Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Sustentabilidade na indústria têxtil é pauta em palestra do XP Dive Univali


A pauta de sustentabilidade tem sido inserida em muitas áreas de estudo nos dias atuais, isso porque esse tema começou a ser relevante para muitas pessoas que antes não tinham qualquer conhecimento do assunto. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 82% dos brasileiros consideram a sustentabilidade um tema importante. Dito isso, é possível ainda relacionar esse assunto com a perspectiva da moda, ponto de vista trazido pela professora e jornalista de moda, Renata Pitombo, durante uma palestra na Universidade do Vale do Itajaí.

O evento “XP Dive: Um Mergulho na Indústria Criativa” abordou temas como moda e intervenções sociais voltados à sustentabilidade. Consumo consciente e responsabilidade social foram pautas em destaque durante as falas da jornalista. Renata destacou a importância de adotar a reciclagem nos processos produtivos das mercadorias, bem como uma extração de materiais de maneira mais responsável. Com a finalidade desse processo ser o menos prejudicial possível para a natureza. 

Outra questão pontuada por Renata foi o fato do Deserto do Atacama, no Chile, ter se transformado em um depósito de roupas de grife. Hoje a região acumula uma infinidade de roupas, bolsas e sapatos fabricados em outros países, que são descartados naquela área. O portal de notícias GZH revelou que pelo menos 39 mil toneladas de roupas acabam virando “lixo” no Deserto do Atacama. Sendo a maioria das peças fabricadas na China ou em Bangladesh, e descartadas por serem de qualidade inferior ou de temporadas anteriores da cadeia de fast fashion. 

Sustentabilidade na moda

A falta de preocupação da indústria da moda em combater esses problemas também foi um argumento trazido pela palestrante. A professora e jornalista afirmou que falta uma responsabilidade social por parte das grandes empresas, e citou algumas iniciativas que poderiam ser adotadas. Mas também, destacou que é preciso trabalhar muito em direção à uma moda mais sustentável, já que a indústria têxtil é a segunda mais poluente do planeta, como revelado em um levantamento da Global Fashion Agenda. 

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), mostrou que só no Brasil, anualmente são produzidas mais de 170 mil toneladas de roupas, e apenas 20% dessa quantidade é reciclada. Os outros 80% são descartados em aterros ou incinerados. Além disso, a pesquisa também revelou que o cultivo do algodão no Brasil ocupa o quarto lugar na cultura que mais consome agrotóxicos, em média são 28 litros por hectare. O que reforça a fala de Renata, sobre a falta de responsabilidade social por parte das empresas e a despreocupação de toda uma indústria têxtil.

Você conhece o XP Dive?

A Universidade do Vale do Itajaí proporcionou uma oportunidade de conexão entre alunos e profissionais da área de comunicação, visando o crescimento e debate sobre a Indústria Criativa. Para que pudessem compartilhar esse momento, a Univali trouxe especialistas de diferentes áreas, desde produção audiovisual à moda sustentável.

No dia 22/03 foi o momento de discutir sobre “Conexões Criativas e Solidárias”, com Renata Pitombo, Isabella Brazil, Ester Carro e Paulo Nunes. Durante a conversa, assuntos como o consumo consciente, a moda como propulsora de equidade e respeito ao meio ambiente foram protagonistas da noite.

Exibições: 36

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço