Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Sustentabilidade: O que as marcas estão priorizando em 2021, segundo o Business of Fashion

Sustentabilidade e consumo consciente ​​são os propósitos atuais à medida que a indústria aprende mais sobre seu impacto no planeta.
O Business of Fashion analisa as questões que provavelmente ocuparão os holofotes em 2021.

Os últimos 12 meses remodelaram radicalmente a indústria da moda, mas a sustentabilidade continua sendo um dos temas e desafios do setor.

Embora a pandemia seja uma crise contínua e imediata, as marcas estão dobrando os compromissos para reduzir as emissões no planeta, manter as roupas em um ciclo virtuoso de reciclagem e combater os abusos dos direitos humanos na cadeia de suprimentos em uma tentativa de mitigar o risco de que o próximo desastre aconteça à indústria.

“A indústria não é resiliente à crise e isso é preocupante”, diz Morten Lehmann, diretor de sustentabilidade da Global Fashion Agenda, um grupo de defesa da indústria. Mas há uma compreensão crescente de que a indústria precisa mudar se as marcas quiserem se alinhar com as metas climáticas globais e aumentar o interesse do consumidor por modelos socialmente responsáveis.

“Vemos uma polarização de marcas, em que alguns veem a sustentabilidade como uma forma de se tornar mais resiliente”, acrescentou Lehmann.

Certamente não faltam desafios para escolher, mas uma série de questões-chave estão entrando em foco este ano, conforme as marcas reagem às mudanças sociais, econômicas e tecnológicas dos últimos 12 meses.


Dimensionamento da Circularidade

As empresas têm falado sobre maneiras de minimizar o desperdício, manter as roupas em circulação por mais tempo e ampliar as tecnologias de reciclagem por anos, mas 2021 parece destinado a ser um momento crucial para o movimento da moda circular.

A pandemia serviu para destacar o enorme problema de superprodução da moda e aumentou a pressão dentro das marcas para encontrar formas econômicas de gerenciar o excesso de estoque. Isso impulsionou o crescimento do mercado de revenda, despertando o interesse de grifes de luxo, prevenindo marcas de segunda mão afetarem seu valor.

No ano passado, a Gucci fez parceria com a The RealReal e LVMH sinalizou em dezembro que está procurando maneiras de integrar a revenda em seus negócios.

Em outros lugares, marcas como Cos e Levi’s lançaram suas próprias ofertas de revenda, e as plataformas de segunda mão Poshmark e ThredUp estão se preparando para abrir o capital.
Embora o mercado de roupas de segunda mão ainda seja relativamente pequeno, está crescendo rapidamente, com vendas esperadas para dobrar de $ 28 bilhões em 2019 para $ 64 bilhões em 2024, de acordo com estimativas da GlobalData citadas em um relatório de 2020 da ThredUp.

Esses números tornam-se atraentes para executivos que procuram maneiras de aumentar suas credenciais de sustentabilidade e seus resultados financeiros.

O potencial para modelos mais circulares deve ter um impulso adicional em 2021, conforme as tecnologias de reciclagem, que estiveram anos em desenvolvimento, finalmente começarem a crescer.

“O [próximo] ponto-chave será escalar as tecnologias agora, porque muitas delas acabaram de atingir a escala piloto”, disse Laura Balmond, gerente de programa da iniciativa Make Fashion Circular da Ellen MacArthur Foundation.

Por exemplo, nos próximos 12 meses, um dos fornecedores do Grupo H&M está testando uma máquina que pode reciclar algodão e poliéster misturados em uma configuração de fábrica pela primeira vez, com a gigante da moda comprometida em apoiar a implementação mais ampla da tecnologia. Enquanto isso, a empresa de reciclagem têxtil Renewcell listou suas ações no mercado sueco em novembro, com planos de aumentar a capacidade de produção quase cinco vezes até 2026.

Para ter certeza, os volumes ainda permanecem fracionários dentro do contexto dos avanços têxteis globais e a construção do progresso no próximo ano exigirá um compromisso de longo prazo e ampla colaboração da indústria.

“A circularidade é uma ideia muito maior do que apenas uma tecnologia ou uma mudança no modelo de negócios”, disse Balmond. “É realmente olhar para todo o sistema dentro do qual as roupas são oferecidas e como são feitas.”

A próxima grande novidade: biodiversidade

As marcas de moda, com o objetivo de elevar o nível de sustentabilidade, estão cada vez mais olhando além de iniciativas que simplesmente reduzem os danos. Com isso, o foco aumentou em um dos pontos mais complexos da indústria: o efeito sobre a biodiversidade.

É um tópico relativamente emergente no setor da moda, refletindo uma consciência mais ampla e crescente do impacto devastador que as mudanças climáticas e as práticas agrícolas industriais tiveram no mundo.
Por exemplo, um relatório recente do World Wildlife Fund descobriu que o tamanho das populações de animais diminuiu 68% desde 1970, como resultado de distúrbios ecológicos que afetaram cerca de três quartos das terras sem gelo do planeta. As práticas agrícolas ligadas às principais matérias-primas da moda são um grande contribuidor.

A questão deve ganhar mais atenção no próximo ano como um componente central do The Fashion Pact, uma coalizão de alto nível reunida pelo presidente-executivo da Kering, François-Henri Pinault, a pedido do presidente francês Emmanuel Macron em 2019.

Como parte de um conjunto mais amplo de metas destinadas a lidar com os maiores riscos ambientais e pontos de pressão da moda, os signatários se comprometeram a desenvolver projetos de biodiversidade até o final do ano passado. Nos próximos meses, as empresas devem definir metas mais claras para desenvolver soluções com base em suas descobertas.

“Estamos tão desequilibrados com a natureza neste momento. E, portanto, não podemos esperar que ela se recupere por conta própria ”, disse Claire Bergkamp, ​​chefe de operações da Textile Exchange, uma organização sem fins lucrativos que visa melhorar o padrão ambiental da produção de matérias-primas. Por outro lado, compreender e abordar a biodiversidade pode ser fundamental para enfrentar a crise climática.

“A forma como gerenciamos nossos processos agrícolas vai ditar se podemos ou não atingir a meta de redução de 45% das emissões de gases de efeito estufa até 2030”, disse Bergkamp, ​​referindo-se às metas globais de reduzir as emissões a um nível que evite alterações climáticas catastróficas.

Justiça social

O clima dominou o discurso da moda sobre a sustentabilidade nos últimos anos, mas o desdobramento cultural e a devastação econômica causada pela pandemia mudaram o foco de volta para os desafios sociais de longa data.

De Leicester a Dhaka a Xinjiang, relatos de violações dos direitos trabalhistas na indústria têxtil e de vestuário chamaram a atenção de consumidores, investidores e legisladores. Os relatórios não serviram simplesmente como alimento para escândalos de relações públicas, eles também aumentaram o escrutínio regulatório, atingiram os preços das ações e fizeram os investidores correrem.

A crise aumentou o perfil das chamadas ativistas de direitos humanos e defensores do trabalho para resolver problemas de longa data na cadeia de suprimentos da moda, exigindo mudanças mais sistêmicas para garantir que os trabalhadores recebam salários dignos e condições de trabalho decentes.

Mas a pressão para mudar não vem apenas de grupos de direitos trabalhistas. Alegações de abusos generalizados de direitos humanos na região autônoma de Xinjiang na China, onde um quinto do algodão mundial é produzido, deixaram a indústria exposta a intenso escrutínio regulatório em ambos os lados do Atlântico. Os Estados Unidos disseram que impedirão a entrada de todos os produtos de algodão e tomates importados da região.

É um desafio para a indústria da moda, que tem pouca visibilidade da origem das matérias-primas em sua cadeia de suprimentos, mas está aumentando a pressão para que as marcas otimizem o sistema.

“Para uma grande porcentagem da indústria, a falta de rastreabilidade e a falta de parcerias de longo prazo com os fabricantes, e a vulnerabilidade de muitos países manufatureiros com suas estruturas institucionais fracas, realmente veio à frente para 2021, ” disse Lehmann da GFA.

O próximo ano traz novos desafios que ameaçam o negócio fundamental da moda, mas também apresenta uma oportunidade para melhorar práticas que não avançaram significativamente durante anos.

“Não podemos voltar aos negócios normalmente”, disse Amina Razvi, diretora executiva da Sustainable Apparel Coalition. “Esse seria o pior resultado.”

https://abest.com.br/noticias/abest/sustentabilidade-o-que-as-marca...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 76

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço