Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Problema apontado pela companhia é uma dívida de R$ 625 milhões de outra empresa que pertence a três dos quatro proprietários da indústria têxtil


A empresa Têxtil Canatiba, de Santa Bárbara d’Oeste, entrou com um pedido de recuperação judicial na última semana na 2ª Vara Cível do município. O documento, que já está concluso para decisão do juiz, aponta que a companhia precisa da recuperação por conta de cerca de R$ 625 milhões de dívidas de uma outra empresa – pertencente a três dos quatro proprietários da Canatiba – que estão sendo cobrados da têxtil barbarense. A situação, segundo o pedido, causa prejuízos.

No documento, os advogados da Canatiba traçam o histórico da empresa em Santa Bárbara d’Oeste, e apontam que atualmente existem 2.338 funcionários diretos, e mais certa de 300 trabalhadores indiretos que dependem da companhia. Os representantes escrevem que a empresa sempre honrou seus compromissos com fornecedores e trabalhadores, e destacam que o pedido de recuperação judicial não é resultante da crise econômica e nem tem relação com os negócios da própria Canatiba.

Foto: Arquivo / O LiberalAdvogados afirmam que as operações da empresa passaram a sofrer exposição e risco eminente de perda

Os advogados afirmam que as operações da empresa “passaram a sofrer forte exposição e risco iminente de perda na sua capacidade de pagamentos e sérias dificuldades perante fornecedores e clientes”. A razão, segundo o pedido, são cobranças judiciais de diversas instituições financeiras e por alguns fornecedores, consideradas abruptas e indevidas.

As dívidas, segundo apontamento do documento, são da Tauá Biodiesel Ltda., empresa pertencente a três dos quatro donos da Canatiba. As cobranças são classificadas pelos advogados “como meio de forte pressão” na tentativa de obter os pagamentos “mesmo sabendo que os recursos fornecidos por tais instituições/credores não foram destinados às operações da Canatiba, e sim de empresa terceira”.

Segundo o pedido, as cobranças levaram a Canatiba a uma situação “insustentável”, atrapalhando a geração de recursos, já que a instabilidade gerada por essa situação, está diminuindo o volume de pedidos nas fábricas, e provocando nos fornecedores falta de confiança na empresa barbarense. As cobranças, de acordo com o documento, diminuem o fluxo de caixa da têxtil e prejudicam a credibilidade da companhia.

Diante deste cenário, os advogados pedem que a Justiça determine o processamento do pedido de recuperação judicial, nomeando administrador judicial e notificando os credores, para em seguida apresentar plano de recuperação. O documento ainda pede que sejam suspensas todas as ações e execuções contra a Canatiba.

A reportagem do LIBERAL tentou contato com sócios das empresas e também com os advogados da Canatiba, mas as ligações não foram retornadas.

http://liberal.com.br/cidades/s-barbara/textil-canatiba-pede-recupe...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 1963

Responder esta

Respostas a este tópico

OMG
FIM DOS TEMPOS

Tristes sinais dos tempos. Mais uma grande e importante indústria têxtil em dificuldades. Espero que essa situação se resolva logo, senão será mais uma empresa fechando suas portas e outra leva de mão de obra na rua.

É realmente o retrato da ilusão que passamos nos anos de governos do PT de Lula e Dilma, voltaremos a ser essencialmente um país agrário, e de desempregados, pois o campo hoje é totalmente mecanizado, neste quesito somo 1ºmundo. Esta situação é um sinal muito ruim, e a gente que trabalha na área têxtil a anos, pelo ouvimos de buxixo vem mais por aí. Nossa região está sofrendo demais. Abre o olho povo brasileiro.....

  Atualmente existem 2.338 funcionários diretos, e mais certa de 300 trabalhadores indiretos que dependem da companhia. 

  As dívidas, segundo apontamento do documento, são da Tauá Biodiesel Ltda., empresa pertencente a três dos quatro donos da Canatiba.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço