Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Serão os desfiles 3D o futuro das apresentações virtuais?

A pandemia estimulou novos formatos na indústria da moda, mas nenhum até agora tão criativo quanto as versões que usam tecnologia tridimensional.

Hanifa (Foto: Divulgação)

Looks do desfile 3D da marca congolesa Hanifa (Foto: Divulgação)


Salvar

Quando a pandemia pegou o mundo de surpresa muitas indústrias precisaram readaptar o seu modo de trabalho, entre elas, a da moda. Desfiles e eventos de lançamento de coleções, antes sempre presenciais, tiveram que rapidamente ser repensados. Com pouco tempo e nem tanta expertise tecnológica, muitos optaram por modelos mais familiares, como streaming de desfiles ou vídeos mostrando o backstage da criação. Desde então, Paris, Londres e Milão, semanas que tiveram versões digitais na última temporada, decidiram que os desfiles de setembro serão presenciais novamente. (A semana de moda de Nova York pretende realizar a maior parte de sua programação virtualmente).

Paralelamente e fora dos calendários mais tradicionais, algumas marcas se destacaram investindo em desfiles 3D. Uma das pioneiras foi a Hanifa, comandada pela congolesa Anifa Mvuemba, em maio. Através de uma live no Instagram, que acabou viralizando, a coleção foi apresentada com roupas digitais em movimento. Depois do evento, estavam disponíveis para compra em versão não virtual.

 (Foto: )

Look do desfile virtual da Another Place (Foto: Divulgação)


Salvar

Já a semana de moda de Helsinki, que aconteceu no fim de julho, desenvolveu e vendeu versões digitais (em edição-limitada) das peças apresentadas - mais tarde também disponíveis para pre-order em versões físicas. Um evento especial dentro da HFW, batizado The Fabric of Reality reuniu os desfiles 3D.

Para desenvolver esse tipo de evento, o processo criativo não é muito diferente do tradicional: é preciso mandar moldes com anotações para modelistas digitais, fazer provas, editar os looks, escolher modelos, trilha sonora e locação. Claro que quando o desfile é digital as possibilidades são mais amplas. Durante a HFW, alguns dos cenários incluíram o fundo do mar, um ambiente com flamingos gigantes e uma igreja localizadas nas nuvens.

Aqui no Brasil, quem se aventurou no formato foi a Another Place comandada por Rafael Nascimento, que optou por fazer uma coleção completamente 3D com a ajuda de um artista especializado. “Além de atender todas as medidas de segurança necessárias durante a pandemia, há um fator econômico muito bem-vindo nisso ao evitar, por exemplo, o desperdício e repilotagem, já que consigo trabalhar a modelagem, caimento do tecido, estampa e cores direto no 3D, com simulações muito próximas da realidade”, ele diz. No caso de sua marca, as peças estão sendo produzidas sob demanda, algumas delas já disponíveis no e-commerce próprio.

 (Foto: )

Desfile virtual da americana Elle B Zhou (Foto: Divulgação)


Salvar

Especialista em modest clothing, a marca americana Elle B Zhou escalou um time de éxpert ao redor do mundo para chegar no resultado final esperado, com colaboradores na Coreia, Canadá e Ucrânia. Cada um foi responsável por uma parte específica do projeto, como a animação da modelo ou o desenvolvimento dos tecidos. “Criar uma coleção 3D é muito mais complexo do que as pessoas imaginam. Cada detalhe precisa ser visto e revisto, como por exemplo, como uma estampa se movimenta quando o corpo se mexe. Se um tecido é transparente você precisa acertar o grau de transparência, se for seda precisa do acabamento certo”, diz a estilista. Mas ela garante que todo trabalho vale a pena, e a marca já prepara seu próximo desfile 3D, para lançar a coleção de verão. “Vamos ainda mais longe, com mais detalhes, desta vez quero explorar bordados”, ela adianta.

ALICE COY (@ALICECOY)

https://vogue.globo.com/moda/noticia/2020/08/serao-os-desfiles-3d-o...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 314

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço