Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SENAI CETIQT: Pós-Graduação em Moda Praia e Esportiva + Gestão e Planejamento em Modelagem. Vem saber!

"O aluno egresso estará apto atuar em cargo de gestão e desenvolvimento de modelagens em empresas de pequeno, médio e grande porte no segmento de modelagem de Moda Praia e Esportiva, utilizando-se de técnicas e processos adequados ao projeto a ser desenvolvido", diz o especialista Akihito Hira. 

O nosso Brasil de tamanho continental, o quinto maior, ocupando uma área de 8.547.403 km² e com 212 milhões de habitantes tem um dos litorais mais lindos do mundo e repleto de diversidade de climas e culturas. Mesmo com o cenário da pandemia no mundo que atinge o nosso país, a moda-praia e fitness ainda é um nicho de mercado crescente. Entre os indicativos da produção têxtil nacional apresentados pela Associação Brasileira de Indústria Têxtil (Abit), esse setor consome cerca de US$ 1,9 bilhão por ano no mercado interno e, entre tecidos naturais e sintéticos são gastos mais de 1,5 milhão de toneladas. O Brasil é referência mundial em design de moda praia, jeanswear  e homewear, tendo crescido também os segmentos de fitness e lingerie. É o segundo maior empregador da indústria de transformação, perdendo apenas para alimentos e bebidas (juntos) e o faturamento da cadeia têxtil e de confecção alcançou a cifra de R$185,7 bilhões. Mesmo com medidas de isolamento social em função do novo coronavírus, o brasileiro não abre mão e usar em áreas abertas a moda-praia e fitness. Por isso vim falar aqui com vocês sobre a nova turma de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Planejamento de Modelagem: Moda Praia e Esportiva que o SENAI CETIQT está com as inscrições abertas.

No Sudeste se concentra 48,1% da produção nacional, seguido do Sul, com 30,6%, e do Nordeste, com 16,7%. Centro-Oeste e Norte, juntos, responderam por 4,4% da produção total. Artigos de moda praia e esportiva têm tido um crescimento nos últimos anos com valores superiores à media esperada para o vestuário em geral. Basta você acessar a internet ou os canais de televisão para ver a profusão de pessoas usando a moda-praia inclusive para pegar um sol na varanda e os adeptos do fitness trocando a cada dia um look. O Brasil é um grande exportador de moda-praia e temos visto até cantoras em lives usando a parte de baixo asa-delta, com aquela cava altíssima mesmo que as hot pants ainda estejam super em alta no beachwear. Os maiores compradores no mundo do que é produzido no Brasil são Estados Unidos e Portugal. Já os países da América do Sul correspondem por 55,5% das exportações nacionais de moda esportiva.

Quando pensamos em moda praia, sempre nos vêm à cabeça as cores e desenhos dos biquínis e maiôs, trajes muito vistos nas praias brasileiras e mundiais. Uma grande discussão existente no segmento nos dias de hoje é a customização dos trajes e sua adequação à grande diversidade de corpos existentes e o mercado já se volta ao atendimento das necessidades de uma sociedade que a cada dia discute com mais profundidade os padrões corporais impostos. Destaque também para a moda autoral e composição de vestidos e saídas de praia em crochê ou tricô.

Um novo consumidor, mesmo que não seja apenas da geração Z, está preocupado com a procedência do que compra, se a indústria está engajada em modelos de produção pautados pela sustentabilidade, economia criativa e circular e zero waste. A nova turma contará com um curso ministrado na modalidade à distância e com duração de 11 meses. As inscrições podem ser feitas através do site https://senaicetiqt.com/. É um curso inovador desde a forma de ensino e com grande aderência ao mercado de trabalho nacional e internacional que prepara e atualiza o aluno egresso às novas competências e habilidades na área de modelagem moda-praia e esportiva.

Com a pandemia, o investimento em tecnologia digital cresceu em seis meses o que era para crescer em seis anos. A nova realidade de conexão do varejo com o consumidor busca uma experiência de compra com excelência, integrando todos os canais e oferecendo opções mil. É o Omnichannel que os profissionais falam tanto. Investir no Omnichannel é conceber produtos e relações de forma alinhada às novas necessidades do mercado. No entanto, atrás de cada máquina existem seres humanos e prontos para uma interação com o consumidor.

O Omnichannel faz a diferença com um relacionamento direto com o cliente e sempre sabendo ouvir seus desejos. Essa integração entre os canais da loja física, do e-commerce, site, mobile e marketplace precisam estar completamente unificadas com ações integradas e em tempo real.

O novo varejo Varejo 4.0 não diz respeito apenas à tecnologia, mas também trata do ambiente, das pessoas, dos serviços prestados, da maior integração entre o físico e o online, com o objetivo de melhorar a experiência do cliente. O Marketing 4.0 preconiza cada vez mais o relacionamento. Estamos vivendo tempos difíceis e, por isso, precisamos trazer um lado mais divertido no contato com o consumidor final. Ao mesmo tempo, o tema indústria-consumidor também carrega a ideia de apertar o botão e acelerar na criatividade e no fazer diferente. Pesquisas recentes mostram que os consumidores darão preferência a marcas com proposta e que tenham uma pegada claramente social e de sustentabilidade.

As Metodologias Ativas de Aprendizagem, de acordo com o SENAI CETIQT, que desenvolve uma importante política educacional para atender à demanda dos alunos e a sinergia com o mercado de trabalho, coloca o aluno como centro e responsável pela construção do seu conhecimento. As aulas são colaborativas e os participantes estimulados a compartilhar conhecimentos e experiências adquiridas através da mediação de um tutor ou convidados especiais. No decorrer do curso, os conteúdos adquiridos serão discutidos e aplicados na construção de projetos de gestão e desenvolvimento de modelagem de moda praia e esportiva.

“O aluno egresso estará apto atuar em cargo de gestão e desenvolvimento de modelagens em empresas de pequeno, médio e grande porte no segmento de modelagem de Moda Praia e Esportiva, utilizando-se de técnicas e processos adequados ao projeto a ser desenvolvido”, diz o especialista Akihito Hira. 

No curso também será abordada a moda masculina, infantil, do mercado de luxo, pós-praia e plus size. Este último, ainda é pouco explorado, é um dos assuntos abordados pelo curso. “Os nossos professores já estão envolvidos em projetos de biometria há muitos anos, com pesquisa extensa sobre o corpo brasileiro, por isso temos uma base de dados enorme. O profissional que fizer esse curso, terá uma visão muito ampla do mercado, apto a fazer modelagem para vários públicos. Além disso, a pós oferecerá aulas sobre exportação, uma vez que somos um dos maiores exportadores de moda praia”, revela Ana Claudia Lopes, coordenadora acadêmica do curso. 

O curso, que tem duração de 360 horas, oferece um programa inovador e relevante de capacitação para modelistas e designers que desejam ampliar as possibilidades de carreira, desenvolvendo a habilidade de gerir, planejar e produzir modelagem.

Como o curso está estruturado?

Com o intuito de formar profissionais de alto nível para o mercado, o curso é estruturado em módulos que são inaugurados com palestras e workshops de sensibilização acerca do conteúdo a ser abordado, contando com a participação de profissionais renomados de moda praia e fitness. Estes profissionais convidados irão compartilhar com os participantes suas visões de mercado e experiências.

Com disciplinas à distância, a Pós-Graduação em Gestão e Planejamento de Modelagem: Moda Praia e Esportiva tem um modelo de avaliação diferenciado, contando com uma banca de avaliação ao final de cada módulo, formada por professores e profissionais de destaque no mercado de modelagem destas duas áreas, o que proporciona ao aluno a oportunidade de expor e ter um feedback profissional sobre suas ideias e conceitos durante diversos momentos do curso.

Diferenciais:

  • Instituição com conceito 5 no MEC;
  • Network na sala de aula online com profissionais de diferentes empresas e professores altamente conceituados no mercado;
  • Webinários com profissionais do mercado nas aulas introdutórias dos módulos;
  • Kit do aluno para treinar em casa: software AUDACES 360 + LECTRA (licença para 8 meses);
  • Realização de projetos aplicado à indústria;
  • Banca de avaliação ao final de cada módulo assistida por profissionais mentores do mercado da moda;
  • Não há diferenciação entre a certificação presencial e online;
  • Suporte pedagógico on-line ao longo de todo o curso;
  • Estratégias desafiadoras de aprendizagem relacionadas aos problemas reais do mundo de trabalho;
  • Acesso ao Banco de Vagas de Emprego;

https://heloisatolipan.com.br/toliblog/senai-cetiqt-pos-graduacao-e...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 228

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço