Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Shein argumenta que alegações de más condições de trabalho não são em parte verdadeiras e duplica investimento

O gigante chinês de moda rápida Shein anunciou um investimento de 15 milhões de dólares (14,24 milhões de euros) para "ajudar a melhorar centenas de fábricas na sua cadeia de abastecimento". Isto significa uma duplicação do seu investimento atual para assegurar melhores condições de trabalho.



A Shein argumenta que alegações de más condições de trabalho em parte não são verdadeiras e duplica o seu investimento nesta área - Shein x Rolling Stones


A mudança surge uma semana depois de a marca oficial The Rolling Stones querer sair de um acordo de licenciamento com a retalhista chinês após ter sido alertada para alegações de más condições de trabalho na sua cadeia de abastecimento, na sequência da emissão de um documentário televisivo no Reino Unido.

Ao mesmo tempo que anunciava o novo investimento, divulgou pormenores da investigação independente lançada na sequência das alegações sobre as práticas de trabalho em duas fábricas de vestuário. 

Afirmou que as auditorias independentes realizadas por peritos da Intertek e da TUVR significam que "pode refutar a maior parte das alegações". No entanto, foram levantadas algumas questões e a TUVR também "reduziu em três quartos as encomendas dos dois produtores até estes cumprirem integralmente" o seu Code of Conduct (código de conduta).

A Shein assegurou que os trabalhadores das fábricas "recebem salários que estão de acordo com as leis e regulamentos laborais locais" que são "significativamente superiores" ao salário mínimo local em Guangzhou e mais do que o salário médio dos trabalhadores da indústria têxtil e de confeção da região.

As alegações de que "as fábricas retêm os salários dos trabalhadores ou deduzem ilegalmente os salários são também falsas", acrescentou.

A empresa reforçou ainda que as alegações de que os trabalhadores só são pagos por peça de vestuário terminada estão também erradas com os trabalhadores pagos por cada etapa da construção de uma peça de vestuário.

Sobre as horas de trabalho, admitiu que embora o número de horas não seja tão elevado como se afirma no documentário, são no entanto demasiadas, enquanto os dias de folga são poucos. Deu aos fornecedores até ao final deste mês para "retificarem a situação e reservarem o direito de tomar medidas contra se não resolverem entretanto a situação".

Entretanto, o novo investimento anunciado, na segunda-feira (5 de dezembro), integra um projeto de três a quatro anos que "se concentra na realização de melhoramentos físicos nas fábricas dos seus fornecedores e faz parte do Supplier Community Empowerment Programme (SCEP) da Shein. Mais de 30 projetos serão concluídos até ao final deste ano, 100 até ao final de 2023 e até 300 dentro de quatro anos".

A empresa afirmou que se baseia no seu programa de Social Responsible Sourcing (SRS), o qual "se destina a assegurar que os empregados que trabalham para os seus fornecedores sejam tratados de forma justa e com respeito em ambientes de trabalho seguros e confortáveis".

Como parte do programa SRS da Shein, "todos os fornecedores de fabrico contratados concordam em cumprir o Shein Code of Conduct, que está alinhado com as convenções fundamentais da International Labour Organization, leis e regulamentos locais. Aceitam também que as violações do respetivo código podem levar à rescisão dos seus contratos se não conseguirem retificar infrações graves dentro de um determinado prazo".

A empresa acrescentou que mais de 2.600 auditorias independentes foram realizadas nos últimos 12 meses "por importantes agências de testes e controlo de qualidade, mas a Shein está determinada a fazer mais e está hoje a comprometer-se em duplicar o montante investido no SRS para 4 milhões de dólares por ano". 

As implicações da despesa adicional significam que pode aumentar a frequência de verificações pontuais não anunciadas e investir mais na formação de fornecedores sobre como cumprir o Shein Code of Conduct.

A moda rápida está cada vez mais no centro das atenções em relação ao seu impacto ambiental, mas também em relação às condições de trabalho. Uma série de retalhistas de moda rápida têm sido estimulados a agir na sequência de sondas mediáticas com o famoso Boohoo Group, tendo lançado mais cedo um programa maciço após uma exposição das condições em Leicester, no Reino Unido.

TRADUZIDO POR
Helena OSORIO

Exibições: 58

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço