Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SÃO PAULO  -  Entidades patronais e sindicais que representam o segmento têxtil estão organizando manifestação contra a desindustrialização do setor para quarta-feira, em São Paulo, quando acontece uma importante feira de exportadores asiáticos na cidade. 

O “Grito de Alerta do Setor Têxtil e de Confecção” começará às 11 horas, em frente ao Palácio de Convenções do Anhembi, onde ocorre entre 23 e 25 de outubro a GoTex Show, que reúne cerca de 300 empresas asiáticas entre os expositores.

As entidades que representam o setor alegam que a indústria têxtil e de vestuário já demitiu aproximadamente 55 mil trabalhadores, sendo 10.422 demissões no setor têxtil e 44.579 demissões no setor de vestuário. Ao mesmo tempo, dizem, as importações de vestuário aumentaram 8,2%, em valor, comparativamente com o mesmo período em 2012. Em toneladas essa variação foi de 4,7%.

O protesto quer “chamar a atenção da sociedade e do governo para o processo de desindustrialização em curso” no setor, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Questionada se empresários participariam do protesto, a Abit declarou que eles poderão se unir ao protesto, mas a convocação às empresas pede que liberem seus funcionários para participar da manifestação sem penalidades e descontos nos salários.

Participarão do ato, além da Abit, o Sinditêxtil-SP, Sindicato da Indústria do Vestuário Feminino e Infanto-Juvenil de São Paulo e Região (Sindivest), a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Setor Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados (Conaccovest) e centrais sindicais.

Por Camilla Veras Mota | Valor

Exibições: 896

Responder esta

Respostas a este tópico

Deixa ver se estou entendendo.... A Abit ficou de calças curtas ao ser citada pelos organizadores como participante da organização, e avaliação do evento em SP, não se manifestou e agora está de "trairagem" com eles (utilizando o jargão dos "companheiros" )

Se isto ocorreu...que lambança....

Senhores...perdemos mais de 1,3 milhões de empregos nos últimos 20 anos...agora que acordamos? Porque tão tarde? Será por que vem um ano de eleição e alguém pode aproveitar um sucesso momentâneo para aparecer candidato a algum cargo político como defensor da educação e da cadeia têxtil?

 

Somos criticados por copiar a moda de outros continentes...e comparando a redação dos textos de convocação e o de posicionamento dos organizadores...acho que também estamos copiando os estilos de redação...

O protesto quer “chamar a atenção da sociedade e do governo para o processo de desindustrialização em curso”

Bom dia a todos

Infelismente vou engrossar este contingente de desempregados com mais 15 colaboaradores ,é com pesar que estou fechando as portas da nossa facção que ao longo do ano trabalhou no vermelho em função dos baixos preços pago pelos fabricantes que alegam não poder aumentar os preços devido a concorrencia externa que é imposta pelos "MAGAZINES" ,sinceramente estou decepsionado pois sempre trabalhei honestamente e em todos os anos que sofri para construir um pequeno negocio em 12 meses perdi tudo , tudo o que lutei e batalhei para conseguir desde a ABVTEX até os clientes tudo esta atolado em dividas.Boa sorte aos que resistirem a ganancia alheia eu estou FORA.

 

Lamento informar que também faço parte dos que dispensaram seus funcionários, minha confecção na época tinha 46, quase quebrei para mandar todos embora e hoje, 2 anos depois, ainda tenho 2 encostados no INSS, estes dois estão ENCOSTADOS desde 2009 e nem voltam nem aposentam. Todos os que foram (08) retornando do INSS eu dispensei, paguei todos os direitos, DIREITOS, DIREITOS E DIREITOS, inclusive a bendita estabilidade de um ano. E assim as empresas vão aos poucos desaparecendo e nada vem se fazendo... exceto comprar da China.

Além das entidades de classe mencionadas, a CSMAT - Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios Têxteis da ABIMAQ também está apoiando esta iniciativa.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço