Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A Escola SENAI “Francisco Matarazzo” abre o processo seletivo dos cursos gratuitos de Técnico Têxtil e de Vestuário e também para o curso de Aprendizagem Industrial, ambos com início no 2º semestre de 2018.

O curso Técnico Têxtil tem como objetivo a habilitação de profissionais em planejamento e coordenação de processos de fiação, tecelagem, malharia e beneficiamento, além do controle de atividades relacionadas a estes processos e também no desenvolvimento de novos produtos e processos têxteis, de acordo com normas e procedimentos de qualidade, de meio ambiente, de saúde e segurança do trabalho. A duração do curso é de quatro semestres, com aulas de segunda à sexta, nos períodos da tarde (13h20 às 17h20) e noite (18h30 às 22h30).

Já no Curso Técnico de Vestuário a meta é habilitar profissionais para planejar, em nível tático, a produção do vestuário, coordenação de equipes de trabalho, controle do processo produtivo, participação da equipe de desenvolvimento do protótipo do produto e otimização da produção, conforme estabelecidos pela empresa, seguindo normas técnicas e segurança no trabalho, princípios de gestão da qualidade e de preservação ambiental. As aulas também são dadas em quatro semestres, de segunda à sexta, nos períodos da manhã (7h30 às 11h30), tarde (13h20 às 17h20) e noite (18h30 e 22h30).

Para candidatos da comunidade, a taxa de inscrição é de R$ 60. Os pré-requisitos para os alunos da manhã ou tarde são: Ter concluído, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio, ou estar matriculado em curso que lhe permita concluí-la até a data de início das aulas. Para os alunos do período noturno, as orientações são: ter concluído o Ensino Médio ou estar matriculado em curso que lhe permita concluí-lo até a data de início das aulas. Ambos precisam ser aprovados no processo seletivo.

Aos candidatos encaminhados por empresas contribuintes do SENAI-SP, a inscrição é gratuita, porém somente para cursos em período da manhã ou tarde. Os candidatos deverão ter concluído, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio ou estarem matriculados em curso que lhes permita concluí-lo até o início das aulas. Deverão ter, no mínimo, 14 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos. Os mesmos precisam ser encaminhados formalmente por empresa contribuinte do SENAI-SP, além de serem aprovados no processo seletivo.

O processo seletivo pode ser feito de forma online, através do site do SENAI-SP e o período de inscrições vai de 15 a 28/02. Já a prova de seleção está marcada para o dia 25/03. Os cursos técnicos são oferecidos de forma gratuita, com exceção dos materiais didáticos impressos (livros e apostilas), nos quais, no ato da matrícula, é recolhida uma taxa a cada semestre. Os candidatos encaminhados formalmente por empresas são isentos do pagamento da taxa de material didático. Não serão aceitas matrículas de alunos já matriculados em outros cursos oferecidos gratuitamente pelo SENAI-SP e que pretendem cursá-los simultaneamente.

O curso de Costureiro Industrial do Vestuário qualifica alunos na confecção de produtos do vestuário, habilitando-os para inserção no mercado de trabalho. Os mesmos são preparados para costurar peças do vestuário em máquinas de costura industrial, acessórios e equipamentos, individualmente ou em equipe, sob supervisão direta de profissional da área, respeitando normas técnicas, ambientais e de saúde e segurança no trabalho e observando os princípios de ética profissional. A duração é de um ano, no período da tarde (segunda a sexta das 13h às 17h).

O processo seletivo é semelhante ao dos demais cursos, e os candidatos deverão entregar a carta de encaminhamento da Empresa na secretaria da escola, no prazo de até três dias a partir da inscrição na internet. A prova de seleção está marcada para o dia 18/03 e os requisitos são: a conclusão do ensino fundamental, a aprovação no processo seletivo e ter, no mínimo 14 anos, ter idade que lhe permita terminar o curso antes de completar 24 anos, ser encaminhado formalmente por empresa contribuinte do SENAI-SP, além de ser aprovado no processo seletivo. 

 

** Fotos: Divulgação/SENAI

http://www.abit.org.br/noticias/senai-divulga-processo-seletivo-par...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 791

Responder esta

Respostas a este tópico

  O processo seletivo é semelhante ao dos demais cursos, e os candidatos deverão entregar a carta de encaminhamento da Empresa na secretaria da escola, no prazo de até três dias a partir da inscrição na internet.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço