Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Setor têxtil de SC reforça aposta na inovação para se manter competitivo

Uma indústria globalizada, que exige inovação, qualificação e uso intenso de design para se manter competitiva. Esta é a síntese do diagnóstico setorial feito por 73 empresas e especialistas dos segmentos têxtil e de confecção, reunidos pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) em Blumenau. Na pauta das discussões, realizadas nestas terça e quarta (1 e 2), estiveram a definição de rotas de crescimento para o setor no Estado.

Para Sérgio Pires, sócio da TecnoBlu e presidente da Câmara da Indústria da Moda da FIESC, o setor está desenvolvendo no Estado um modelo de competitividade. "Com o perfil e a capacitação do empreendedor catarinense, ele pode conviver com a importação. Temos um ótimo algodão, empresas modernas e despertamos agora também o interesse das universidades pela moda", afirma.

Dados apresentados no evento apontam para uma indústria que concentra 60% dos estabelecimentos no Vale do Itajaí, que nos últimos seis anos cresceu mais em Santa Catarina que no Brasil e que possui no Estado índices de produtividade superiores aos nacionais.

O presidente da Altenburg e vice-presidente regional da FIESC, Rui Altenburg, ressalta, no entanto, que ainda há, do lado do governo, aspectos estruturais a se corrigir para aprimorar a competitividade do setor. "Ouvimos falar de globalização há mais de 20 anos. Se falava que o Brasil precisava se preparar para a globalização. E, realmente, a gente sabe que muito pouco foi feito. O que era para ser feito são as ditas reformas, que não foram feitas até hoje. É preciso aprimorar legislações e custos que afetam a indústria", defende Altenburg.

Perspectivas - Entre as tendências apontadas pelas pesquisas apresentadas no evento, está a maior atenção aos serviços que adicionam grande valor ao produto. Eles estão concentrados nas etapas anteriores - inovação, pesquisa e design - e posteriores - marketing, distribuição e pós-venda - às linhas de produção. Estas funções são consideradas hoje o centro do foco de atuação das indústrias têxtil e de confecção dos países desenvolvidos.

Para os participantes do encontro, a visão de futuro para a indústria no Estado passa por seu reconhecimento como intensiva em inovação, tecnologia e design, liderando o setor nacionalmente. E para atingir estes objetivos, foram abordados temas como formação profissional, conhecimento de mercado e ambiente institucional.

PDIC - As ações propostas para contornar os fatores críticos e embarcar nas tendências serão utilizadas na construção de rotas de crescimento para o setor até 2022. Este trabalho integra o Programa de Desenvolvimento da Indústria Catarinense (PDIC), que a FIESC está elaborando. Além do segmento de têxtil e confecção, o programa integra outros 15 setores produtivos da economia catarinense. O debate continua na internet, onde foi lançado um ambiente colaborativo. Nele, as demais empresas do setor podem participar da troca de experiências e ajudar na construção do conhecimento. Os interessados devem acessar o endereço fiescnet.com.br/rotasestrategicas e se cadastrar.

O PDIC propõe ações futuras e promove, no longo prazo, uma dinâmica de prosperidade industrial. O programa pretende formular, até o fim de 2014, um Masterplan com os principais pontos críticos que afetam o desenvolvimento da indústria no Estado.

http://www.revistavoto.com.br/site/noticias_interna.php?id=5290&...

Exibições: 490

Responder esta

Respostas a este tópico

Muito Bom  João Carlos...gostei de seu comentário... pena que muitos não querem enxergar.

 

Já disse nesse fórum, que na campanha política do Obama, ele disse exatamente isso...muitos americanos queriam esses empregos de volta...e ele em resposta argumentou que esses empregos não voltariam mais aos EUA, e que os americanos teriam que buscar empregos no desenvolvimento do conhecimento e tecnologia...

 

Quem no Brasil é louco de falar isso com medo de perder seu "gancho" político?

 

 

 

 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço