Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) promoveu entre 28 de janeiro e 13 de fevereiro o Senai Mix Design, que antecipou para a indústria da moda as tendências da estação primavera-verão 2014-2015. Foram realizadas palestras, oficinas e o lançamento de um boxe de inspirações, composto de cinco volumes, sendo um deles voltado para macrotendências de comportamento e consumo, divididas em quatro direções: Autenticidade, Mutação, Calor Humano e Onipresença; e os demais direcionados para cada um dos setores com análises e tendências específicas: Vestuário, Calçados, Artefatos de Couro, Joias Folheadas e Bijuterias. As apresentações aconteceram nos municípios de São Paulo, Franca, Jaú, Birigui, Americana, Santo André, Limeira, Cerquilho, São José do Rio Preto e Araçatuba.

 

 

Inspirações e tendências para vestuário

 

Autenticidade : rusticidade, apelo bruto e natural, mesclados com tecnologia e sofisticação. Frutos, grãos, sementes e raízes levam cenário realista às estampas, texturas e detalhes. A caatinga serve de inspiração para acabamentos craquelados em superfícies. Os tecidos apresentam toque rústico, aspecto desgastado ou corroído; o algodão orgânico enfatiza o apelo bruto; sarjas, lonas, linhos e tramas abertas com fios irregulares mistos com trabalhos artesanais como devorês e patchowork; mistura de seda e algodão; texturas que remetem às tramas e tressês; e o couro em detalhes como alças e recortes estratégicos. No feminino, as estampas têm motivos étnicos, em que as pinturas manuais africanas surgem em conjunto com florais japoneses e desenhos abstratos de motivos mexicanos, com referências transportadas para as modelagens, que são geométricas. No infantil, xadrezes com efeitos desgastados e tie-dyes coloridos, junto com traços orientais e o colorido do artesanato mexicano. Para o masculino, as túnicas ganham espaço, as silhuetas estão mais largas e amplas e as camisas trazem grafismos geométricos e animal prints. A cartela de cores traz tons terrosos, passando pelos amendoados, caramelos e chocolate.

 

Mutação: ligada à água, exalta a mutação do mundo subaquático. Seres marinhos, iridescência de escamas de peixes e movimento das águas são referências. Os tecidos possuem propriedades tecnológicas funcionais, com apelo esportivo; efeitos camaleônicos nas superfícies; denins azuis com acabamentos encerados e lavagens com sutis nuances de manchas orgânicas; tricôs com tramas orgânicas abertas; superfícies metalizadas e iridescentes em tecidos encorpados que se misturam às transparências e aos degradês em tecidos fluidos; efeitos molhados, escamados e texturas de répteis. Estampas de listras onduladas e splash representam o elemento água. Para as mulheres, as silhuetas são assimétricas, o apelo esportivo segue para o casual com elásticos, mangas raglã, náilon e tecidos com aspecto emborrachado; saias no estilo mullet e desconstrução de modelagens que se transformam em novas propostas. Para os homens, os efeitos metalizados e iridescentes estão fortes; o esportivo aparece em elásticos nas barras das calças; as estampas são abstratas com efeitos de distorção e proliferação vegetal que geram novas interpretações para xadrezes e florais. Para os pequenos, a atmosfera marítima aparece nas estampas. Os tons são azulados, passando pelo cyan, cobalto, royal, até o marinho.

 

Calor Humano: o elemento fogo exalta a positividade do toque humano e a energia dos raios solares. Os tecidos são confortáveis; tecidos irregulares, efeitos amassados e enrugados exaltam a imperfeição nas tramas e geram superfícies com aspectos únicos; gabardines e rendas delicadas, sedas, tecidos leves acetinados e efeitos pregueados. No feminino, a linha A dos anos 1950 está de volta; cintura marcada; saias lápis; vestidos de alças finas e efeitos transpassados. No infantil, a atmosfera solar toma conta dos looks masculinos e, para as meninas, o universo onírico é explorado. Para os homens, os nudes aparecem em looks minimalistas e na alfaiataria com apelo vintage; estampas localizadas do pôr do sol, silhuetas em contraste com o cenário solar, rabiscos e manuscritos. A cartela de cores é composta de tons de nude, percorrendo variações sutis até o avelã.

 

Onipresença: ligada ao elemento ar, traz uma brisa refrescante para as criações. A estética é leve, prática e minimalista, favorecendo a mobilidade urbana. Os tecidos têm propriedades tecnológicas para reduzir os efeitos das intempéries das grandes metrópoles; tecidos esvoaçantes com gramatura leve revelam silhuetas desestruturadas; transparências em detalhes direcionados nas mangas e barras das saias; denins com lavagens nebulosas acinzentadas, azuladas e esverdeadas. Para as mulheres, as silhuetas são mais amplas; vestidos estilo t-shirts para looks casuais; detalhes utilitários em shorts, calças e macacões; saias longas com camadas esvoaçantes; mangas curtas duplicadas e sobrepostas; costuras exteriorizadas mostram a leveza dos cortes a fio com efeito desfiado. Para eles, circuitos tecnológicos servem de inspiração em traços limpos em recortes e sobreposições; bolsos funcionais e tecidos inteligentes. Para os pequenos, o céu é visto de forma lúdica, nuvens ganham expressão e personalidade; bolsos utilitários para meninos e leveza das transparências em peças descontraídas para as meninas. Os tons de azul e verde acinzentados, além dos tons de cinza, compõem a cartela de cores do tema.

 

FOTOS: Reprodução/Book Senai Mix Design Primavera/Verão 2014-15.

 http://www.costuraperfeita.com.br/edicao/25/materia/tendencias.html

Exibições: 397

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço