Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

SENAI lança Caderno de Inspirações Verão 2015/2016

A arte e a ciência do paladar, seguindo diferentes estilos de culinária, beleza e qualidade dos nutrientes serviram de inspiração para a nova coleção do projeto Inova Moda, apresentada na última terça-feira (25), no Da Vinci Hotel, junto com o lançamento, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas), do Caderno de Inspirações Verão 2015/2016.

Ao apresentar as ações do 2º ciclo do projeto Inova Moda, a consultora de moda do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Cetiqt), do SENAI, Cecília Souza Carvalho, disse que o artesanato é um dos pontos fortes da coleção. “A inspiração veio da arte e da ciência, do gosto, do paladar, seguindo diferentes estilos de vida através da pesquisa de como os alimentos podem ser consumidos”, explicou.

Um dos cases apresentados foi da coleção aplicada nas garrafas de Coca-Cola com estéticas diferenciadas, bem como nas cores do líquido, trazendo as regionalidades de sabor e estilo de culturas e tecidos em cada embalagem.

A partir do estudo realizado por técnicos do SENAI, Sebrae e demais organizações do segmento da moda brasileira sobre o gosto, alimentos e culinária foram gerados três conceitos que nortearam a criação da coleção 2015/2016: temperos, comer com os olhos, e projeto verão.

“A experiência da coleção verão 2015/2016 valoriza o consumo extraído da terra, uma mistura de tradições e temperos, evidenciando a diversidade brasileira”, destacou a palestrante do SENAI Cetiqt.

Na avaliação da empreendedora individual Emone Peccini, o evento trouxe uma visão do mundo da moda e do que será usado em 2015. A empreendedora revela que são essas noções adiantadas que permitem ao empresário acompanhar a tendência do restante do país, adaptando a regionalidade do Norte do Brasil na moda.

“Aprendi sobre a coleção verão 2015/2016, tendo a visão da produção da moda nacional. É importante agora aplicar esse conhecimento em uma produção que siga a tendência mundial que é de se vestir de sustentabilidade, trabalhando uma criação amazônica com a matéria extraída de nossa biodiversidade”, disse a ilustradora de moda, Emone Peccini.

Durante manhã e tarde da quarta-feira, 26, o curso de criativação e as oficinas de desenvolvimento de produtos, olhar da forma (modelagem), e ensaio de elaboração de ficha técnica de produto para planejamento de produção foram realizados no SENAI do bairro Alvorada, onde se concentra a educação profissional e serviços técnicos de moda e confecção do vestuário.

Inova Moda

O Inova Moda é uma iniciativa fomentada pela parceria entre Sebrae e SENAI e coordenada pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Cetiqt) do SENAI com o objetivo de desenvolver a moda nacional junto aos micro e pequenos empresários do segmento têxtil, confecção, calçados, acessórios e joias. Mais de 100 empresários, empreendedores, trabalhadores e estudantes prestigiaram o lançamento e aproveitaram para conhecer as tendências de criação e tecnologia do que será visto nas vitrines no verão 2015.

O coordenador da área de confecção e moda do SENAI Amazonas, Vanderlucio Mota, explicou que os cadernos são desenvolvidos para os semestrais verão e inverno com a participação de pesquisadores da moda, design e tendência. Em outubro, Vanderlucio fez parte do grupo de pesquisadores do terceiro ciclo do projeto, previsto para ser lançado em meado de fevereiro e março de 2015. A área de pesquisa foi Milão, Veneza e Paris, sendo que outro grupo esteve também em busca de inspiração em Londres.

“Nosso trabalho é observar o dia a dia, os costumes, as lojas, tecidos, feiras de exposição e moda nesses centros geradores de tendências e estilos e a partir daí desenvolver uma moda brasileira que saia do trivial. O SENAI, Cetiqt e Sebrae realizam todo esse processo, desde o estudo até a criação, finalizando com o lançamento dos cadernos para o empresário individual, o micro e pequenos e os acadêmicos de moda e design”, explicou Vanderlucio Mota.

FONTE: http://www.fieam.org.br/site/senai/2014/11/27/senai-lanca-caderno-d...

Exibições: 87

Responder esta

Respostas a este tópico

   Espero que os meus desenhos cheguem com estes; que também são  inovação.

 Mas estarei atenta a nossa biodiversidade.Não entendo de sabor estampas e me é estranho, mais o artista sempre procura inovar é obvio...

 A campanha busca resgatar o orgulho e incentivar à produção nacional...

#"feitonobrasil"

- existe afinal um fazer de moda genuinamente brasileiro?

No meu modo de ver o universo é uno...mas podemos nos valorizar como brasileiros sem copias fieis dos outros continentes.

Eu sugiro uma enquete para tal...assim teremos mais comentários e ficaremos a par do que o nosso pais gostaria: sabor,cores,natureza,beleza,saúde...o artesanato realmente é um todo.

Responder à discussão

RSS

© 2020   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço