Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Surrealismo - Aposte em detalhes de tendência vanguardista

O Surrealismo invade o cotidiano, trazendo dimensões, ilusões e cores vanguardistas para mudar a perspectiva do comum.

clothing apparel furniture person human
Foto: Divulgação / Le Bain

Surrealismo se baseia no subconsciente e na mente irracional, brincando com dimensões exageradas e certa ludicidade e grandes artistas utilizaram de elementos característicos desse movimento para ilustrar suas complexidades. O espanhol Salvador Dalí se debruçou sobre os ideais do movimento ao desenvolver suas obras, que desencadearam sua grande parceria com a estilista Elsa Schiaparelli, responsável por unir o universo da arte e da alta costura com maestria através do surrealismo e dos formatos orgânicos.

Após um período difícil mundialmente, todos estão com seus sentimentos à flor da pele e prontos para se aventurarem no universo dos sonhos, fugindo da realidade e brincando com aspectos mágicos e fantásticos. Por esta questão, a moda atual está caminhando ao lado de designs surrealistas, proporcionando experiências novas e repletas de estímulos visuais após anos de tendências sóbrias e de cortes retos. Esta inspiração na vanguarda veio no momento perfeito, onde todos buscam pela fuga da realidade e pela imersão no universo lisérgico.

Foto: Divulgação / Le Bain

Para explicar mais sobre os aspectos surrealistas na moda, convidamos a estilista Paola Serra, dona da Le Bain Couture, marca de "swimwear" de alta costura, para enumerar as principais características inspiradas na fuga da realidade. Confira:

Babados

Os babados proporcionam movimento e volume à produção, garantindo brincadeiras implícitas e estímulos visuais. Dependendo de onde são inseridos, ainda podem representar ilusões ópticas e detalhes surpreendentes na peça.

" /">clothing apparel lingerie underwear
" /">clothing apparel person human robe fashion
" /">dance pose leisure activities clothing apparel person evening dress fashion gown robe female
" /">person human dance pose leisure activities dance clothing evening dress fashion gown robe
" /">clothing apparel person human fashion robe
" /">clothing apparel evening dress robe fashion gown person human
Foto: Divulgação / Le Bain

Fluidez

Grande representação feminina e surrealista, a fluidez trabalha através de formas orgânicas e leves, proporcionando um design abstrato, inconstante e sensual, afinal, o movimento dos tecidos garante um aspecto de um sonho fantástico e surreal.

Mix n’ match de cores

O momento vigente pede por uma cartela de cor mais vibrante e diversificada, a fim de trazer toques de vivacidade e alegria no dia a dia. As vestimentas inspiradas no surrealismo – assim como o próprio movimento – brincam com diferentes tons, proporcionando certa ludicidade e realidade fantasiosa.

" /">clothing apparel person human underwear lingerie
" /">dance pose leisure activities dance person human
" /">clothing apparel person human
" /">clothing apparel evening dress fashion gown robe
" /">sleeve clothing apparel long sleeve person human dance pose leisure activities
" /">dress clothing apparel female person woman evening dress fashion robe gown
Foto: Divulgação / Le Bain

Handmade

O surrealismo trabalha com texturas e nervuras. Por isso, nada mais essencial do que peças desenvolvidas com detalhes handmade, apostando em acabamentos únicos, itens desenvolvidos à mão por horas e repletos de traços curvilíneos e femininos.

Decotes

Decotes e recortes podem ser uma ótima maneira de brincar com o corpo feminino e como ele se apresenta. É uma forma de trazer dinamismo e sensualidade à peça, podendo inclusive representar um ato de aceitação com as curvas e texturas do corpo.

por Danielle Moreira

https://www.revistalofficiel.com.br/moda/surrealismo-aposte-em-deta...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 33

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço