Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Boa tarde

Trabalhamos com malha em PT e tingimos depois da peça pronta, o fato é que após o tingimento está aparecendo furos nas costuras laterais e barra. Já trocamos agulhas e nada adiantou. Gostaria de saber se alguém conhece algum processo que seja viável para resolvermos este problema em nossa produção. Segue anexo imagem do que acontece.

Att

Alessandro

(35) 3529-2100

Exibições: 3480

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite Alessandro.

Você sabe se a malha foi preparada antes de costurar com  amaciante (próprio para facilitar a costura. Pode estar a acontecer de as agulhas fazerem pequenos buracos durante a costura e depois com o tingimento esses aumentem.

Olá Alessandro, normalmente qdo trabalhamos com malha PT, recomenda-se o uso de amaciantes a base de Polietileno. Este produto facilita a costura.

Boa noite Alessandro !  Possuo representação na área de corantes têxteis e atendo confecções de malhas em sc hà 20 anos , vou lhe passar o que considero interessante . Pelas fotos , percebe-se a ocorrência de esgarçamento de laçadas, o que pode ser sanado respeitando um conjunto de fatores . Verifique se já tens seguido algumas da diretrizes abaixo :

utilizar agulha ponta bola , talvez 9 ou 11 , depende do peso do artigo ;

usar  título de linha compatível com o peso do artigo ;

promover tensão mínima na linha/fio durante a costura ;

sempre que possível utilizar nos fechamentos , costuras interloque e rebatidas ;

consulte o fornecedor de linha/fio para obter uma tabela com os pontos adequados à cada caso, provavelmente no máximo de 4 pontos/cm ;

Na lavanderia , não utilizar cargas pequenas em máquinas grandes e regular o STOP AND GO , das máquinas durante o processo de tingimento ( pára mais tempo e gira menos ) ex : parada 15 seg , girando 7 seg e 20 RPM

Espero ter contribuído !

Abraço 

Ricardo Pires

47 8808 8144

OLÁ ALESSANDRO! JÁ TIVE ESTE PROBLEMA E PARTIMOS PARA INVESTIGAR

A CAUSA DA OCORRÊNCIA, IGUALZINHA A SUA, ESTAVA NO ACONDICIO-

NAMENTO DA MALHA NO ESTOQUE QUE APRESENTAVA BAIXA UMIDADE RE-

LATIVA NO AR QUE, POR SER O ALGODÃO HIGROSCÓPICO, ESTAVA PERDEN-

DO UMIDADE NO DEPÓSITO. USÁVAMOS AGULHAS PONTA BOLA, TENSÃO DE

LINHA E FIOS ADEQUADAS E NADA, SEMPRE APRESENTAVA OS FURINHOS 

APÓS O TINGIMENTO DAS CAMISAS POLO. QUANDO A AGULHA BATIA NO TE-

CIDOS AO INVÉS DE ABRIR O PONTO PARA INSERIR A LINHA O FIO, RESSECADO,

ROMPIA-SE. DÁ UMA OLHADA NISTO!

juliocesar_representextil@hotmail.com

(84)9996-7677(TIM) e (84)8722-8372(Oi) 

Prezados, Parabéns pela solidariedade em passar suas experiências.

Modestamente darei meus palpites com base em experiências passadas, nesta vida mesmo.

Numa das fotos ficou evidente o excesso de tensão na costura que devido ao encolhimento diferenciado da fibra do tecido e da fibra da linha, fica mais evidente o problema da tensão. Concordo com a verificação da agulha que os demais colegas afirmaram, além do número adequado ao tecido (verificado pelo título do fio do tecido que define o título da linha de costura e esta o número da agulha), adequar sem dúvida o tipo de ponta da agulha e principalmente a idade da agulha, que muitas vezes mesmo sem quebrar, depois de costurar muitos metros o corpo da agulha , fica ¨afiado¨pelo atrito e pode cortar fios, vale a pena verificar isso também.

Att Adelina/ABNT CB17

 

bom dia

Primeiro passo seria tirar o encolhimento  da malha .

Esta ai seu problema a linha esta esgaçando a malha  devido ao tecido ter ficado maior .

Pegue uns metros de malha e faça o encolhimento na lavanderia  e depois costure e mande tingir  onde ira confirmar o que estou falando.

Depois faríamos a malha PT com encolhimento Zero onde acaba os seus problemas.

Só que da para fazermos Tubular somente que tem que ser a TAMBLER SE NÃO DA O RESULTADO ESPERADO.

Te garanto que resolve 100% dos problemas , faça isso ficara exelente .

Fone 47 9197 0921.

EMAIL ptarter@gmail.com.br 

Alessandro,

Além de substituir as agulhas por agulhas mais finas e com o formato adequado da ponta (de forma a ferir menos o tecido), tentem utilizar linha mais fina e densidade maior de pontos por cm.  O que se pode observar pela foto é que a linha grossa aliada a grande quantidade de tecido abraçada por cada ponto parece aplicar uma tensão excessiva, esgarçando o tecido e causando os Furos.

O importante neste momento é que vocês realizem vários testes com Agulhas, Linha e Densidade distintas. 

Não reiniciem a produção sem que tenham certeza de que o problema está resolvido.  Isto pode causar um prejuízo ainda maior do que parar o processo para a realização dos testes.

Obrigado pelas dicas, vou analisar cada uma, desde ja agradeço muito pela colaboração.

Guilherme Sousa disse:

Boa noite Alessandro.

Você sabe se a malha foi preparada antes de costurar com  amaciante (próprio para facilitar a costura. Pode estar a acontecer de as agulhas fazerem pequenos buracos durante a costura e depois com o tingimento esses aumentem.

Obrigado pelas dicas, vou analisar cada uma, desde ja agradeço muito pela colaboração.

pedro luiz tarter disse:

bom dia

Primeiro passo seria tirar o encolhimento  da malha .

Esta ai seu problema a linha esta esgaçando a malha  devido ao tecido ter ficado maior .

Pegue uns metros de malha e faça o encolhimento na lavanderia  e depois costure e mande tingir  onde ira confirmar o que estou falando.

Depois faríamos a malha PT com encolhimento Zero onde acaba os seus problemas.

Só que da para fazermos Tubular somente que tem que ser a TAMBLER SE NÃO DA O RESULTADO ESPERADO.

Te garanto que resolve 100% dos problemas , faça isso ficara exelente .

Fone 47 9197 0921.

EMAIL ptarter@gmail.com.br 


Obrigado pelas dicas, vou analisar cada uma, desde ja agradeço muito pela colaboração.


Maria Adelina Pereira disse:

Prezados, Parabéns pela solidariedade em passar suas experiências.

Modestamente darei meus palpites com base em experiências passadas, nesta vida mesmo.

Numa das fotos ficou evidente o excesso de tensão na costura que devido ao encolhimento diferenciado da fibra do tecido e da fibra da linha, fica mais evidente o problema da tensão. Concordo com a verificação da agulha que os demais colegas afirmaram, além do número adequado ao tecido (verificado pelo título do fio do tecido que define o título da linha de costura e esta o número da agulha), adequar sem dúvida o tipo de ponta da agulha e principalmente a idade da agulha, que muitas vezes mesmo sem quebrar, depois de costurar muitos metros o corpo da agulha , fica ¨afiado¨pelo atrito e pode cortar fios, vale a pena verificar isso também.

Att Adelina/ABNT CB17

 

O problema de preparar com amaciante antes da costura é ter que lavar o tecido, dai a produção ficaria inviavel. Hoje ja compro a malha pronta para o tingimento, ja recebemos do fornecedor ja no ponto, mas vou questiona-los sobre este assunto.

Guilherme Sousa disse:

Boa noite Alessandro.

Você sabe se a malha foi preparada antes de costurar com  amaciante (próprio para facilitar a costura. Pode estar a acontecer de as agulhas fazerem pequenos buracos durante a costura e depois com o tingimento esses aumentem.

Responder à discussão

RSS

© 2020   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço