Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Senhoras da moda: idosas viram estrelas das novas campanhas das grifes

image

Dolce & Gabanna (Divulgação)

Em vez da beleza perfeita de uma top model como Gisele Bundchen, três senhorinhas nada plastificadas, gordinhas e sem nenhuma grande produção: essa foi a escolha da dupla de estilistas italianos Dolce & Gabbana para a campanha primavera-verão 2015. E, acreditem, eles não foram os únicos: idosas estrelando campanhas publicitárias das grifes mais renomadas do mundo é uma tendência. 

Há muito tempo o padrão de beleza da moda, que inclui modelos muito jovens, magérrimas, altíssimas e beirando à perfeição vem sendo discutido. Claro, ele sempre vai existir já que a moda vende sonhos. Acontece que o aspiracional tão alto e irreal não está encontrando eco numa nova fatia de mercado que ganha cada vez mais força: a terceira idade. Desde os anos 90 observa-se o aumento da longevidade na maioria dos países desenvolvidos. E muitos não só envelhecem bem como passam a desfrutar mais da vida e dar se o luxo de fazer e pagar por coisas que antes, quando havia as despesas com filhos, não poderiam.

     image

Joan Didion aos 80 anos para Céline (Divulgação)

Os dados são concretos: a riqueza média dos núcleos familiares com mais de 50 anos, nos Estados Unidos, é de US$ 765 mil; a média para as famílias com mais de 50 na Grã-Bretanha é £ 541 mil (cerca de US$ 690 mil), e é de £ 723 mil para as idades de 60 a 64. Ou seja, a população americana e europeia está envelhecendo melhor e mantendo seu poder de compra. 

E aí temos como resultado a escritora americana Joan Didion, de 80 anos, na campanha da grife francesa Céline — uma das mais sofisticadas do mundo —, Iris Apfel, de 93 anos, estrelando a campanha da joalheria Alexis Bittar e Joni Mitchell, de 71 anos, na campanha da Saint Laurent. Isso para citar apenas alguns exemplos!  

image

Iris Apfel aos 93 anos para Alexis Bittar (Divulgação)

image

Joni Mitchell aos 71 anos para Saint Laurent Paris (Divulgação)

Ainda que seja razões de mercado que estejam provocando essa mudança de comportamento nas fotos de moda, elas são bem-vindas: acabam com o império da juventude perfeita, mostram que a moda é de fato para todos e estilo não tem idade. Empresto a frase de Coco Chanel: “você pode ser deslumbrante aos 30; encantadora aos 40 e irresistível para o resto da sua vida”.     

https://br.mulher.yahoo.com/blogs/ta-na-moda/senhoras-da-moda-idosas-viram-estrelas-das-novas-145731691.html

Exibições: 343

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço