Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
A empresa especialista em cor anunciou o lançamento, à escala industrial, da primeira solução produzida com os seus pigmentos sem corantes em parceria com a empresa portuguesa.
A solução, refere a Sparxell, é a primeira de pigmentos à base de plantas e biodegradável disponível comercialmente, eliminando corantes tóxicos, plásticos sintéticos e metais e minerais, ao mesmo tempo que assegura uma performance superior.
A tinta usa os mesmos princípios estruturais de cor encontrados na natureza, como as asas de borboleta Morpho, utilizando celulose de base vegetal a microescala para criar cores através da manipulação da luz em vez de fórmulas químicas.
«O lançamento desta tinta têxtil transforma como as marcas podem aceder à nossa tecnologia vanguardista. Durante demasiado tempo, a indústria têxtil não teve escolha a não ser aceitar que cores vibrantes significavam danos ambientais. A tecnologia inspirada na biologia da Sparxell deita por terra essa assunção, entregando resultados excecionais a partir de celulose de base vegetal», explica Benjamin Droguet, fundador e CEO da empresa. «Este é apenas o início – a nossa visão é tornar a tecnologia de cor de base bio o novo padrão na moda, provando que a alta performance e o trabalho em harmonia com a natureza estão perfeitamente alinhados», acrescenta.
Lançada na cor azul com acabamento mate ou brilhante, a tinta, segundo a empresa fundada por Benjamin Droguet e Silvia Vignoli, investigadores da Universidade de Cambridge, representa um marco significativo no acesso à inovação em cor sustentável na indústria da moda, podendo ser usada tanto por designers emergentes como marcas ou casas de moda.
As ordens de encomenda com a tinta serão processadas através da Positive Materials, estando previsto o lançamento nos mercados europeus de uma camisola em algodão completamente estampada com a tecnologia da Sparxell em setembro. A paleta de cores também deverá ser alargada ao longo deste ano, com a empresa a apontar para variações de cor ilimitadas.
A parceria com a Positive Materials permite a validação e o escalar da solução da Sparxell, ao integrá-la na sua atual infraestrutura de produção, ao mesmo tempo que fornece o conhecimento e a capacidade operacional necessária para passar de protótipos à produção efetiva.
«A nossa colaboração com a Sparxell representa exatamente o tipo de inovação que a indústria necessita, alinhando-se perfeitamente com a nossa missão de criar têxteis com baixo impacto que não comprometem a performance», destaca Elsa Parente, co-CEO e CTO da Positive Materials. «Em vez de exigir projetos de desenvolvimento à medida, os designers de moda e as equipas de compras podem agora encomendar as opções de coloração mais sustentáveis que existem de forma tão fácil como as alternativas convencionais, mas com o benefício adicional de conter pigmentos 100% biodegradáveis sem químicos tóxicos», conclui.
https://portugaltextil.com/sparxell-e-positive-materials-colocam-no...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por