Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A noite de ontem foi marcada por homenagens no setor têxtil cearense e nacional. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Aguinaldo Diniz Filho, foi agraciado pelo Sindicato da Indústria de Filiação e Tecelagem em Geral do Estado do Ceará (Sinditêxtil-CE) com a "Comenda da Indústria da Moda 2012". Somente no Ceará, o número de empregos no setor chegou a 60 mil profissionais entre costureiras, designers, dentre outros empregos.


O presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, Aguinaldo Filho, recebeu troféu de Germano Maia, do Sinditêxtil FOTO: ALCIDES FREIRE

Além do homenageado, autoridades e membros da cadeia têxtil cearense estiveram presentes no Lô Restaurante.

"Recebo essa homenagem da indústria com uma satisfação muito grande tanto pessoal, quanto como presidente da Abit. Para mim, é muito importante nos dois pontos. Isso mostra uma integração de uma entidade nacional com todos os estados. É importante que estejamos juntos como defensores dos objetivos", comenta Aguinaldo.

De acordo com ele, um dos grandes problemas que a indústria têxtil vem enfrentando está relacionado à importação, principalmente da concorrência asiática. "Existe uma pressão muito grande de exportação desses outros países. Europa e Estados Unidos estão num declínio. Os produtores da Ásia têm procurado novos mercados, fazendo com que há uma necessidade de exportação maior", comenta.

Dentro desde cenário, ele afirma que um dos grandes feitos da associação é mostrar a o número de empregos gerados no setor.

"Precisávamos de um entendimento maior do governo para possamos competir com outros países de igual para igual. Para isso, fizemos um pedido de salvaguarda para criar uma barreira para os produtos importados que vêm sendo incentivados".

Moda no Ceará

Na contramão deste desempenho negativo, Diniz destaca a movimentação da indústria da moda no Ceará e a criatividade dos artistas e estilistas locais. De acordo ainda com ele, o Estado corresponde a um dos cinco maiores da indústria têxtil no País. "No ano de 2012 existe uma projeção US$ 3,7 bilhões de vendas da indústria têxtil do Ceará. Isso deve representar de 6,5% a 7% de toda a indústria nacional", diz.

Fonte:|http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1223993

.

.

.

.

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 274

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço