As empresas têxteis da região de Campinas, Americana e Santa Bárbara d’ Oeste demitiram 2 mil funcionários em 2012, número que corresponde a 10% do total de trabalhadores do setor. A informação é resultado de um levantamento mensal feito pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, (Fiesp), em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).
Os postos de trabalho no setor têxtil e de confecção também no estado de São Paulo registraram queda de 1% e de 0,7%, respectivamente, em junho na comparação com o mês de maio. Nos primeiros seis meses do ano houve queda de mais de 7% na produção de têxteis, e de mais de 22% na de vestuário.
Os resultados, de acordo com o presidente do SindiTêxtil Paulista, Alfredo Bonduki, refletem o momento do setor varejista, que sofre com o aumento das importações. Esse aumento, no entanto, ainda segundo Bonduki,é artificial, pois tem relação com o esfriamento do mercado de consumo europeu.
A crise europeia gerou excedentes nos produtos asiáticos e a situação obrigou as empresas orientais a buscar alternativas de exportação. Com isso, houve aumento nas importações no Brasil, o que causou encolhimento da produção e da confecção nacionais.
Para alterar o panorama atual e elevar o número de contratações, o presidente do SindiTêxtil Paulista espera que medidas de proteção do governo auxiliem o setor.
Fonte:|http://www.portaldepaulinia.com.br/noticias-da-regiao/402-economia/...
Tags:
VAI ESPERANDO..............
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por