Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIV

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIV



imagem

Por Polyane Carlota
Docente e Designer de Moda e Vestuário, Tecnóloga Têxtil e sócia da Camisaria Carlota Reis


O sentido do fio é um termo comum no setor do vestuário, mas apesar de parecer simples há várias dúvidas sobre o efeito proporcionado por cada sentido, portanto vamos abordar esse assunto.

O sentido do fio no momento do corte da peça afetará o caimento da roupa no corpo. Existem três modos de cortar uma peça:

No sentido do Urdume:
Este é o sentido mais comum e mais utilizado. O fio do tecido no molde fica paralelo à ourela. O fio usado no sentido longitudinal trás mais resistência e evita deformação da peça depois de confeccionada.

No sentido da Trama:
Esse sentido é utilizado em partes do molde que são cortadas em ângulo de 90 graus em relação a ourela. Os moldes cortados no sentido da Trama geralmente são mais decorativos, como punhos, palas e golas. Utilizado quando o objetivo é obter uma peça leve e volumosa, como a saia godê ou evasê.

No sentido Viés:
No sentido viés o molde é cortado em ângulo de 45 graus em relação ao urdume e a trama. Roupas com corte em viés possuem mais movimento e se modelam naturalmente ao redor do corpo. A desvantagem é que consome muito mais tecido do que os outros dois sentidos.

Por Polyane Carlota
Docente e Designer de Moda e Vestuário, Tecnóloga Têxtil e sócia da Camisaria Carlota Reis

Exibições: 718

Responder esta

Respostas a este tópico

  As vezes corto meu viés no sentido reto e em pé na malha e no tecido plano risco e corto com 45 graus,nunca tive problemas com os dois sentidos.

Quem trabalha no corte sempre fala do sentido do fio e utiliza o conceito assim, mas ele é para tecido plano e quando estamos trabalhando com malha circular?
Qual é o sentido do fio? Neste caso não temos o conceito de trama /Urdume (longitudinal e transversal ) e a malha é construída com o fio no sentido transversal apenas. Neste caso modificamos o conceito do sentido do Fio? Não !!! E tecnicamente, teríamos que falar no sentido do comprimento / Largura e não no sentido do FIO!!!!

Responder à discussão

RSS

© 2021   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço