Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Serigrafia SIGN Future Têxtil: O tecido faz diferença em um ambiente ou móvel?

De 10 a 13 de julho acontece, em São Paulo capital, a 23ª edição da Serigrafia SIGN Future Têxtil 2013. Este ano a feira conta com mais de 650 expositores que se dividem em: máquinas, equipamentos, produtos e serviços para serigrafia, setor têxtil, comunicação visual, impressão digital, dentre outros.

Segundo os últimos dados sobre o setor têxtil brasileiro, publicados pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e outros pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):
- De janeiro a abril deste ano, o saldo de emprego foi de 25.097 ante 11.692, tendo como referência o mesmo período de 2012.

- Em março, a produção brasileira no setor têxtil teve leve retração de 0,4% no período.
- Em abril, as importações de produtos têxteis e de vestuário registraram alta de 25,4% em valor e de 17,3% em volume, totalizando 104,8 mil toneladas.
- As exportações apontaram aumento de 7,2%, subindo a US$ 433 milhões. Com isso, o déficit da balança comercial setorial acumulado de janeiro a abril de 2013 é de US$ 1,98 milhão.

Para o gerente comercial da TS2 | Soluções Gráficas, distribuidora de equipamentos e suprimentos para impressão digital, que atende aos setores industrial e têxtil, Cláudio Soares Carvalho, a feira é de grande valia para o setor moveleiro. “Acho importante para o conhecimento de novidades que possam agregar valor à produção de ambos os setores. Na feira há a oportunidade de conhecer novos equipamentos e técnicas para a personalização e aumento do volume da produção, com a presença dos melhores fornecedores do setor”, explica

Já para Felipe Sanchez, diretor comercial da expositora Global Química & Moda, “em um cenário onde os grandes volumes cada vez mais são importados da Ásia, o diferencial das indústrias locais está justamente na diversificação e na habilidade em agregar valor aos seus produtos. Neste sentido a feira apresentará soluções e produtos que podem ser fortes aliados no aumento da competitividade da indústria local”, salienta.

O tecido faz diferença em um ambiente ou móvel?

Para ambos a resposta é sim. Segundo Carvalho “o tecido harmoniza a decoração, permitindo a perfeita combinação entre ambiente, decoração e mobiliário”. Já Sanchez vai um pouco além, explicando as funcionalidades técnicas do tecido. “Os tecidos, com sua evolução tecnológica com o passar dos anos permitem não somente a diferenciação visual e a beleza estética, mas também permitem funcionalidades técnicas, como, por exemplo, os tecidos com antichamas, que evitam incêndios, os tecidos com repelência à água, para móveis que tenham esta necessidade, os tecidos com alta resistência à luz, para aqueles expostos constantemente ao sol, dentre outras que podem ser agregadas às matérias têxteis, sendo atualmente possível imprimir digitalmente em quase todas elas”. 

 

Impressão digital

“A impressão digital permite um nível de personalização único em estamparia em tecidos. É possível produzir uma estampa exclusiva para poucas peças ou, até mesmo, uma peça. Tudo isso com grande velocidade de entrega da produção, uma vez que a impressão digital extingue diversos passos da produção de uma estampa em tecido”, explica Carvalho.

As impressoras digitais para tecidos evoluíram significativamente. “Hoje já contamos com impressoras digitais têxteis que imprimem em alta definição (acima de 600dpi's) com velocidades reais de produção que ultrapassam os 700m2/hora. Porém nada disto é possível se o corante (tinta digital) utilizado no processo não for compatível e não garantir confiabilidade que permita um processo têxtil contínuo e sem falhas”, aponta Sanchez.

DSC 0191 

Legislação

“As legislações e exigências, principalmente no tocante aos químicos, são bastante rígidas e devem ser cumpridas. Existe um alto número de resoluções que visam garantir a segurança dos funcionários que trabalham com os corantes. Enviamos sempre, juntamente com os produtos, relatórios de conformidade e fichas de segurança de produtos químicos que abrangem todas as legislações mencionadas. No tocante à maquinários, há uma variação muito grande de legislação de acordo com o tipo de máquina, tipo de corante (base água/base solvente), portanto é necessária e importante uma verificação caso a caso”, explica Sanchez.

Novidades 

“O que está tendo bastante saída no mercado são os equipamentos de impressão sublimática indireta. A técnica, em si, não chega a ser uma novidade. A novidade está no desenvolvimento de impressoras digitais com definição de imagem cada vez mais alta, e com volume de impressão por hora cada vez maior. Soma-se a isso o surgimento de tecidos à base de poliéster cada vez mais elaborados, que chegam a ser confundidos com tecidos de algodão pela aparência e pelo toque”, finaliza Carvalho.

Já na Global Química & Moda a grande novidade é a nova linha de tintas digitais sublimáticas (reativos digitais

http://www.emobile.com.br/industria/item/12978-serigrafia-sign-futu...

Exibições: 256

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço