Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SENAI CETIQT, SESI, ABIT E SEBRAE lançam protocolo de retomada das atividades para o setor de confecção

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT), em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e o Serviço Brasileiro das Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), lançou o protocolo Prevenção da Covid-19 na Confecção Industrial, documento que reúne recomendações e lista as melhores práticas para a retomada de atividades e proteção dos trabalhadores, com base técnico-científica e com referências de órgãos nacionais e internacionais.

O material foi desenvolvido com a possibilidade de atualização frequente de acordo com o cenário epidemiológico e com o avanço do conhecimento científico sobre a COVID-19. Para isso, se pauta em pilares importantes como a comunicação, o distanciamento social, as atitudes corretas para entrada nos ambientes, limpeza e desinfecção, ações que surgem como pontos chave na adequação do ambiente de trabalho para os trabalhadores da indústria têxtil.  O consultor do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção do SENAI CETIQT, Luiz Leão, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do documento, revela que esse ele é um guia que reúne recomendações e melhores práticas para orientar a indústria no retorno gradual e seguro de suas atividades, mas ressalta que ele deve ser adaptado à realidade de cada empresa de confecção. “Focamos nas especificidades das operações, como descarte de agulhas, cuidados com os centros de treinamentos para costureiras, locais de registro de ponto e cuidados com a formação de fila no refeitório, além de orientações para o cuidado com a saúde mental de todos neste momento tão importante”.

Cláudio Patrus, médico do trabalho do SESI reforça que os cuidados com a retomada da indústria são essenciais para evitar novos contágios pois “a COVID-19 é uma doença que foi identificada há poucos meses e, de março até hoje, houve grande evolução tanto na lógica de atendimento quanto de tratamento”.  O protocolo Prevenção da Covid-19 na Confecção Industrial é um documento que também promove instruções para o monitoramento da saúde dos trabalhadores sem sintomas através de tele monitoramento, onde o próprio colaborador informa os sintomas detectados através de aplicativo. “Esses protocolos farão enorme diferença para a retomada segura. Queremos que o Brasil seja reconhecido em sustentabilidade, saúde e segurança das pessoas”, finalizou Fernando Pimentel, Presidente da Abit.

 O SENAI CETIQT

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Criado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.

https://senaicetiqt.com/conhecimento/noticias/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 320

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço