Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SENAI CETIQT participa de projeto da Repsol Sinopec Brasil para redução de emissão de gás carbônico e produção de combustíveis verdes

Cada vez mais, as emissões de gás carbônico (CO2) têm pautado as ações globais na busca pela redução do seu potencial impacto no meio ambiente, na sociedade e na economia, com destaque para o aquecimento global. Hoje, o setor de energia, a área de óleo e gás pode ser apontada como uma das principais responsáveis pelas emissões de CO2, chegando a atingir pouco mais de 75% do total das emissões globais. Observando este panorama mundial, o SENAI CETIQT, em parceria com a Repsol Sinopec Brasil, a Hytron e o Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP, iniciaram o desenvolvimento do projeto de P&D “CO2CHEM”, que visa ao desenvolvimento de alternativas tecnológicas para produção de hidrocarbonetos verdes, a partir de CO2.

Com apoio financeiro da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), o projeto tem como objetivo a produção de hidrogênio verde (utilizando água e eletricidade) e a captura de CO2 para o desenvolvimento de processos químicos inovadores para a produção sustentável e economicamente viável de hidrocarbonetos renováveis em sistemas compactos, robustos e confiáveis.

Já com o SENAI CETIQT, fica a responsabilidade de conduzir parte das atividades laboratoriais para o desenvolvimento do processo de produção de hidrocarbonetos verdes. Além disso, o Centro realizará as avaliações de viabilidade técnico-econômica, com apoio da Hytron e USP, fazendo uso de simuladores de processos e econômicos. As equipes de “Engenharia e Desenvolvimento de Processo” e “Síntese Química” da organização estarão envolvidas.

“O SENAI CETIQT tem se engajado cada vez mais na identificação e desenvolvimento de rotas químicas e bioquímicas de conversão de CO2 em produtos de interesse industrial. Essas rotas se mostram cada vez mais importantes como uma das alternativas para reduzir a concentração de dióxido de carbono na atmosfera”, revela João Valentim, Gerente do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (ISI). Com esse projeto, a instituição busca reforçar sua posição como referência no desenvolvimento de rotas de valorização de CO2. Além disso, estreitará seus laços com players de relevância nacional e internacional, a Repsol Sinopec Brasil, a empresa Hytron e a Universidade de São Paulo, através do seu Research Centre for Gas Innovation.

“Atualmente, a redução das emissões de CO2 é um dos pilares fundamentais da nossa estratégia de Pesquisa e Desenvolvimento, alinhado ao objetivo global do grupo Repsol de ter zero emissões líquidas até 2050. Uma das alternativas que exploramos é a utilização do CO2 proveniente de diferentes fontes para gerar produtos de alto valor agregado, como combustíveis e produtos químicos, especialmente aqueles que ainda não possuem substitutos. Esse processo industrial é mais sustentável ao fechar o ciclo do carbono e diminuir a pegada de CO2 das nossas atividades” – Complementa Támara García, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Repsol Sinopec.

Os pesquisadores vão trabalhar do desenvolvimento à implantação em escala piloto de dois sistemas integrados com tecnologias nacionais capazes de consumir CO2 de diferentes fontes, como das atividades de exploração e produção offshore para produção dos hidrocarbonetos verdes, em um ciclo fechado de produção e consumo de CO2 alimentado por fontes de energia renovável.

Como esses sistemas serão os primeiros processos integrados de geração de hidrocarbonetos verdes a partir de CO2 em escala piloto do Brasil, o CO2CHEM é considerado um projeto pioneiro e, com ele, a RSB inaugura a sua linha de Pesquisa & Desenvolvimento em Gestão de Carbono, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade, no caminho da transição energética.


O SENAI CETIQT 

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (instalado no Parque Tecnológico da UFRJ, na Ilha do Fundão) e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção, que é o responsável pela gestão dos projetos integrados com SEBRAE e com o Grupo SOMA. Inaugurado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.

https://senaicetiqt.com/senai-cetiqt-participa-de-projeto-da-repsol...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 51

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço