Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SENAI CETIQT oferece Curso de Pós-Graduação em Design de Produto de Moda que é referência no Mercado Nacional

“O nosso objetivo é capacitar o profissional a desenvolver um produto. A partir disso, vai entender de modelagem, comportamento de consumo e como pesquisar tendências também”, nos contou Melissa Silva, especialista em gestão de pós-graduação de Design de Moda do SENAI CETIQT

Da escolha do tecido à precificação, a pós-graduação do SENAI CETIQT em Design de Produto de Moda oferece todas as bases e especificações que um profissional de qualidade do mercado precisa ter conhecimento para planejar a linha de vestuário que vai criar e desenvolver.  “O nosso objetivo é capacitar o profissional a desenvolver um produto. A partir disso, vai entender de modelagem, comportamento de consumo e como pesquisar tendências também”, nos contou Melissa Silva, especialista em gestão de pós-graduação de Design de Moda do SENAI CETIQT. Este curso é uma das chancelas da instituição e recebe constantes melhorias e inovações visando instruir da melhor forma os estudantes. A pós-graduação já formou designers conceituados no Brasil, a partir desta consolidação no mercado, e, atualmente, está com as inscrições abertas para novas turmas.

Melissa Silva, especialista em gestão de pós-graduação de design de moda do SENAI CETIQT (Foto: Heloisa Tolipan)

Melissa Silva, especialista em gestão de pós-graduação de design de moda do SENAI CETIQT (Foto: Heloisa Tolipan)

O curso não abrange somente o vestuário como também diversos caminhos do universo da moda, de forma que o profissional saia capacitado para atuar no setor têxtil como um todo. “Esta pós é muito ampla. Vamos exercitar no aluno o seu poder de gerenciar e desenvolver uma coleção dentro de uma empresa. O perfil do profissional que opta por este curso é de uma pessoa que se formou em Design de Moda e quer uma habilitação maior. Sendo assim, focamos muito em produto e planejamento”, explicou Melissa. Por isso, é necessário ter um conhecimento anterior sobre faces da indústria, de forma que o estudante consiga se aprofundar naquilo que escolheu seguir, já que a faculdade oferece um conhecimento mais amplo sobre a carreira de moda.

O curso do SENAI CETIQT ensina o estudante a planejar o produto e também gerenciar negócios (Foto: vgajic/istock.com)

“O objetivo deste profissional que cursa a nossa pós-graduação pode ser o de trabalhar em uma empresa ou ter a sua própria grife. Esta pessoa vai conseguir criar um planejamento adequado para ter lucro naquilo que se propõe a fazer”, comentou Melissa. O SENAI CETIQT conta com muitos alunos que já possuem seu próprio negócio e, por isso, querem aprofundar o conhecimento em como desenvolver o custo de determinada roupa e também planejar toda a cadeia até chegar ao produto final. O aluno vai aprofundar os seus conhecimentos em arte, moda, cultura, materiais têxteis e acabamentos, ergonomia, sustentabilidade de moda, representação gráfica de moda, representação técnica do vestuário e vai aprender marketing estratégico e a pesquisar o comportamento, consumo e tendências. Além disso, o curso ainda aguça o lado criativo e empreendedor.

Metodologia eficiente e rápida

Com duração de 13 meses, a pós-graduação de Design de Produto de Moda é uma das únicas no país na modalidade à distância, o que proporciona uma troca regional de conhecimento ainda maior. “É diferente de outras que acontecem no Brasil por ter webinars, tutorias ao vivo e vídeo aulas. Estamos trabalhando cada vez mais com isto. A vídeo tutoria, por exemplo, consiste em uma conversa por skype com os professores na qual os alunos têm a oportunidade de tirar as suas dúvidas da semana. Este webinar é uma grande novidade também, pois vemos que é uma ferramenta que o mercado pouco aplica ainda”, contou Melissa. É como se fosse uma palestra online, na qual o estudante consegue fazer perguntas em tempo real para os professores. Além do corpo acadêmico, também vão participar destes seminários profissionais de destaque em empresas do setor. “Como nós atendemos o Brasil inteiro esta é uma ferramenta fantástica”, salientou Melissa. Ao todo, o curso possui 360 horas e muitas novidades a cada semestre. Dessa vez, por exemplo, o SENAI CETIQT inseriu mais vídeo aulas devido à demanda dos alunos.

O curso é reconhecido e prestigiado em todo o Brasil (Foto: Rawpixel Ltd/istock.com)

Como sempre, a Faculdade SENAI CETIQT dá todo o apoio para os seus estudantes de forma que eles consigam absorver mais fácil e rapidamente o conhecimento. Em cursos à distância isto não é diferente. Quem participar da pós-graduação em Design de Produto de Moda vai adquirir não apenas informações técnicas relacionadas às lições como também aos softwares usados pelos profissionais que trabalham na área para exercer esta função. “Dessa forma, o aluno vai usar plataformas digitais como Photoshop, Illustrator, entre outros. E nós ensinamos a aprofundar o conhecimento nestas plataformas”, frisou Melissa.

Mesmo sendo um curso à distância, o aluno poderá ter acesso à Fab Lab na unidade Riachuelo do SENAI CETIQT. No geral, tudo é feito de casa até porque o projeto de conclusão de curso será o planejamento completo de sua coleção, ao vivo, por skype. Dessa forma, este designer vai trabalhar muito mais o desenho de seus produtos do que a modelagem propriamente dita. Será realizado em um encontro presencial obrigatório com duração de cinco horas para a apresentação do TCC.

Da fibra às lojas

De uma forma geral, a Faculdade SENAI CETIQT instiga, mais uma vez, os alunos a empreender e se destacar no mercado de trabalho. O curso de Design de Produto de Moda é essencial para aquele profissional que quer entender mais do mercado e se aprofundar para gerir o seu próprio negócio. “Esta pós-graduação oferece um conhecimento profundo da técnica. O aluno vai aprender a precificar, por exemplo, e desenvolver o seu preço. O profissional vai entender de marketing e, a partir daí, busca o público alvo do seu empreendimento”, explicou a especialista em gestão de pós-graduação de Design de Moda do SENAI CETIQT. Sendo assim, o designer vai aprender todas as etapas de  um desenvolvimento de um produto. Desde a fibra até a exposição em loja.

Mais informações:

Turno: EAD

Horário: EAD

Dias da Semana: Terça-Feira

Início da Turma: 17/09/2018

Fim da Turma: 17/10/2019

Carga Horária: 360 horas

Fonte: Heloisa Tolipan 

http://observamoda.org/biblioteca/artigos/producao-do-vestuario/sen...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 354

Responder esta

Respostas a este tópico

  Como sempre, a Faculdade SENAI CETIQT dá todo o apoio para os seus estudantes de forma que eles consigam absorver mais fácil e rapidamente o conhecimento. 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço