Por Polyane Carlota
Docente e Designer de Moda e Vestuário, Tecnóloga Têxtil e sócia da Camisaria Carlota Reis O sentido do fio é um termo comum no setor do vestuário, mas apesar de parecer simples há várias dúvidas sobre o efeito proporcionado por cada sentido, portanto vamos abordar esse assunto.
O sentido do fio no momento do corte da peça afetará o caimento da roupa no corpo. Existem três modos de cortar uma peça:
No sentido do Urdume: Este é o sentido mais comum e mais utilizado. O fio do tecido no molde fica paralelo à ourela. O fio usado no sentido longitudinal trás mais resistência e evita deformação da peça depois de confeccionada.
No sentido da Trama: Esse sentido é utilizado em partes do molde que são cortadas em ângulo de 90 graus em relação a ourela. Os moldes cortados no sentido da Trama geralmente são mais decorativos, como punhos, palas e golas. Utilizado quando o objetivo é obter uma peça leve e volumosa, como a saia godê ou evasê.
No sentido Viés: No sentido viés o molde é cortado em ângulo de 45 graus em relação ao urdume e a trama. Roupas com corte em viés possuem mais movimento e se modelam naturalmente ao redor do corpo. A desvantagem é que consome muito mais tecido do que os outros dois sentidos.
Por Polyane Carlota
Docente e Designer de Moda e Vestuário, Tecnóloga Têxtil e sócia da Camisaria Carlota Reis