Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SENAI CETIQT inicia sua terceira turma de MBI em Indústria Avançada em confecção 4.0

Aula inaugural apresentou parcerias da Faculdade e contou com participações especiais

No último dia 10 de setembro o SENAI CETIQT – Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, realizou mais uma aula inaugural do MBI em Indústria Avançada em confecção 4.0. O momento contou com a participação de Fernando Pimentel, presidente da Associação Brasileira de Indústria Têxtil – ABIT, William Rospendowski, Superintendente da área de Inovação da Finep, Jose Henrique – Finep e Debora Albuquerque – Diretora substituta do departamento responsável pelo setor têxtil da– Finep.  

Mércia Rodrigues, Coordenadora de Ensino Superior do SENAI CETIQT abriu a aula inaugural, “É com muita alegria que em nome da Faculdade SENAI CETIQT eu dou as boas-vindas a todos vocês. Vocês estão na melhor Faculdade, com uma equipe que trabalha empenhada para dar o melhor. Aproveitem cada momento com os especialistas, que seja uma caminhada de muito conhecimento e aprendizagem. Parabéns pela escolha do curso, bem-vindos à rede de especialistas 4.0 que vai revolucionar e movimentar a indústria têxtil e de confecção. ” Pontuou.  

Essa turma é a primeira do Projeto de Atuação em Rede das Pós-Graduações impulsionada pelo SENAI Departamento Nacional e tem como objetivo proporcionar o alinhamento e escalabilidade dos atendimentos em âmbito nacional, além de ampliar e viabilizar a oferta de cursos de pós-graduação à distância, fortalecendo a marca SENAI. O SENAI CETIQT contou com o apoio para captação dos alunos dos DR’s do Ceará, Rio Grande do Sul, Piauí, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Goiás. 

Ana Claudia Lopes, Coordenadora do curso comentou que “O objetivo é preparar os profissionais ligados à indústria têxtil para a implementação da indústria 4.0 no seu setor e criar uma rede em prol do crescimento do setor no país”. 

Já Fernando Pimentel afirmou que “Esse projeto é pioneiro, faz parte de um conjunto de visões estratégicas que temos para o desenvolvimento da indústria têxtil e de confecção, que conta com alguns pilares: indústria 4.0, economia circular, matérias primas renováveis, redução de consumo de produtos, entre outros. Vale a pena esse investimento, são 7 meses que exigem dedicação, mas a rede que será formada vai criar uma comunidade de desenvolvimento, que já está fazendo a diferença, inclusive na geração de negócios. Seguiremos juntos nessa jornada de desenvolvimento da indústria 4.0, no âmbito do setor têxtil e de confecção.”  

  

Confecção 4.0  

O SENAI CETIQT foi a primeira organização na América Latina a planejar e construir uma planta de confecção adotando conceitos da Indústria 4.0 ou Manufatura Avançada. A planta utiliza diversos componentes tecnológicos, servindo de inspiração para as indústrias nacionais na busca pela inovação e competitividade. Exemplos disso são a personalização em massa, a realidade virtual e o processo de estoque zero. Essa Planta de Confecção 4.0 foi lançada em 2017 durante o 33° IAF – International Apparel Federation, maior e mais respeitado congresso de moda do mundo.  

  

O SENAI CETIQT  

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Criado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.

https://senaicetiqt.com/conhecimento/noticias/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 139

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço