Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Têxteis Técnicos: Como o grafeno pode interferir positivamente para o desempenho dos tecidos

Material composto de átomos de carbono é visto como o futuro da tecnologia por ser mais fino e mais condutor

A camada de grafite do grafeno é muito resistente, levando em consideração sua espessura, sendo 100 vezes mais forte que o aço. Quando isolado e usado da forma correta, o material ganha possibilidades incríveis de utilização e, por isso, é visto como a solução de vários problemas na área de tecnologia: desde substituição de materiais raros e escassos até o barateamento de custos para o consumidor.

No desempenho dos Têxteis Técnicos o grafeno interfere modificando as propriedades dos têxteis tradicionais, devido a suas características únicas. As de maior interesse são a proteção UV, a flexibilidade, a supercapacitância, a atividade fotocatalítica, a hidrofobicidade, o efeito antiviral e antibacteriano e, em especial, a alta condutividade elétrica. “Algumas das propriedades elétricas do grafeno, como a mobilidade de carga extremamente alta, a massa efetiva zero e o transporte balístico, mesmo à temperatura ambiente, fazem dele o material ideal para aumentar a condutividade elétrica das fibras do tecido ”, revela Ricardo Cecci, Consultor Pesquisador do SENAI CETIQT.

O êxito do desenvolvimento de fibras condutoras permite que dispositivos eletrônicos possam ser integrados à estrutura do têxtil, dando origem aos tecidos inteligentes. Sendo parte do desenvolvimento dos eletrônicos vestíveis, os tecidos condutores não só modificam a tradicional função de proteção do vestuário, mas também serão uma infraestrutura de comunicação, fornecendo as informações geradas para monitorar áreas como saúde e/ou emoções.

Os têxteis técnicos aditivados com grafeno encontram diversas aplicações nas áreas de sensores mecânicos, térmicos e químicos, dispositivos fotovoltaicos, dissipação de carga eletrostática e poeira, blindagem de interferência eletromagnética, absorção de ondas na faixa de micro-ondas, dispositivos sem fio, baterias recarregáveis flexíveis, têxteis não detectáveis por radar e transferência de dados no vestuário.

 

O SENAI CETIQT

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Criado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.

https://senaicetiqt.com/texteis-tecnicos-como-o-grafeno-pode-interf...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 315

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço