O Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), realizou, na última semana, uma maratona de atividades em diversas universidades parceiras dos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Entre os dias 12 e 14 de agosto, três instituições de ensino superior receberam palestras e aulas magnas comandadas por Manami Kawaguchi Torres, gestora de Relações Institucionais do movimento, com foco em moda responsável, inovação e no lançamento da 4ª edição do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores. “Dentro do movimento, nós acreditamos que a transformação do setor têxtil e da moda brasileira começa dentro das universidades, com os futuros profissionais entendendo a importância de unir criatividade, responsabilidade e a valorização de matérias-primas brasileiras, como o algodão”, afirma Manami.
UCS (Universidade de Caxias do Sul): Sustentabilidade e moda circular em pauta
Na noite de terça-feira (12), os estudantes de Design de Moda da Universidade de Caxias do Sul (UCS) participaram de um webinar em parceria com a Ecomaterioteca, projeto e empresa brasileira que atua como acervo de materiais responsáveis e consultoria para práticas mais sustentáveis na moda. A apresentação trouxe reflexões sobre sustentabilidade e moda circular, destacando a versatilidade do algodão em modelos de produção mais conscientes. Durante o encontro, Gabriela Schott, fundadora da Ecomaterioteca, apresentou os critérios de classificação utilizados pela empresa para catalogar tecidos e outros materiais, permitindo que os alunos compreendessem melhor como identificar e selecionar insumos responsáveis. “É muito bacana que os estudantes tenham contato com esse processo, porque além de conhecerem o algodão como uma fibra importante, passam também a acessar informações e tecidos que podem transformar sua forma de criar e projetar moda”, ressaltou Manami.
Tatiana Laschuk, professora de Moda e Têxtil na universidade, destaca a importância da parceria com o movimento, que viabiliza encontros valiosos entre a indústria e a academia. “A palestra que tivemos junto a Manami e a Gabriela foi de extrema importância para que os alunos pudessem ter um panorama sobre materiais responsáveis e conseguissem visualizar os mesmos em classificações apropriadas, criadas pela própria Ecomaterioteca. Também foi relevante para eles entender e desmistificar que esses materiais são acessíveis não apenas a grandes marcas, mas também a pequenas, e inclusive a estudantes de moda”, afirma.
“Nós procuramos conectar a indústria têxtil, a confecção, os estudantes e os consumidores finais. Somos a ponte entre quem produz e quem transforma, e estamos aqui para apoiar quem quer criar e desenvolver produtos e processos com menor impacto e mais propósito”, destaca Gabriela Schott.
FAAL (Faculdade de Administração e Artes de Limeira): Inspiração e incentivo aos novos criadores
Já na noite de quarta-feira (13), foi a vez do curso de Design de Moda da Faculdade de Administração e Artes de Limeira (FAAL) receber uma palestra voltada ao lançamento do 4º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, incentivando a participação dos alunos e apresentando cases de sucesso de edições anteriores, como Lucas Caslu, Guilherme Dutra, Rodrigo Evangelista, Dario Mitmann e Mateus Cardoso. O concurso está com as inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro de 2026.
Manami ressalta a importância dessa interação com estudantes de moda enquanto futuros profissionais do setor. “Quando mostramos que é possível explorar a versatilidade da fibra de forma inovadora e ainda aliar com responsabilidade socioambiental e consumo consciente, inspiramos uma nova geração de estilistas e criativos comprometidos com o futuro”.
“A palestra foi muito enriquecedora, porque estimula os alunos a pensarem na cadeia produtiva e em suas criações, com foco no algodão brasileiro. Quando você tem uma pessoa do movimento que vem até a faculdade conversar com os alunos, mostrar como funciona o Desafio com a Casa de Criadores, como eles podem participar e como foram as edições anteriores, demonstra a eles a importância de entrar no mercado de trabalho, de iniciar uma carreira, da matéria-prima, da criação e do envolvimento também”, enfatiza William Fernandes, docente do curso de Design de Moda da FAAL.
UNISO (Universidade de Sorocaba): Palestra inaugural de parceria
Para encerrar a semana, no dia 14 a Universidade de Sorocaba (UNISO) celebrou o início da parceria com o Sou de Algodão com uma palestra inaugural, também com foco no 4º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores. A instituição passa a integrar a rede de universidades parceiras do movimento, ampliando assim, o alcance de ações educativas e de conscientização sobre o algodão brasileiro.
Aymê Okasaki, docente do curso de Design de Moda na UNISO, destacou a importância da nova parceria com o movimento, já que o algodão está presente em muitos projetos dos estudantes. “É muito bacana termos essas conexões proporcionadas pelo Sou de Algodão, porque a inovação e a criação responsável são fundamentais aqui no curso. Nossos alunos também estavam bem ansiosos para saber mais sobre o 4º Desafio, então foi muito importante ter a Manami falando com a turma e os incentivando a participarem”, finaliza.
“Cada nova parceria reforça nossa missão em compartilhar conhecimento e estimular escolhas conscientes no setor têxtil, da sala de aula à passarela. Nosso objetivo é inspirar os futuros profissionais da moda a pensar de forma crítica e responsável sobre toda a cadeia produtiva”, reitera Manami. “Quando o aluno entende de onde vem a matéria-prima, como ela é cultivada e quais impactos gera, ele passa a criar não apenas com estética, mas também com propósito. É assim que acreditamos que o setor evolui: unindo criatividade e consciência”.
Abrace este movimento:
Site: www.soudealgodao.com.br
Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, Pinterest: @soudealgodao
TikTok: @soudealgodao_