Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

As tendências de moda mais excêntricas podem seguir uma após a outra sem parar. No entanto, a combinação de jeans e T-shirt continua a ser a escolha unânime entre as francesas. Embora gostem de seguir novas inspirações de moda e ir às compras, as mulheres de hoje preferem looks confortáveis ​​e clássicos, segundo um novo estudo.


De acordo com uma pesquisa do Ifop para a plataforma LTK, quase duas em cada três francesas priorizam o conforto - AFP


Mermaidcore, Barbiecore, tenniscore, Aliyahcore ou courtcore... as novas estéticas da moda multiplicam-se a uma velocidade vertiginosa nas redes sociais, principalmente no TikTok. No entanto, ao escolher as suas roupas para o dia a dia, as francesas priorizam o conforto. Isso não significa que não sejam apaixonadas por moda, muito pelo contrário. É o que revela uma nova pesquisa realizada pelo Ifop para a plataforma de compras LTK. Quase dois terços das francesas (61%) dizem preferir o conforto, que se traduz num visual clássico com peças simples e cores neutras, e mais de um quinto (21%) preferem um estilo descontraído e roupas confortáveis.

Combinação jeans e T-shirt é a base

Muito próximo do normcore e do gorpcore, o que se poderia definir como comfortcore traduz-se numa combinação clássica essencial: jeans (59%) e T-shirt (30%), que hoje é a escolha unânime das francesas, complementando na maioria das vezes com calçado desportivo (66%). No entanto, destacam-se as disparidades entre as gerações, sendo a Geração Z também adepta do conforto, mas numa versão ainda mais descontraída, baseada no vestuário oversized (20% vs. 12% de todas as entrevistadas).

Também vemos um maior apetite por tendências de moda entre essa geração mais jovem, favorecendo roupas de alta qualidade e alta costura (15% contra 10% das entrevistadas). E, um pouco menos surpreendentemente, é também a geração que mais presta atenção ao seu estilo de vestir (70% vs. 63%) e que mais aprecia compras (81% vs. 70%). Outro ponto, não menos importante, é que o conforto é um critério decisivo para a Geração Z, mas a moda também é uma forma de aumentar a autoestima (24% vs. 16%) e sentir-se feliz e bem consigo mesma (24% vs. para 18%).

Instagram inspira mais do que TikTok



Quando se trata de moda, as mulheres da Geração Z primeiro procuram inspiração no Instagram, até 33%, antes de recorrer ao Pinterest (30%). Ao contrário do que se possa pensar, a rede social chinesa TikTok, apesar de ser a preferida das gerações mais novas, só é apontada por 23% da Geração Z como fonte de inspiração de moda. Pelo menos em França, já que a pesquisa revela que o TikTok é a principal fonte no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Neste último, o estilo Clean Girl, minimalista mas chic, é a tendência unânime para o verão de 2023, embora a Geração Z americana também aprecie a estética gótica ou grunge, que ofusca a Barbie e o seu guarda-roupa rosa. Quanto à Geração Z britânica, as suas tendências de verão favoritas são Y2K e Clean Girl, apesar de serem opostas.



* O Ifop realizou o estudo online para a LTK de 3 a 10 de maio de 2023, com 1000 mulheres francesas de 16 a 54 anos.

https://pt.fashionnetwork.com/news/Sera-o-conforto-o-novo-chic-fran...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 26

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço