Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O apelo para uma estética mais relaxada chegou na moda para ficar. Depois da invasão do chamado “Normcore”, desde 2015, o conceito fashion “Sportscore” vem sendo usado para descrever a crescente popularização do uso de roupas esportivas fora da academia.

Por isso, é importante analisar como essa tendência se parece, o que o consumidor deseja com ela e como esse mercado está evoluindo!

Sportscore é estilo com inspiração no sportswear

Sportcore-evolucao-do normcore

Mas no quê, de fato, o Sportscore consiste? Simplesmente em incorporar elementos de visual esportivo para criar uma postura casual. Combine peças-chave de linha esportiva, uma atitude irreverente e voilá! O look está completo.

Bermudas com saltos, sandálias com meias, camisetas extralargas estampadas, mas tendo sempre em conta uma premissa: quanto menos arrumadinha e mais despreocupada for a aparência, melhor.

O figurino do programa de TV americano Seinfeld empresta uma boa referência sobre este estilo de se vestir, especialmente ao se analisar o personagem principal Jerry Seinfeld.

sportswear-na-moda-sportscore

                                                            Imagem: Divulgação

O estilo com inspiração no sportswear busca ser uma fusão entre estética e funcionalidade, em uma época em que é preciso se mover mais rápido do que nunca (e não apenas na esteira da academia).

A ideia é questionar limites sobre a preocupação com as últimas tendências da moda, impondo o conceito de “eu sou muito legal para me preocupar com isso” sobre as outras fórmulas fashionistas. Logo, é fácil entender porque o Sportscore tem ganho espaço nos armários de celebridades rebeldes como Justin Bieber, Kim Kardashian, Kanye West e Rihanna.

Ciente disso, marcas como Yeezy, Alexander Wang e Vetements já vêm há muito introduzindo representações desta corrente em suas próprias coleções, ressignificando o básico em luxo e extravagância e invadindo as semanas de moda.

linha-esportiva-na-moda-anos-noventa

Vale dizer que o Sportcore está sendo marcado ainda por atualizações nostálgicas, fundindo o tema casual com o retorno do uso de logotipos esportivos old-school, além da reformulação de silhuetas e lavagens clássicas de denim jeans.

A exemplo, grandes varejistas norte-americanos como a Urban Outfitters e Forever 21 estão apostando forte no Sportcore, com relançamentos de marcas como Tommy Hilfiger, Guess e Adidas Originals. A maior parte das coleções cápsula incluem jeans retrô, camisetas, jaquetas, shorts e blusões do tipo pulôver.

tendencia-sportwear

É importante notar que essa tendência emergente segue bem alinhada na direção do crescimento das roupas de gênero neutro, com as gerações mais jovens sendo as mais aptas a abraçar essas mudanças no mercado.

Quer apostar neste fenômeno? Consulte nossos fornecedores e conheça melhor as nossas bases para injetar de vez o conceito Sportcore na sua próxima coleção!

Via WGSN e Vogue México
Imagens: Reprodução WGSN

http://lunelli.com.br/blog/sportcore-a-evolucao-do-normcore/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 288

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço