Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SENAI CETIQT é o único prestador de serviços da América Latina que possui tecnologia capaz de solucionar processos relacionados ao agronegócio mundial


O sequenciamento single-molecule real-time (SMRT), oferecido pela PacBio, é a solução para promover a alta qualidade dos produtos brasileiros  

A dualidade entre excesso e escassez alimentar no mundo já foi abordada por diferentes instituições globais, assim como incluída na pauta dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, até mesmo, trazida no formato de exposição no Museu do Amanhã (RJ). Por conta de situações como essa, pesquisadores e governantes estão estimulando a busca por alternativas eficazes na utilização do solo e na alimentação de ruminantes, por exemplo. Isso demanda um conhecimento mais refinado sobre as espécies e processos relacionados ao agronegócio mundial, trabalho que a PacBio, uma das principais fabricantes atuais de sequenciadores, consegue alcançar. 

Algumas aplicações direcionadas a esse conhecimento incluem o melhoramento animal e vegetal para sobrevida em determinada condição ou produção de metabólito, enriquecimento nutricional de alimentos na pecuária e o estudo de interações ecológicas para reduzir a necessidade de agrotóxicos e aumentar a produtividade orgânica. Todas elas exigem um conjunto de dados preciso e completo para terem seus objetivos conquistados, e o sequenciamento single-molecule real-time (SMRT) oferecido pela Pacific Biosciences (PacBio), é a solução para muitos desses casos. 

 “Graças à combinação de duas características-chave da tecnologia PacBio – o sequenciamento a partir de fragmentos longos de DNA e a alta precisão – é possível a obtenção de genomas de referência até mesmo para organismos mais complexos, como é o caso de animais e plantas. Com isso, é possível: planejar o melhoramento animal e vegetal, observando genes e conjuntos genes associados a características desejadas; validar modificações genéticas, feitas por metodologias de edição genômica, como a CRISPR-CAS9; identificar vulnerabilidades e traçar estratégias de controle de pragas e parasitos; e estudar microbiomas com alto nível de detalhamento, o que permite a identificação dos organismos presentes, bem como a presença de vias biológicas favoráveis ou desfavoráveis e genes de resistência e tolerância.”, explica Carlos Xavier, Consultor Pesquisador da área de Biotecnologia do SENAI CETIQT.   

 Considerando a magnitude do Brasil no agronegócio mundial, é fundamental promover a alta qualidade dos dados genômicos da biodiversidade presente. Assim, tanto produtos físicos quanto digitais representarão o potencial brasileiro de maneira satisfatória e estimulante à manutenção de negócios vigentes e prospecções futuras.     

Grupos de pesquisa em diversos estados nacionais já estão sequenciando amostras de espécies importantes para a economia local e internacional, como a cana-de-açúcar e a castanha-do-pará. Além disso, a microbiologia cresce como um fator crucial para se compreender relações ecológicas de níveis distintos. A tecnologia SMRT é a melhor forma hoje para abranger a plenitude genômica necessária a esses estudos taxonômicos, ecológicos e agronômicos. Portanto, o Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras, único prestador de serviços com a tecnologia SMRT na América Latina na atualidade, se apresenta como agente-chave de tração na escalabilidade da genômica brasileira.  

Para entrar em contato com a Plataforma de Sequenciamento do Instituto SENAI de Inovação, envie um e-mail: Plataforma_Sequenciamento_ISI@cetiqt.senai.br 

 

O SENAI CETIQT   

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (ISI)e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Inaugurado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.   

   

OS INSTITUTOS SENAI DE INOVAÇÃO   

A Rede de Institutos SENAI de Inovação foi criada para atender às demandas da indústria nacional. Ela tem como foco de atuação a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática, no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios. Os institutos trabalham em conjunto, formando uma rede multidisciplinar e complementar, entre si e em parceria com a academia, com atendimento em todo o território nacional.   

A rede é composta por 26 Institutos SENAI de Inovação. Desde a criação, em 2013, mais de R$ 1,2 bilhão foram mobilizados em 1.332 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A estrutura dispõe demais de 930 pesquisadores, sendo que cerca de 52% têm mestrado ou doutorado. Por serem reconhecidos como Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), os Institutos SENAI de Inovação possuem acesso a diversas fontes de financiamento não reembolsáveis para projetos de PD&I. Atualmente, 15 estabelecimentos compõem as Unidades EMBRAPII, todascom acesso direto a recursos para financiamento de projetos estratégicos de pesquisa e inovação.  

https://senaicetiqt.com/senai-cetiqt-e-o-unico-prestador-de-servico...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 66

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço