Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SENAI CETIQT forma segunda turma de MBI em Indústria Avançada: Automotiva 4.0


A apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso foi realizada na unidade Barra, no Rio de Janeiro .

Na sexta-feira (17), aconteceu, no Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (ISI), localizado na Ilha do Fundão, a 5ª imersão presencial de MBI em Indústria Avançada: Automotiva 4.0. O evento reuniu mais de 50 alunos, que participaram de palestras, conheceram os laboratórios do Instituto e alinharam seus projetos para a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso que aconteceu no sábado, dia 18, na unidade CETIQT Barra. 

O curso de pós-graduação tem como objetivo promover a interação entre montadoras, sistemistas e demais empresas da cadeia, garantindo promoção e transferência de conhecimento entre eles. Os alunos foram indicados pelas principais indústrias participantes do Rota 2030 – programa criado pelo governo federal para desenvolver o setor automotivo no Brasil. 

Dentro do programa Rota 2030, o SENAI demonstra um importante papel no desenvolvimento de competências. Por meio do MBI em Indústria Avançada: Automotiva 4.0, diversos gestores de grandes montadoras e empresas fornecedoras da cadeia automotiva são capacitados a desenvolverem inovações tecnológicas dentro de suas empresas. “O grande resultado dessa pós-graduação é interiorizar nesses colaboradores a capacidade de resolver os problemas reais das linhas de produção com as ferramentas que aprenderam durante o curso”, declara Paula Martini, Especialista em Educação Profissional no SENAI Departamento Nacional. 

Os 14 grupos apresentaram seus trabalhos diante de uma banca composta por altos especialistas, dentre eles, Carlos Sakuramoto – Gerente de Tecnologia e Inovação da GM; Victor Gomes – Gerente da Divisão de Tecnologia e Inovação do SENAI RS; Carlos Eduardo Pereira – Diretor de Operações da EMPRAPII; e Sérgio Baltar – Professor Orientador do SENAI CETIQT. Os avaliadores ficaram impressionados com os projetos apresentados. “É uma satisfação poder participar desse momento. Fiquei positivamente impressionado com a qualidade e diversidade dos trabalhos. É muito interessante juntar profissionais de várias empresas, que muitas vezes são concorrentes, para o desenvolvimento de soluções para a indústria 4.0”, declara Carlos Eduardo. 

Carlos Sakuramoto também destaca sobre a importância do trabalho colaborativo entre empresas concorrentes, revelando que os projetos desenvolvidos em conjunto beneficiam todo o país: “Todos aqui eram concorrentes, mas focaram em projetos de estruturação setorial. Esses projetos não terão aplicação para uma única empresa, mas os benefícios envolvem a todos. A empresa automobilística consegue transbordar o que foi desenvolvido para os outros setores industriais também”. 

Para os alunos, que se dedicaram ao longo desses 12 meses, foi uma experiência marcante. “A pós-graduação foi muito importante para minha carreira profissional, porque eu voltei a estudar depois de vários anos, então foi um marco. Foi muito importante também a interação com a equipe, porque nosso networking aumentou consideravelmente. Trabalhar com empresas diferentes, de setores diferentes, é muito interessante, porque a gente tem visões totalmente distintas do mesmo problema, mas, no final, é sempre muito proveitoso”, finaliza Eduardo de Melo Rezende, Gerente de Engenharia da Stellantis. 

Sobre o MBI em Indústria Avançada: Automotiva 4.0 

O curso de pós-graduação está estruturado em cinco módulos de ensino e tem duração de 12 (doze) meses, com imersões presenciais realizadas nos institutos SENAI de São Caetano do Sul (SP), Salvador, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro e destinadas aos temas de Indústria Avançada, Estratégia e Otimização, Digitalização, Inovação e Projetos, abordando os principais conceitos da Indústria Automotiva 4.0. 

Os integrantes são tomadores de decisão, indicados pelas principais indústrias participantes do Programa Rota 2030, destinado a promover a potencialização do setor automotivo brasileiro e incentivo aos projetos de P&D a toda cadeia automotiva, por meio de conceitos relativos à 4ª Revolução Industrial. 

O SENAI CETIQT      

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e pelo Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Inaugurado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país. 

https://senaicetiqt.com/senai-cetiqt-forma-segunda-turma-de-mbi-em-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 82

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço