Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SENAI CETIQT realiza Mentoria para alunos de Design de Moda e Engenharia Química com foco no mercado de trabalho

Durante o programa, os estudantes terão a oportunidade de estar em contato com a dinâmica da indústria e com os profissionais que já atuam nela

Começou, no dia último dia 05 de setembro, o 12° ciclo do Programa de Mentoria direcionado aos alunos dos cursos de Design de Moda e Engenharia Química da Faculdade SENAI CETIQT. Organizado pela Coordenação de Empregabilidade Discente, o programa tem como objetivo contribuir no desenvolvimento da carreira profissional dos estudantes, a partir da colaboração e orientação voluntária de profissionais atuantes e reconhecidos no mercado.

Para marcar a abertura da nova temporada, foi realizado um encontro de maneira remota, através da plataforma Zoom, para dar as boas-vindas aos mentores e mentorandos. Também participaram da reunião: o Gerente de Educação Profissional, Robson Wanka; o Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento de Negócios Educacionais, Jorge Jacon; e a Coordenadora Acadêmica do Curso de Design de Moda, Victória Bastos.

Realizado desde 2018, o Programa de Mentoria é totalmente gratuito, tendo duração de três meses e divide-se em um cronograma que contempla, no mínimo, três encontros com o (a) mentor (a) e duas oficinas exclusivas. Nos encontros, serão abordados temas como a preparação e o planejamento de carreira, nos quais os alunos receberão indicações de cursos, livros e sites para aprofundarem os estudos. Já nas oficinas, o foco é dado para a importância do protagonismo na carreira, além de orientações sobre como potencializar o currículo e torná-lo mais atrativo.

Nessa edição, 70 alunos terão a oportunidade de compreender a dinâmica em torno do mercado de trabalho e de colocar em prática os conhecimentos absorvidos durante a graduação. Além disso, ao participar dos encontros e das oficinas propostas a partir do suporte fornecido pelos mentores, eles terão a possibilidade de trocar experiências, de desenvolver as habilidades que já possuem, ou exercitar a descoberta de outras.

De acordo com a estudante Caroline Medeiros, que está no 6º período do curso de Design de Moda e que participou do programa no início deste ano, uma das vantagens da mentoria é estar em contato com pessoas inseridas na indústria e perguntá-las como é a rotina de trabalho, quais são os desafios e expectativas dos contratantes:

“Esse contato direto com a mentora me ajudou a ter uma perspectiva de como a indústria funciona. Então, sinto que quando eu for para uma entrevista, serei muito mais assertiva, já que entendo o que é esperado de mim realmente”, comentou Caroline.

Além disso, ela acrescenta que o programa trouxe mais autoconfiança, segurança e tranquilidade em relação ao processo de inserção no mercado de trabalho:

“A mentoria também me permitiu testar os meus conhecimentos, uma vez que a mentora propôs exercícios durante o ciclo e, em seguida, nos deu o feedback. Além disso, ela me deu algumas orientações sobre como apresentar algumas habilidades e como organizar o meu portfólio”, concluiu a graduanda.

Para orientar esse grande time, contaremos com a colaboração voluntária de 10 mentores vindos de empresas renomadas no ramo da engenharia e da moda, como a OTZ Engenharia e a FARM Rio. A partir das experiências obtidas durante a vida profissional, eles serão responsáveis por compartilhar com os alunos os conhecimentos em torno do mercado de trabalho. O estímulo da autonomia, da assertividade, bem como a construção e manutenção da rede de relacionamentos com outros profissionais da área, através do networking, são alguns dos outros tópicos desenvolvidos através do apoio dado pelos mentores.

Para a estilista Daniela Dwyer, que já atuou como figurinista na TV Globo e que participa do programa como mentora há quatro anos, a mentoria é uma oportunidade única para os alunos entenderem qual o melhor caminho a ser traçado para a inserção no mercado de trabalho:

“Poder contribuir na trajetória profissional dos alunos é recompensador. Tenho como premissa trazer convidados que compartilhem a sua perspectiva sobre o mercado. Escolho profissionais de diferentes áreas, para os mentorandos terem uma visão de 360° graus. A cada ciclo, alguns alunos retomam o contato comigo para tirarem dúvidas, pedirem conselhos, ou sobre oportunidades de trabalho”, afirmou Daniela.

Ao longo de cinco anos, já passaram um total de 1.136 alunos no Programa de Mentoria do SENAI CETIQT, sessenta e nove mentores do curso de Design de Moda e trinta e um mentores do curso de Engenharia Química. Além de todo o conteúdo absorvido durante os dois meses, ao concluírem o programa, os mentorandos recebem dois certificados: um de participação no encontro inicial e outro de conclusão do programa, valendo 50 horas.

por Jaqueline Crruz

https://senaicetiqt.com/senai-cetiqt-realiza-mentoria-para-alunos-d...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 42

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço