Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Setor Têxtil Paulista: Cenário atual e perspectivas para 2017



Por Alfredo Bonduki, presidente do Sinditêxtil-SP.

A indústria têxtil tem uma presença horizontal e, infelizmente, quando enfrentamos um problema no varejo, todos os pilares da cadeia produtiva sentem os reflexos. O Brasil ainda apresenta baixo consumo per capita, mas tem bom potencial de crescimento. Para o setor têxtil e de confecção, a crise teve início em 2005, com a política de valorização do real, que potencializou os processos de importação. Desde então, enfrentamos grande concorrência chinesa, alta taxa de impostos e o desaquecimento do mercado interno. Tais fatores somados levaram a um impacto gigantesco na nossa atividade. De janeiro de 2015 até hoje, o desemprego atingiu cerca de 35 mil trabalhadores do Estado de São Paulo.

Vivenciamos um dos momentos históricos mais conturbados da democracia brasileira. Apesar da volta da confiança na condução da política econômica, não há sinais de melhora na produção e no emprego. Lamentavelmente, ainda sentimos os reflexos da recessão, na qual o País foi mergulhado, pois temos importantes empresas do setor fechando as portas. Os motivos que levaram a este quadro precisam ser corrigidos e o Brasil necessita voltar a crescer para gerar poder de compra na população, estimular o comércio e a retomada da produção. Assim, defendemos como extremamente necessária a redução dos juros e a modernização na flexibilidade das leis trabalhistas. Se houver queda mais acentuada da Selic, podemos esperar um alento para o segundo trimestre do ano que vem. Caso contrário,  se continuar o gradualismo muito cauteloso na diminuição das taxas, a recuperação ficará para o segundo semestre.

Hoje, todas as ações do Governo Federal são voltadas ao ajuste interno, mas este também depende da economia externa e não pode ficar focado só em um problema. Há uma sequência histórica de erros que precisam ser solucionados para que os empresários voltem a investir em suas plantas no setor.

Alfredo Bonduki, presidente do Sinditêxtil-SP. Foto: DivulgaçãoAlfredo Bonduki, presidente do Sinditêxtil-SP.
Foto: Divulgação http://www.costuraperfeita.com.br/setor-textil-paulista-cenario-atu...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 619

Responder esta

Respostas a este tópico

  Há uma sequência histórica de erros que precisam ser solucionados para que os empresários voltem a investir em suas plantas no setor.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço