Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Setor Têxtil Paraibano É Destaque No Cenário Nordestino

 

João Pessoa - A Paraíba é o terceiro estado produtor de tecidos do Nordeste, com uma média de 12 mil toneladas mensais, de acordo com dados do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem. O segmento também se destaca quando o assunto é elaboração manual e, por isso, está sendo homenageado no 16ª do Salão do Artesanato Paraibano. O evento, que segue até 29 de junho, é realizado pelo Sebrae na Paraíba e governo estadual.

De acordo com a gestora de Artesanato do Sebrae Paraíba, Verônica Ribeiro, o tema Tecendo Tradições é uma homenagem a arte da tecelagem. “Logo na entrada do evento, os visitantes podem conhecer as técnicas usadas pelos tecelões na produção de redes e outras peças, que estão reunidas uma mostra especial”, disse a gestora.

“A Paraíba é um dos grandes produtores de tecelagem, tendo a Coteminas como uma das principais indústrias. O estado tem mais de 55 empresas, de micro a grandes unidades", destacou o presidente do sindicato, Magno César Rossi. Ele apoveitou para enfatizar que o setor emprega mais de oito milhões de pessoas no Brasil.

“Os paraibanos devem ser alguns milhões. Teremos dados precisos em breve”, disse. Para o segmento crescer ainda mais no Nordeste, é preciso investir nos micros e pequenos negócios. “A vantagem de se ter uma empresa neste setor é a prestação de serviço social. Há uma cadeia ampla de geração de emprego, pois o trabalho começa no campo, no plantio e no beneficiamento do algodão, chegando à confecção e outras áreas”, comentou.

Apesar de atuar numa linha de menor proporção, o empresário do setor que participa do salão pode ter benefícios. Segundo Rossi, os negócios de moda são os que mais podem se destacar. “Se o empreendedor for criativo, ele pode fazer com que os seus produtos cheguem ao mercado e ocupem o espaço das peças importadas”, disse.

Artesanato têxtil

No 16ª Salão do Artesanato, os visitantes podem conferir alguns dos processos de tecelagem. A maioria vem do Cariri paraibano, da cidade de Boqueirão, onde há diversas associações de produtores de redes de dormir. José Sales, representante da Associação dos Tecelões Pequenos Produtores de Boqueirão (ATPPB), é um dos que participam do evento desde a primeira edição.

“Somos 25 associados e como todos os colegas não podem vir, trouxe mantas, redes e tapetes, dentre outros produtos de toda a região do Cariri. A gente faz assim, quem participa leva produtos de todos os associados”, disse José. Ele trabalha com produtos e preços atrativos, como as redes, que variam de R$ 25 a R$ 150.

O Salão de Artesanato Paraibano estará aberto até esta quinta-feira (28), das 15h às 22h, e na sexta (29), das 10h às 22h. A entrada é franca.

 

Serviço:
Sebrae na Paraíba: (83) 2108-1218
www.pb.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Fonte:|http://www.agenciasebrae.com.br/noticia.kmf?canal=40&cod=13683758

Exibições: 221

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço