Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Setor de Vestuário quer Regime Tarifário Competitivo para Confecções

O presidente do Sindivestuário, Ronald Masijah pleiteia junto ao Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior, comandado pelo ministro Mauro Borges, a implantação do Regime Tributário Competitivo para Confecção (RTCC), que colocaria as confecções brasileiras no Sistema Simples de tributação, dando competitividade aos fabricantes de roupas brasileiras frente aos importados chineses.

“Se algo que nos dê um pouco de competitividade com relação aos produtos importados não for feito imediatamente, o setor de vestuário brasileiro fecha as portas em cinco anos”, atesta Ronald Masijah.

O presidente do Sindivestuário, Ronald Masijah, vê com preocupação as sucessivas quedas na produção de roupas nacionais -– 7,5% no primeiro semestre —  e paradoxalmente o incremento das vendas no varejo –- cerca de  5% no mesmo período.

“Se a produção cai vertiginosamente e as vendas no comércio crescem, é óbvio que as lojas estão se abastecendo nas importações. Isso é ruim para o País, para as confecções e para milhares de trabalhadores brasileiros”, diz Masijah.

“Por que o vestuário, setor de mão de obra intensivo, nunca é contemplado com algum benefícios?”, questiona. “O setor têxtil/vestuário é o boi-de-piranha da atual política econômica, que sacrifica uns para beneficiar outros. Mas é um tiro-no-pé porque, se o Governo quer geração de emprego, deveria ver com outros olhos o setor vestuário, segundo maior empregador do País”.

http://sindivestuario.org.br/2014/07/setor-de-vestuario-quer-regime...

Exibições: 65

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço