Matemática e Eletricidade
Mecânica dos Fluidos
Balanço de Massa e Energia
Físico-química
Fenômenos Termodinâmicos
Desenvolvimento de Sistemas Desenvolvimento de Sistemas Reacionais
Desenvolvimento de Sistemas de Controle e Instrumentação de Processos
Desenvolvimento de Equipamentos e Processos Químicos Desenvolvimento de Equipamentos
Desenvolvimento de Processos
Análise e Simulação de Processos
Introdutório de Dimensionamento de Equipamentos, Sistemas e Processos Desenho Técnico
Engenharia Econômica
Dimensionamento de Equipamentos, Sistemas e Processos Dimensionamento de Equipamentos
Dimensionamento de Sistemas e Processos
Coordenação de Projetos, Processo e Serviços de Engenharia Química Capital Humano nas Organizações
Empreendedorismo
Gestão de Projetos de Engenharia Química
Montagem e Partida de Processos Químicos e Bioquímicos
Operação de Processos Químicos e Bioquímicos
Estágio, TCC e AAC 10º Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Optativa 1 - LIBRAS
Optativa 2
Optativa 3
Estágio (carga horária mínima)
Atividades Acadêmicas Complementares (AAC)

POR MEIO DA NOTA DO ENEM

Se destina exclusivamente aos candidatos que desejarem aproveitar o resultado obtido no ENEM a partir do ano de 2016, desde que o candidato apresente média, de 450 pontos, e que não tenha zerado a prova de redação, bem como, tenha concluído o ensino médio ou equivalente ou conclua-o até junho/2019.

Após a realização da inscrição on-line, o candidato deverá comparecer presencialmente para efetivação da matrícula, de posse do boletim do resultado do ENEM, na Coordenação de Suporte Acadêmico da Faculdade SENAI CETIQT, na unidade ofertante do curso escolhido, de segunda a sexta-feira no horário das 8h às 20h, no período de 06/05/2019 a 12/07/2019

PROVA AGENDADA

Se destina exclusivamente aos candidatos que concluíram o ensino médio ou equivalente ou ainda que concluirão até junho/2019.

A PROVA AGENDADA será realizada presencialmente em uma das Unidades da Faculdade SENAI CETIQT e será composta unicamente da Redação, de caráter eliminatório e classificatório para os candidatos de todos os cursos.

A prova deverá ser realizada presencialmente, no período de 08/05/2019 a 10/07/2019 conforme quadro de atendimento descrito no Edital. Será considerado classificado o candidato que obtiver nota superior a 2,0 (dois).

Portador de Diploma e Transferência Externa

É destinado ao candidato que já tenha concluído o curso de graduação ou que possua matrícula, ativa ou trancada, em outra Faculdade.

REABERTURA DE MATRÍCULA E READMISSÃO APÓS ABANDONO

 É destinado aos alunos da Faculdade SENAI CETIQT que tenham interesse em retornar e dar continuidade aos estudos. O deferimento desta forma de ingresso está condicionado à disponibilidade de vagas no curso, desde que o respectivo curso não tenha sido descontinuado e/ ou a critério da Coordenação de Curso.

MATRÍCULA SOLIDÁRIA

A inscrição está condicionada a entrega de duas latas ou pacotes de leite em pó, que serão doadas pela Faculdade SENAI CETIQT a entidade beneficente abaixo:

Razão Social: CRUZADA DO MENOR
Endereço:  RUA ANA NERI, 2400
Bairro:  SAMPAIO
Cidade/UF: RIO DE JANEIRO/RJ
CEP: 20.960-008
CNPJ: 33.709.171/0014-68
Site:  https://www.redecruzada.org.br/
Nome da Responsável: PATRICIA CODA

 A entrega poderá ser realizada na Coordenação de Suporte Acadêmico das Unidades Barra ou Riachuelo, da seguinte forma:

  • ENEM – no ato da matrícula;
  • REDAÇÃO AGENDADA – no dia da Redação Agendada;
  • PORTADOR DE DIPLOMA - TRANSFERÊNCIA EXTERNA - REABERTURA DE MATRÍCULA E READMISSÃO APÓS ABANDONO - no ato da inscrição.

Situação legal do curso

Reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC
Portaria SERES/MEC nº 305 – 16/04/2015

https://cursos.cetiqt.senai.br/engenharia-quimica-161.html

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 243

Responder esta

Respostas a este tópico

  

MATRÍCULA SOLIDÁRIA

A inscrição está condicionada a entrega de duas latas ou pacotes de leite em pó, que serão doadas pela Faculdade SENAI CETIQT a entidade beneficente abaixo:

Razão Social: CRUZADA DO MENOR
Endereço:  RUA ANA NERI, 2400
Bairro:  SAMPAIO
Cidade/UF: RIO DE JANEIRO/RJ
CEP: 20.960-008
CNPJ: 33.709.171/0014-68
Site:  https://www.redecruzada.org.br/
Nome da Responsável: PATRICIA CODA

Situação legal do curso

Reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC
Portaria SERES/MEC nº 305 – 16/04/2015

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço