Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SENAI CETIQT realiza evento sobre o futuro dos têxteis técnicos no Brasil

Aconteceu, no dia 26 de julho, nas dependências do ISI, o evento “Têxteis Técnicos”, que é parte do projeto “Accelerating the Growth of Technical Textile Industry in Brazil” (Acelerando o crescimento da Indústria de Têxteis Técnicos no Brasil).

Com o propósito de estabelecer um perfil completo do setor brasileiro de têxteis técnicos, e as suas possibilidades dentro e fora do país, a Gherzi, contratada pelo SENAI CETIQT e SENAI MATARAZZO, realizou uma pesquisa detalhada e apresentou os resultados obtidos no evento.

O encontro também visava determinar um plano de ação específico para o aproveitamento de tais possibilidades, e de como lidar com os riscos resultantes delas. Ele foi importante para que as associações apoiadoras da indústria têxtil, que estavam presentes, pudessem compreender toda a dinâmica de mercado nacional e internacional, relacionada aos têxteis técnicos. Além disso, possibilitou a organização e criação de ações técnicas e estratégicas, bem como a divulgação desses conhecimentos para outras partes interessadas.

De acordo com a análise feita pela Gherzi, o desenvolvimento do setor de têxteis técnicos, no Brasil, continua sendo um desafio.

“O impulso geralmente vem de uma estreita cooperação entre o setor, as universidades e/ou os centros de pesquisa e as autoridades públicas, no sentido mais amplo do termo. Essa parceria requer uma estrutura operacional adaptada às demandas do contexto local, especialmente no Brasil. O mecanismo singular escolhido, entretanto, continua sendo um meio para atingir um fim”, comentaram Laurent Aucouturier e Herbert Schmid, representantes da Gherzi.


A pesquisa ainda aponta a criação de uma estrutura nacional para monitorar e promover iniciativas no setor; a especialização de estruturas acadêmicas especializadas em têxteis técnicos; o fortalecimento de recursos das organizações para promover normas e padrões técnicos; e iniciativas relacionadas à sustentabilidade no centro da estratégia nacional, como as principais ações que podem ser antecipadas, para que seja possível vislumbrar o futuro dos têxteis técnicos no Brasil.

Para o Coordenador do Setor de Inovação em Fibras do ISI, Adriano Passos, os resultados obtidos pela Gherzi são muito favoráveis para a sociedade e para a indústria têxtil no Brasil. Ele também enfatiza sobre a importância do alinhamento entre SENAI CETIQT, SENAI SP e as associações envolvidas, ABIT, ABINT, ABTT e ABRAFAS, com o intuito de elaborarem juntos, um documento destinado ao governo federal, propondo ações relacionadas às tributações, aos estímulos e à inovação no mercado de têxteis técnicos.

“As perspectivas são as melhores em termos de produto e aplicação de polímeros nos segmentos: médico, esportivo, geotêxteis e têxteis para o lar, dentre outros. Serão contempladas uma cadeia de 12 ramos estratégicos de tecnologia. A pesquisa feita pela Gherzi nos permite entender qual é a perspectiva de crescimento, quais são as chances de expansão e de desenvolvimento desses produtos, tanto no Brasil, quanto na América Latina”, afirmou Adriano Passos.

por Jaqueline Crruz

https://senaicetiqt.com/senai-cetiqt-realiza-evento-sobre-o-futuro-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 150

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço